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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 614

Comunicação coordenada


614

A MÚSICA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE: PROJETO DE EXTENSÃO "CUIDANDO COM CANTO"

Autores:
Gilsirene Scantelbury de Almeida (ESCOLA DE ENFERMAGEM DE MANAUS -UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Antônio Marcos Silva da Gama (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Sarah Regina Aloíse (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Patrícia Silva da Silva (Thaíza Nascimento da Costa) ; Arlete Ortz Tury (Thaíza Nascimento da Costa)

Resumo:
INTRODUÇÃO: Musicoterapia consiste no tratamento das pessoas através da música, dos sons, instrumentos musicais e até mesmo do silencio ou dos ruídos(1). A musicoterapia é recente como ciência, porém, é utilizada desde a antiguidade de diversas maneiras como medida preventiva, paliativa e, às vezes, até como terapêutica, como é o caso da depressão e de alguns distúrbios neurodegenerativos. A terapia pode ser ativa, quando o próprio paciente utiliza algum instrumento; ou passiva, quando o terapeuta utiliza-se da música para realizar o tratamento. O estresse, processo geral pelo qual o indivíduo percebe e responde a eventos ameaçadores ou desafiadores, está inserido em nosso cotidiano e pode vir de várias direções. O estresse crônico influencia a vulnerabilidade da pessoa à doenças, afetando a qualidade de vida (2). Quando se pensa no profissional, existem vários fatores que podem ser causadores de estresse, dentre eles: o ambiente de trabalho, a carga horária excessiva, a sobrecarga de papéis, que acabam por afetar os relacionamentos interpessoais, o rendimento no próprio ambiente de trabalho e, consequentemente sua vida pessoal (3). Estendendo este pensamento aos acadêmicos de graduação, observamos que todos esses fatores causadores de estresse estão presentes no seu cotidiano. Isto porque os acadêmicos já são, muitas vezes, profissionais inseridos no mercado de trabalho, tendo preocupação constante com o tempo restrito para se dedicar aos estudos. Este projeto visou mostrar os benefícios que a musicoterapia proporciona para os acadêmicos, e como podemos melhorar a qualidade de vida prevenindo, auxiliando ou minimizando o estresse.OBJETIVO: desenvolver habilidades musicais com acadêmicos do curso de enfermagem como ferramenta de terapia no cuidado com pessoas e, contribuir com a comunidade acadêmica usando a música como instrumento de arte que envolve os acadêmicos para reflexão de seus conceitos, princípios e valores. METODOLOGICA: Este projeto nasceu a partir de uma consulta à comunidade acadêmica da Escola de Enfermagem de Manaus na ocasião da acolhida aos calouros quanto a habilidades desenvolvidas na vida secular e, para surpresa, muitos acadêmicos desenvolviam a arte da música através de canto e/ou tocavam instrumentos musicais.Neste contexto e, por atuar em pediatria com cuidados de enfermagem usando a música como instrumento de terapia e conforto aos pequenos pacientes, nasceu à inquietação em criar um grupo que trabalhasse a música como instrumento de cuidar. Primeiramente fez-se necessário conhecer o grupo e ajustá-lo a um perfil musical e iniciaríamos o projeto partindo do tema de vida dos próprios acadêmicos do curso de Enfermagem a fim de no futuro desenvolver terapia com música em um grupo social da comunidade como crianças, adolescentes, jovens, adultos ou idosos. Convidamos um professor do curso de Música para participar do projeto para que pudéssemos ter apoio técnico para execução da proposta. Planejamos atividades de educação em saúde com orientações sobre a música como instrumento de reflexão para a manutenção do bem estar e qualidade de vida dos acadêmicos. Essas atividades educativas foram realizadas, pelo professor de música bem como acadêmicos do curso de arte e música e acadêmicos de enfermagem, foi realizado o levantamento das habilidades musicais do grupo, e preparação das atividades de educação em saúde incluindo recurso visual (escolha das letras das músicas, partituras e arranjos para os instrumentistas), utilizando recursos da voz, instrumentos de corda violão, violino e teclado bem como recursos audiovisuais e estratégias de ensino que garantiram uma adequada compreensão sobre a proposta do projeto. Além disso, foi oferecida para cada participante a opção de ser avaliado seu tipo de voz (soprano,contralto,baixo ou tenor) e do conhecimento básico de teoria musical. Após cada atividade, foram realizadas reuniões com os discentes para discussão dos resultados e avaliação das práticas, com o objetivo de identificar problemas e dificuldades para melhoramento e adequação da metodologia para que os resultados fossem alcançados. As atividades de educação em saúde foram expositivas e participativas, com abertura para participação do grupo do coral jovem constituído por acadêmicos de enfermagem, nesse momento os comunitários compartilharam suas habilidades musicais. RESULTADOS: Foram realizadas 6 apresentações musicais no auditório da universidade com um público de 180 pessoas da comunidade acadêmica e 4 apresentações externas sendo 3 no Espaço de Convivência na ocasião da atividade Recanto Cultural com apoio da Orquestra e 1 apresentação na Liga acadêmica de geriatria e gerontologia do Amazonas.CONCLUSÃO: Acreditamos que este projeto contribuiu para a comunidade acadêmica usando a música como instrumento de arte que envolve o indivíduo em sua essência e o faz refletir em seus conceitos, princípios e valores, bem como atingimos a comunidade ao apresentarmos as músicas ao público que refletiu e retribuíram com palavras, gestos e atitudes. O projeto visou ainda o papel da música na educação, não apenas como experiência estética, mas também como facilitadora do processo de ensino e aprendizagem, como instrumento para deixar a escola mais alegre e receptiva. Portanto, cremos que o objetivo do projeto foi alcançado que é cuidar com o canto.CONTRIBUIÇÕES / IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Atrevo-me a transcrever o relato de uma das acadêmicas participante do projeto como contribuição para a enfermagem "A participação no projeto CUIDANDO COM CANTO proporcionou-me alegria e bem-estar. Os encontros semanais com o grupo permitem uma integração entre docentes e discentes de diferentes períodos, convivência esta benéfica ao longo da Graduação. Tendo em vista que o projeto constitui-se de um coral, estimulou o trabalho em equipe, autoconfiança, determinação individual e coletiva e superação de medos- como apresentar-se em público-, aumentando, assim, sentimentos autoestima e autoconfiança. Ademais, transmitiu sensações de conforto, relaxamento e melhora respiratória.O projeto proporcionou bem-estar físico e mental, representando uma importante atividade dentro do cenário acadêmico". Descritores: Musicoterapia; Metodologia Ativa; Enfermagem. Eixo 1 - Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem REFERÊNCIAS: 1. BRUSCIA, K. E. Definindo Musicoterapia. 2.ed. Rio de Janeiro: Enelivros, 2000. 2.STRAUB, R. O. Psicologia da Saúde. Porto Alegre: Artmed, 2005. 3.LIPP, M. E. N. Stress: conceitos básicos. In: LIPP, M (Org.). Brasil:saúde, ocupações e grupos de risco. Campinas: Papirus, 1996. MARRAS, J. P. Gestão de ... São Paulo: Saraiva, 2011.