Roda de Conversa
35 | O SEMINÁRIO COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Ana Carolina Macri Gaspar (UNEMAT- Universidade do Estado de Mato Grosso) ; Daniely de Souza Santos (UNEMAT- Universidade do Estado de Mato Grosso) ; Claudia Alves de Souza Lima (UNEMAT- Universidade do Estado de Mato Grosso) ; Daniela do Carmo Oliveira (UNEMAT- Universidade do Estado de Mato Grosso) ; Priscila Aguiar Mendes (UNEMAT- Universidade do Estado de Mato Grosso) |
Resumo: INTRODUÇÃO: A utilização de recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem possibilita o desenvolvimento de habilidades e competências na formação do enfermeiro. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem em um seminário sobre o programa nacional de controle do tabagismo. MÉTODO: Estudo descritivo, na modalidade de relato de experiência de acadêmicas de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso campus Tangará da Serra-MT, ao desenvolver um seminário vinculado à disciplina de Saúde do Adulto, no contexto da sala de aula. A atividade teve duração de duas horas e contou com a participação dos demais discentes da disciplina. RESULTADOS: Inicialmente as acadêmicas realizaram uma busca bibliográfica em manuais nacionais sobre a temática para compreensão do conteúdo e construção de material audiovisual. Posteriormente foi realizada uma visita a uma unidade básica de saúde do município que desenvolve o programa, para conhecer como o mesmo é desenvolvido na comunidade. Nesta visita foi feita uma entrevista com o enfermeiro da unidade e observação de atividades aplicadas ao grupo de pacientes participantes do programa. Finalmente foi realizada a apresentação oral, seminário em sala de aula, para socialização do relato da visita realizada e discussão da temática, promovendo um diálogo enriquecedor. Ao final, foram distribuídos folhetos explicativos. CONCLUSÃO: O programa de controle do tabagismo é uma estratégia de promoção de saúde da população, porém há desafios para sua efetivação nas unidades básicas de saúde. Para as acadêmicas, a experiência proporcionou adquirir novos conhecimentos, refletir sobre a formação profissional e a atuação do enfermeiro na atenção básica. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: É importante a efetivação de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem. O seminário enquanto recurso didático é uma proposta que visa a participação ativa dos envolvidos, centrados na realidade em que estão inseridos. |