Roda de Conversa
574 | O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM SALA DE ESPERA | Autores: Maria Denise Mesadri Giorgi (UNIVALI SC) ; Gabriela do Amaral Dal Forno (UNIVALI SC) ; Carla Regina Reis (UNIVALI SC) ; Maria Isabel Ozuna dos Santos (UNIVALI SC) ; Thiane Cristina Wosniak (UNIVALI SC) |
Resumo: INTRODUÇÃO: O Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Enfermagem da UNIVALI- SC, possibilita a utilização de várias metodologias, para que desta forma, o acadêmico se aproprie de saberes e construa seu aprendizado de forma ecoformativa, inter e transdisciplinarmente. Durante suas atividades, ele é estimulado a atuar com competência, baseando-se num planejamento em saúde para atuar em diversos cenários de prática. Nesta disciplina, dentre as várias atividades desenvolvidas, um grupo de acadêmicas , através da observação participante, percebeu um transtorno da população perante mudanças no acolhimento, gerando um alto fluxo de usuários na sala de espera, em uma Unidade Básica de Saúde- UBS de Itajaí - SC. Este fato ocorreu durante os meses de março a junho de 2016. Levantou-se a necessidade de realizar uma educação em saúde sobre o acolhimento. OBJETIVO: Sensibilizar a população sobre o novo modo de atendimento, abordando como se dá o acolhimento e sua importância, para deste modo otimizar a demanda , buscando melhorar o atendimento. METODOLOGIA: A atividade foi elaborada e desenvolvida por 4 acadêmicas do 9º e 5 do 7º período, juntamente com a equipe de saúde, através de um projeto, fizeram o planejamento, implementação e avaliação da educação em saúde na sala de espera. RESULTADOS: Com a comunidade, utilizaram entrevistas antes e após as atividades com os usuários. Numa outra etapa, foi realizado um teatro como introdução do tema, que buscou através de forma lúdica expor o tema (acolhimento) e abordar as dúvidas que surgiram na primeira etapa. Foi desenvolvido um folder com as dúvidas mais pertinentes da população sobre o acolhimento e para divulgação a toda a comunidade. Na terceira etapa, foi reaplicado o questionário. O resultado foi muito positivo e após as intervenções, 99% da população entrevistada relatou melhora no atendimento, bem como entender melhor o processo do acolhimento. CONSIDERAÇÕES e CONTRIBUIÇÕES: Desta forma, as acadêmicas conseguiram atingir os objetivos e construir novos saberes em seu aprendizado. Palavras chaves: educação em saúde; saúde coletiva. |