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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 601

Roda de Conversa


601

DRAMATIZAÇÃO NO ENSINO DE ENFERMAGEM

Autores:
Bruna Kruczewski (Universidade do Oeste de Santa Catarina) ; Talize Terencio da Silva Cossa (Universidade do Oeste de Santa Catarina) ; Denise da Hora Ferreira (Hospital Universitário Santa Terezinha) ; Cristiane Baretta (Hospital Universitário Santa Terezinha)

Resumo:
Introdução: o estudante em geral, quando inicia a formação tem pouca convivência com o processo de perda e luto. A dor e o sofrimento de pacientes e de suas famílias e a presença da morte é uma constante nos serviços de saúde, que constituem campo da assistência de enfermagem. A dramatização é utilizada como valioso recurso no processo ensino-aprendizagem1. Objetivos: relatar o uso da dramatização na construção do conhecimento sobre morte e morrer. Descrição metodológica: relato de experiência, fundamentada no Psicodrama2, realizada em 2016 por acadêmicos de enfermagem da UNOESC. Após proposta de discussão sobre o processo de morte, os estudantes optaram por utilizar o psicodrama. Para construir um roteiro próximo da realidade, buscou-se conhecer histórias de pessoas com diagnóstico de câncer. A dramatização, interpretada pelos estudantes, contemplou as fases do processo de perda e luto, representada por um paciente oncológico e equipe multidisciplinar. Resultados: a finitude além de evento biológico, é um processo complexo, construído socialmente e de difícil representação3. Somente a aula expositiva não garantiu a apreensão do conhecimento sobre o processo de morrer. Pois, para compreensão desse fenômeno fez-se necessário suscitar pensamentos dirigidos pela emoção. A dramatização permitiu uma imersão na temática ao passo que o acadêmico desenvolveu empatia ao representar a dor e sofrimento daquele que receberá seus cuidados. As atividades foram realizadas com autonomia, pesquisou-se histórias de vida, construiu-se roteiro e personagens, e por fim socializou-se a dramatização, o que permitiu o fortalecimento da aprendizagem ativa.Conclusão: destaca-se a reflexão dos atores sobre a temática, por meio da fala, expressões faciais e choro. Ressalta-se ainda o protagonismo do discente na construção do conhecimento. Contribuições para a enfermagem: o desenvolvimento dos papéis e a possibilidade do ato de dramatização contribui para a construção da identidade do indivíduo, bem como de sua realidade. Descritores: Educação em Enfermagem, Estudantes de Enfermagem, Psicodrama. Eixo 1: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem. Área temática: Metodologias ativas no ensino de enfermagem. REFERÊNCIAS 1. Martinez, MR. Viana, EP. A utilização do sociodrama como estratégia pedagógica na formação do enfermeiro. Revista Eletrônica Acervo Saúde. 2012, 4(2): 269-280. 2. Barros, MA. Cyrillo, CCP. A dramatização como recurso no processo ensino-aprendizagem na disciplina de história da enfermagem. Cogitare Enferm. 2006; 11(1):44-49. 3. Costa, AB. Mazzaia, MC. A importância do preparo do enfermeiro no processo de morte e morrer. Revista Brasileira de Ciências da Saúde. 2010; 8 (23): 54-58.