Imprimir Resumo


Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 504

Roda de Conversa


504

JOGO EDUCACIONAL COMO METODOLOGIA ATIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM: UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA

Autores:
Aline Cecilia Pizzolato (Universidade Federal do Paraná - UFPR) ; Leila M. M. Sarquis (Universidade Federal do Paraná - UFPR) ; Marineli J. Méier (Universidade Federal do Paraná - UFPR) ; Mitzy T. R. Danski (Universidade Federal do Paraná - UFPR)

Resumo:
Introdução: Metodologias ativas são estratégias pedagógicas que fortalecem o papel do professor como orientador e focam a aprendizagem no aluno. Neste sentido, entende-se as metodologias ativas como possibilidade para mudança na educação1. Por meio de modelos inovadores, como as metodologias com base em desafios, problemas, jogos e atividades individuais ou em grupos1. Objetivo: Relatar a experiência prática na elaboração de jogo educacional como metodologia ativa em uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Método: Relato de experiência, a partir da atividade proposta na disciplina de Políticas de Educação e Processo Pedagógico do Ensino Superior. Foi solicitado, a leitura individual e resenha crítica do artigo científico intitulado "Mudando a educação com metodologias ativas1". E para apresentação em sala de aula o discente deveria elaborar uma representação esquemática. Ocorreu no mês de março de 2016, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba-PR. Resultados: A apresentação do artigo, em sala de aula, foi realizada por meio da elaboração de um jogo de tabuleiro, na intenção de abordar ideias centrais do artigo de forma lúdica e dinâmica. Este jogo foi denominado de "O caminho ... mudando a educação2" e abordou as categorias temáticas de metodologias ativas e modelos educacionais inovadores. Teve como finalidade a interação dos alunos em sala de aula com reflexões e debates acerca da temática do jogo. Foi composto um tabuleiro; manual de regras; dado; peões; cartas "tarefa"; e cartas "dicas". O objetivo do jogo consiste em atingir o fim do percurso de 28 casas o mais rápido possível. Conclusão: A experiência vivenciada permitiu concluir que é possível criar jogos educacionais, centrado no estudante, estimulando a reflexão e participação ativa para inovar as práticas pedagógicas e construir conhecimentos. Contribuição para Enfermagem: O uso de jogo educacional poderá contribuir com a dinamicidade e criatividade no desenvolvimento de novos saberes em enfermagem. Descritores: Educação em Enfermagem; Jogos Experimentais; Metodologia Referências 1. MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015; 2:15-33. 2. PIZZOLATO, A. C. 2016.