Imprimir Resumo


Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 376

Roda de Conversa


376

O DESENVOLVIMENTO DE PRÓTOTIPOS COMO METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS: UMA REALIDADE EM BELÉM DO PARÁ

Autores:
Francisco Jadson Silva Bandeira (Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA) ; Lucia Hisako Takase Gonçalves (Universidade do Estado do Pará - UFPA) ; Marúcia Fernandes Verçosa (Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA) ; Patrícia Fagundes da Costa (Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA) ; Olivia Maria Feitosa Henrique (Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA)

Resumo:
INTRODUÇÃO: A união entre a teoria de uma disciplina e um problema prático, no qual podem utilizar os conhecimentos adquiridos na disciplina cursada, vem a proporcionar sua integração multidisciplinar¹. No ambiente acadêmico, a construção de protótipos educacionais em disciplinas ou em trabalhos de iniciação cientifica ganha cada vez mais espaço devido à exigência no processo de construção, que requer dos discentes maior envolvimento e compreensão sobre, exigindo uma visão global, e integrada do corpo humano². OBJETIVOS: Descrever a importância da construção de protótipos de forma macrodimensionais no módulo de prática de enfermagem, como metodologia de ensino-aprendizagem significativa para formação do profissional de enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, na qual utilizamos como técnica e instrumento a observação participante no processo de construção dos protótipos. RESULTADOS: Os discentes realizam uma busca de artigos científicos na scientific electronic library online (scielo) e na biblioteca virtual em saúde (lilacs e bdenf), buscando compreender o corpo humano e seus sistemas, os processos que contribuem para homeostasia, a organização bioquímica e estruturas das membranas biológicas. Construindo ainda um modelo 3D, projetos e modelos dimensionais que proporcionam ainda o processo de educação em saúde para atividades de promoção a saúde nas escolas como atividades complementares. CONCLUSÃO: No final do semestre, o aluno compreende melhor as suas dificuldades nas disciplinas básicas e passa a relacionar a criatividade e o esforço com o conhecimento técnico-cientifico, visualizando como ferramenta importante na sua formação e para prática de enfermagem. CONTRIBUIÇÕES/IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM: A prática em construção dos protótipos na disciplina vem se destacando semestre a semestre, se tornando conhecida dentro do curso e da instituição de ensino, aumentando a participação de outras disciplinas e professores, colaborando com a divulgação do curso e na valorização para formação em enfermagem. Referências: 1. Gomes FJ, Silveira MA. Experiências Pedagógicas. Em: Enciclopédia de automática, 1. São Paulo; 2007. 2. Krause FC. Modelos tridimensionais em biologia e aprendizagem significativo na educação de jovens e adultos (EJA) no ensino médio. (Dissertação de Mestrado). Brasília; Universidade de Brasília; 2012. Descritores: Aprendizagem. Ensino. Enfermagem. Estudantes de Enfermagem. Prática do Docente de Enfermagem.