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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 615

Roda de Conversa


615

UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE ENFERMAGEM: experiência de Situação Problema

Autores:
Geyse Aline Rodrigues Dias (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Ingrid Raiane Renê Cordeiro (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Márcia Maria Bragança Lopes (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Marília de Fátima Vieira de Oliveira (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Sandra Helena Isse Polaro (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)

Resumo:
INTRODUÇÃO: A metodologia ativa é uma concepção educativa que estimula a crítica e reflexão no processo de ensino e aprendizagem1. O educador, neste caso, participa ativamente do processo, em situações que promovam aproximação crítica do aluno com a realidade. O objetivo é relatar o uso de metodologia ativa no ensino de enfermagem. MÉTODO: relato de experiência oriundo da atividade curricular Processos Educativos em Enfermagem I do 3º período do curso de graduação da UFPA. RESULTADOS: Inicialmente o educador instigou os alunos sobre o que entendiam sobre metodologia ativa, após isso explicou de forma expositiva e breve o conceito fazendo sempre alusão à fala dos discentes. O segundo momento foi o momento em que os alunos vivenciaram um processo de Situação Problema, com leitura, problematização, identificação dos problemas, reflexão sobre possíveis ações de intervenção e intervenção. A intervenção ocorreu de maneira simulada por meio da dramatização, com posterior momento de reflexão. Essa vivência simulada favoreceu o processo ensino-aprendizagem visto que estimulou a interação, reflexão e criatividade dos alunos, consolidando os conceitos inicialmente colocados sobre as metodologias ativas. CONCLUSÃO: Conclui-se que a utilização metodologias ativas em sala de aula na formação de enfermagem, promove um processo de ensino-aprendizagem mais leve, visto o processo criativo gerado, e ao mesmo tempo denso, visto a carga de estímulos ao pensamento crítico, ação e reflexão que se concretizam. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: O estudo faz-se relevante a enfermagem pelo estímulo aos profissionais para o desenvolvimento de estratégias de ensino dialógicas, crítico-reflexivas que favoreçam o aprendizado significativo, compartilhado, horizontal e libertador do educando. DESCRITORES: Metodologias ativas; Promoção da autonomia; Ensino. REFERÊNCIAS: 1 Sobral FR; Campos, CJG. Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 46, n. 1, p. 208-218, Feb. 2012 .