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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 165

Comunicação coordenada


165

METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Maria Denise Schimith (Universidade Federal de Santa Maria) ; Francine Cassol Prestes (Universidade Federal de Santa Maria) ; Carmem Colomé Beck (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo:
Introdução: Apesar da diversidade de recursos pedagógicos disponíveis, persiste o desafio de articular teoria e prática de enfermagem. Objetivo: relatar a utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem em uma disciplina do Curso de graduação em enfermagem. Descrição metodológica: relato de experiência, na perspectiva de docentes, na utilização de metodologias ativas na Disciplina de Enfermagem e Vigilância em Saúde, no primeiro semestre de 2016. A Disciplina aborda os sistemas de informação em saúde e sua aplicabilidade no reconhecimento da situação saúde-doença, com identificação dos principais indicadores, doenças prevalentes no perfil epidemiológico loco-regional[1]. Resultados: Inicialmente, os estudantes foram convidados a relatar as metodologias de ensino com as quais estavam habituados e sobre abordagens que favorecem a compreensão e reflexão acerca dos conteúdos. A partir disso, as docentes conduziram a discussão sobre a aprendizagem significativa e utilização de metodologias ativas, proposta a ser utilizada na Disciplina. Realizaram-se rodas de conversa e acesso aos sistemas de informação em saúde com a participação de profissionais que atuavam em diferentes serviços de vigilância. Utilizaram-se situações problema com elaboração de questões de aprendizagem pela turma e construção de sínteses individuais. Além disso, durante o semestre, os estudantes realizaram um diagnóstico comunitário em duas unidades de atenção primária à saúde e, a partir disso, apresentaram uma proposta de intervenção para a Disciplina e equipes de saúde. Conclusão: Houve a participação ativa e significativa dos estudantes em seu processo de aprendizagem, bem como a articulação entre teoria e prática. Implicações para a enfermagem: A aprendizagem significativa pode ser viabilizada por meio de metodologias ativas de ensino na formação em enfermagem.