Roda de Conversa
433 | A TEORIA DA PROBLEMATIZAÇÃO COMO METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Francisco Jadson Silva Bandeira (Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA) ; Lucia Hisako Takase Gonçalves (Universidade do Estado do Pará - UFPA) ; Marúcia Fernandes Verçosa (Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA) ; Juliane Maria da Silva Bandeira (Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA) ; Olivia Maria Feitosa Henrique (Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA) |
Resumo: A TEORIA DA PROBLEMATIZAÇÃO COMO METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA Francisco Jadson Silva Bandeira¹, Lucia Hisako Takase Gonçalves², Marúcia Fernandes Verçosa³, Juliane Maria da Silva Bandeira4, Olivia Maria Feitosa Henrique5 INTRODUÇÃO: As Metodologias Ativas baseiam-se em formas de desenvolver o processo de aprender, utilizando experiências reais ou simuladas, visando às condições de solucionar, com sucesso, desafios advindos das atividades essenciais da prática social, em diferentes contextos¹. A problematização, utilizada pelas metodologias ativas como recurso didático de ensino-aprendizagem, objetiva alcançar e motivar o estudante². Na formação superior os trabalhos em grupos são de grande relevância, uma vez que os discentes estão cada vez mais, inseridos num contexto de muitas informações e interações, porém ao mesmo tempo pouco compartilhadas³. OBJETIVO: Relatar e descrever a importância da problematização como metodologia ativa importante para formação em enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa descritiva, na qual utilizamos como técnica e instrumento a observação participante no desenvolvimento prático da metodologia da problematização. RESULTADOS: Diante da metodologia ativa da problematização os discentes relacionam a teoria, com experiências-problema vivenciadas nos campos de prática no decorrer do semestre, diante de um fator problema, os discentes analisam, examinam, contextualizam, realizam reflexões e constroem um desenho metodológico, no qual relacionam os conhecimentos teóricos e constroem uma proposta de intervenção para o problema. CONCLUSÃO: Todo processo desenvolvido na metodologia da problematização pelos discentes, é de grande relevância para o processo ensino-aprendizagem e em muito tem favorecido o desenvolvimento dos discentes de enfermagem diante da realizada prática do profissional nos serviços de saúde, evidenciando a necessidade e a importância para a aplicabilidade de metodologias ativas como instrumento eficaz no processo de ensino-aprendizagem em enfermagem. CONTRIBUIÇÕES/IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM: O desenvolvimento de práticas inovadoras e que atue de maneira ativa no processo de ensino-aprendizagem é de extrema importância para a formação em enfermagem, assim, tende a contribuir de maneira significativa para formação de enfermeiros com qualidade, bem capacitados e preparados para lhe-dá com as situações problemas do dia-a-dia nos sistemas de saúde. Referências: 1. Berbel NAN. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Ciências Sociais e Humanas. Londrina - PR. 2011; 32, n(1): 25-40. 2. Mitre SMI, Siqueira RB, Girardide JM, Morais NMP, Meirelles CAB, Pinto CP, et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciências e Saúde Coletiva. [publicação online] Ciência & Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, 2008 (13) [Acesso em 12 jun. 2016]. Disponível em: http://www.redalyc.org/redalyc/pdf/630/63009618.pdf 3. Borges TS, Alencar G. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do Estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista. Salvador - BA. 2014; 03,(4): 119-143 Descritores: Metodologia. Ensino. Aprendizagem. Enfermagem. Estudantes de Enfermagem. Eixo 1 - Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem Área temática: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem __________________________________________________________ ¹ Enfermeiro. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Enfermagem na Universidade do Estado do Pará (PPGENF/UFPA). Docente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA. Coordenação Municipal de Urgência e Emergência - SAMU 192 - Irituia-PA. E-mail: jadsonsi_bandeira@hotmailcom/jadbandeira@gmail.com ² Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Permanente do Programa de Mestrado em Enfermagem PPGENF/UFPA. ³ Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem no Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA. 4 Discente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA. 5 Enfermeira. Pós Graduanda em Saúde Coletiva (Especialização). Secretária Municipal de Saúde do município de Barro - CE. |