Roda de Conversa
624 | O USO DA TEMPESTADE DE IDEIAS COMO FERRAMENTA DE ESTUDO NA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Thiago Fernandes (Universidade Positivo) ; Maria Elisa Brum do Nascimento (Universidade Positivo) ; Denise F Kletemberg (Universidade Positivo) ; Kleber Teixeira Bertão (Universidade Positivo) ; Emerson Diego Jerônimo de Lima (Universidade Positivo) |
Resumo: O estudo aborda o uso da técnica tempestade de ideias como recurso para o ensino e aprendizagem. Essa técnica também definida como brainstorming que significa tempestade cerebral, tem como principal característica explorar habilidades, potencialidade e criatividade1.A tempestade de ideias compõe um dos recursos de aprendizagem empregado nas metodologias ativas e tem como propósito potencializar esforços discentes e docentes no desafio em construir novas práticas em sala de aula. Esse tipo de metodologia como finalidade desenvolver a potencialidade dos acadêmicos a assumir-se como protagonistas da formação2. Esta abordagem justifica-se diante da inquietação docente em compreender o processo pedagógico e o papel assumido no ensinar e aprender no mundo moderno, onde a educação tradicional em sala de aula passa a ser revisada, pois o conhecimento está disponível a todos. Assim o objetivou-se descrever a experiência acadêmica utilizando a técnica tempestade de ideias como ferramenta para o ensino da teoria de Callista Roy na graduação de enfermagem. Método: Trata-se de um estudo descritivo, desenvolvido para facilitar e estimular o aprendizado da teoria de enfermagem como suporte para o cuidado na disciplina de Processo de Cuidar na Saúde do Adulto Idoso. A abordagem principal consistiu na construção e organização da tempestade de ideias teórica prática utilizando material textual, realizada no mês de maio de 2016. Participaram da aplicação da ferramenta 45 alunos do curso de graduação de enfermagem do segundo período, durante as aulas da disciplina de Processo do Cuidar em Saúde e Enfermagem do adulto idoso. A atividade foi proposta em sala de aula e disponibilizada via portal acadêmico, realizada a distancia e, posteriormente, compartilhada no grande grupo. Uma das premissas utilizadas para fortalecer a relação ensino aprendizagem trata-se da necessidade de voltar à sala de aula e compartilhar os resultados obtidos com o grande grupo. Inspirados nessa premissa, a utilização da tempestade de ideias teve como propósito contribuir para a organização, reflexão e criatividade dos participantes, por meio do trabalho em equipe. Os preceitos éticos estabelecidos pelo Conselho de Pesquisa envolvendo seres humanos foram respeitados em todas suas etapas. Resultados e Discussão: Os resultados foram apresentados em painéis criativos com demonstração de conexões entre os conteúdos da teoria de Callista Roy. Essas interligações foram enriquecidas com o uso de imagens. Destaca-se que esta teoria é uma das estratégias adotadas na disciplina para aprender e planejar o cuidado de enfermagem. Sua aplicação é laboriosa e exige reflexão a partir de contextos práticos. A ideia da aplicação prática da técnica tempestade oportunizou o aprendizado do grupo quanto aos pressupostos da autora. A discussão em sala de aula foi essencial no compartilhamento de diferentes olhares possíveis sobre o mesmo objeto, a teoria de Callista Sister Roy. A experiência demonstra a importância da utilização de ferramentas que busquem sensibilizar o acadêmico de enfermagem para reflexão sobre a aplicação da teoria de enfermagem no contexto da pratica do cuidado. Sabe-se que o a aplicação da na sistematização do cuidado é complexa e exige imersão nos pressupostos do autor, dedicação e reflexão da situação prática. Também exige um nível de atenção que considera a singularidade, integralidade e inserção sócia cultural do acadêmico. Neste aspecto, percebe-se que os acadêmicos convivem com desafios cotidianos na sala de aula que acabam por afetar todas as dimensões da vida2. Tanto a leitura do texto didático como na elaboração do esboço da tempestade de ideias, a relação interpessoal foi suscitada como fator desgastante na medida em que o trabalho de equipe foi agregando materialidade e exigiu disponibilidade para dialogar com o grupo, legitimar diferenças e descobrir vias de encontro e construção de estratégias coletivas para enfrentamento das questões do cotidiano3. Assim como, concepções inovadoras permitem mudanças no campo e na avaliação e seu impacto na atenção a saúde, na aquisição de competências4. Conclusão: Os resultados obtidos foram positivos para o compartilhamento de vivencia entre os participantes, propiciando o desenvolvimento de estratégias passíveis de serem implementadas na prática acadêmica e no contexto da sala de aula. Na avaliação final feita pelos participantes, a técnica tempestade de ideias foi relevante, pois de forma participativa, possibilitaram momentos de troca de experiência, interação, reflexão e principalmente, fortalecimento da equipe e da criatividade. A contribuição do estudo foi o crescimento educacional e pessoal dos participantes envolvidos neste processo como balizador do diálogo entre docentes e discentes para ajustar aspectos que necessitam reformulação na metodologia. O aprendizado do grupo foi constatado na facilidade em utilização dos pressupostos da teoria, sendo a maioria dos participantes não obtiveram erros nas questões relacionadas a este conteúdo, propostas na avaliação teórica bimensal. Descritores: Ambiente de trabalho, Enfermagem, Ensino aprendizagem. 1. Figueiredo K, Wanke P. Ferramentas da qualidade total aplicadas no aperfeiçoamento do serviço logístico. [Artigo cientifico]. Disponível em: http://www.ilos.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=1029&Itemid=74. Acessado em: 04 maio 2016 2. Sebold LF, Martins FE, Rosa R, Carraro TE, Martini JG, Kempler SS. Metodologias ativas: uma inovação na disciplina de fundamentos para o cuidado profissional de enfermagem. Cogitare Enferm. 2010 Out/Dez; 15(4): 753-6 3. Cotta RMM, Mendonça ET, Costa GD. Portfólios reflexivos: construindo competências para o trabalho no Sistema Único de Saúde. Rev Panam Salud Publica. 2011; 30(5). 4. Barbosa TR, Bastos MAP, Cotta RMM, Mendonça ET. Produs - Programa de Inovação em Docência Universitária da Universidade Federal de Viçosa: (trans) formando, inovando, ousando no ensino, aprendizagem e avaliação universitária. Revista de C. Humanas.2013; 13(1): 220-227. |