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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 540

Roda de Conversa


540

A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Emanuelly França Pereira Honório (Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé) ; Eduarda da Luz Emerick (Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé) ; Fernanda Teles Morais do Nascimento (Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé)

Resumo:
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA Emanuelly França Pereira Honório Eduarda da Luz Emerick Fernanda Teles Morais do Nascimento Introdução: A monitoria acadêmica é uma atividade pedagógica que estimula os acadêmicos a envolverem-se mais com as disciplinas e conteúdos durante a formação, sendo assim o monitor desenvolve atividades visando apoiar os docentes e discentes da disciplina, visando melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Objetivo: Ressaltar a importância da monitoria acadêmica a partir da experiência na monitoria da disciplina de Enfermagem nos Cuidados Básicos em Saúde: Indivíduos e Grupos do curso de Enfermagem e Obstetrícia da UFRJ Campus Macaé. Metodologia: Relato de experiência de monitoria de acadêmicas que atuam há três semestres em uma disciplina do curso de Enfermagem e Obstetrícia da UFRJ Campus Macaé. Resultados: A vivência como monitora de uma disciplina é uma via de mão dupla de ensino e aprendizagem, onde o monitor auxilia outros discentes através de suas experiências anteriores. Entre as atividades realizadas estão: participação e acompanhamento em aulas teóricas e práticas, apoio no estudo do conteúdo teórico e prático; na realização de estudos de casos; e, na elaboração de trabalhos, seminário e relatórios. Conclusão: A monitoria proporciona novos desafios ao discente, permitindo desenvolvimento de habilidades técnicas e didáticas, revelando novos horizontes e perspectivas acadêmicas. Mostrando-se de grande valia, tanto para a formação profissional quanto pessoal, pois incita o monitor a estar constantemente atualizando o conteúdo abordado na disciplina, além de despertar o interesse para docência. Contribuições para Enfermagem: Além de contribuir para o ensino em enfermagem para todos os envolvidos, a inserção de discentes em atividades de monitoria, serve como um treinamento para quem quer se dedicar à docência em enfermagem. Referências: 1. HAAG, G. et al . Contribuições da monitoria no processo ensino-aprendizagem em enfermagem. Rev. bras. enferm., Brasília , v. 61, n. 2, p. 215-220, Apr. 2008 . Descritores: Monitoria; Enfermagem; Processo de Ensino. Área Temática: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem Acadêmica do 6° período do Curso de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira. Email: honorioemanuelly@gmail.com Acadêmica do 6° período do Curso de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira. Email: luz.emerick@gmail.com Enfermeira Doutora em Enfermagem e Biociências, Professora do Curso de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira. Email:nandatmorais@gmail.com