Comunicação coordenada
119 | ESTRATÉGIA EDUCATIVA NO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA APLICADA À ENFERMAGEM | Autores: Jéssica Dantas de Sá Tinôco (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Raissa Cláudia Eufrázio de Oliveira (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Millena Freire Delgado (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Isadora Costa Andriola (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) |
Resumo: Introdução: A divergência entre os conteúdos ministrados em sala de aula e o que é aplicado na prática supervisionada dos enfermeiros revela a dificuldade de percepção do discente quanto à aplicabilidade e viabilidade de disciplinas no cotidiano do processo de cuidar. Estratégias de ensino para integração dos saberes diante a fragmentação entre o saber e o fazer constrói competências de conhecimento, habilidade e atitude, na formação acadêmica. Objetivo: avaliar a eficácia de uma estratégia educativa no ensino de anatomia humana aplicada à enfermagem. Descrição metodológica: Estudo do tipo pré-teste e pós-teste. A amostra foi composta por alunos do primeiro período do curso de enfermagem de uma universidade do nordeste do Brasil, durante o ano de 2014. A estratégia educativa foi composta por quatro aulas expositivas dialogadas, com a utilização de casos clínicos, relacionadas aos seguintes conteúdos: Miologia e Aplicações Intramusculares; Sistema Nervoso e Reflexos; Sistema Cardiovascular, Punção Venosa e Pressão Arterial; Sistema Geniturinário, Exame Ginecológico e Sondagem Vesical. O projeto foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da instituição responsável apresentando Certificado de Apresentação para Apreciação Ética nº 347.914 e Protocolo nº 18759913.0.0000.5537. Resultados: os questionamentos pós-teste apresentaram maior numero de acertos quando comparados ao pré-teste, com associação estatística significativa para muitos dos questionamentos, após cada uma das aulas que compuseram a estratégia educativa. Conclusão: Conclui-se que a estratégia educativa foi considerada positiva, expressa pelo número de acertos nos pós-testes. Implicações para a enfermagem: Destaca-se ainda a contribuição crítica e reflexiva dessa estratégia no processo de formação dos futuros enfermeiros. Referências: Simon E, Jezine E, Vasconcelos EM, Ribeiro KSQS. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem e educação popular: encontros e desencontros no contexto da formação dos profissionais de saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 2014, 18(2):1355-64. Descritores: Enfermagem, Educação, Anatomia Eixo 1 - Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem Metodologias ativas no ensino da enfermagem. |