Comunicação coordenada
168 | O USO DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO ENSINO DE ENFERMAGEM: EXPECTATIVA E SATISFAÇÃO DISCENTE | Autores: Marcelly Santos Cossi (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Soraya Maria de Medeiros (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Raphael Raniere de Oliveira Costa (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Marília Souto de Araújo (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) |
Resumo: A inserção e análise de metodologias ativas utilizadas na educação em saúde e enfermagem contribuem para melhorias no processo de formação.1 Nessa perspectiva, o estudo tem por objetivo avaliar a expectativa e satisfação discente a partir do uso da simulação no contexto do componente curricular de Atenção Integral a Saúde II. Estudo descritivo, do tipo pesquisa-ação, tendo foco no ensino a partir da simulação realística em Enfermagem na Atenção Básica em uma Instituição de Ensino Superior Pública. A população do estudo constituiu-se por 37 discentes. A coleta de dados aconteceu após aprovação do CEP/UFRN sob protocolo nº 579.233, CAAE: 25928714.8.0000.5537, de fevereiro a maio de 2014 por meio de questionários. A simulação de alta fidelidade foi inserida no componente curricular da disciplina objeto da pesquisa, a partir do uso de paciente-padrão. Foram criados e executados 3 casos. No início da disciplina foi aplicado um instrumento para mensurar o nível de expectativa discente, obtendo-se um percentual considerável de grandes expectativas (70,27%). Ao término da disciplina, aplicou-se outro instrumento para a sinalização da satisfação com a atividade, demonstrando que 97,30% da amostra sinalizaram satisfação com as atividades acadêmicas propostas. Solicitou-se aos sujeitos que expressassem a contribuição das simulações na atribuição dos níveis de satisfação considerados. Desse modo, 94,59% da amostra indicou que a simulação contribuiu para a atribuição da satisfação. O estudo ressaltou a contribuição da simulação realística no contexto do ensino e aprendizagem em Enfermagem e evidenciou esta estratégia como mecanismo gerador de expectativa e satisfação entre discente da graduação em Enfermagem. Descritores: Enfermagem; Ensino; Simulação. Referências: 1. Costa RRO. A simulação realística como estratégia de ensino-aprendizagem em enfermagem [dissertação]. Natal (RN): Universidade Federal do Rio Grande do Norte; 2014. |