Imprimir Resumo


Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 96

Roda de Conversa


96

ROLE PLAYER COMO METODOLOGIA DE ENSINO DA ÉTICA PROFISSIONAL

Autores:
Marlene Harger Zimmermann (Universidade Estadual de Ponta Grossa) ; Lidia Dalgallo Zarpellon (Universidade Estadual de Ponta Grossa) ; Maria Dagmar da Rocha (Universidade Estadual de Ponta Grossa)

Resumo:
INTRODUÇÃO: A ética profissional está assentada sobre a Lei do Exercício Profissional (LEP) e do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE). Formação do enfermeiro necessita ser pautada em princípios éticos; constructos teóricos e essencialmente práticos que necessitam ser vivenciados ainda na academia. Por esse motivo, a utilização do role player em que acadêmico desempenha papel de integrante de alguma situação clinica para fins de ensino ou treinamento, com participação ativa na sua formação. OBJETIVO: Relatar a importância do role player como metodologia de ensino da ética profissional. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: Relato de experiência ocorrido nas dependências do laboratório de habilidades da UEPG, Ponta Grossa, PR. Utilizou-se 5 resumos fáticos de processos éticos verídicos que foram disponibilizados para acadêmicos da 3ª série do curso de Enfermagem, disciplina Ética Profissional. Trabalho grupal foi realizado com desenvolvimento do role player pautando-se na LEP e no CEPE. Após término, artigos da LEP e do CEPE infringidos caracterizando infração ética e/ou legal foram elencados e discutidos. Resultados: Houve participação ativa dos 40 acadêmicos da 3º série, com desenvolvimento de cenário e entrelaçamento de conteúdos teórico-práticos. Estes sinalizaram como válida e construtiva a metodologia utilizada. Conclusão: Experiência remete à importância do professor utilizar metodologias ativas oportunizando reflexões sobre aplicabilidade prática da LEP e do CEPE na formação inicial. Role player demonstrou ser importante metodologia no processo ensino-aprendizagem do futuro profissional de enfermagem. CONTRIBUIÇÕES/IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM: Ensinar que a Lei e o Código de Ética são constructos práticos sempre foi um desafio a ser vencido na formação. Suscitar que acadêmicos experienciem aplicabilidade prática em situações reais podem contribuir para fortalecimento da conduta profissional pautada em princípios éticos. Ao repensar suas ações, este perceba a importância que a ética profissional assume no cotidiano.