ISSN: 2316-3216

Trabalhos

Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
[Voltar]


 343 - A CONSTRUÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES DO CURSO DE ENFERMAGEM A PARTIR DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO
Luciane Romanio (Universidade Federal do Paraná) ; Aida Maris Peres (Universidade Federal do Paraná) ; Jorge Vinicius Cestari Felix (Universidade Federal do Paraná) ; Sandra Mara Alessi (Universidade Federal do Paraná) ; Verônica A. Mazza (Universidade Federal do Paraná)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 521 - A EDUCAÇÃO EM SAUDE NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM : A VIVÊNCIA DE TROCAR,ENSINAR E APRENDER, ATRAVÉS DAS RODAS DE CONVERSA
Lais da Gama Dias Silva (Centro Universitario de Barra Mansa) ; Ana Cristina de Souza Braga (Centro Universitario de Barra Mansa) ; Andre Luiz Baptista Reis (Secretaria Municipal de Saude de Volta Redonda)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 533 - A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A 9ª MACRORREGIÃO DE SAÚDE DE SANTA CATARINA.
Juliana Vieira de Araujo Sandri (Universidade do Vale do Itajaí) ; Caroline Bittelbrunn (Universidade do Vale do Itajaí) ; Rita de Cassia Teixeira Rangel (Universidade do Vale do Itajaí) ; Elenice Maria Paterno (Universidade do Vale do Itajaí)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 346 - A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM E AO PROGRAMA DE SAÚDE DA PESSOA IDOSA.
Ingrid Raiane Renê Cordeiro (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)) ; Tiago de Nazaré das Chagas E Chagas (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)) ; Nara Thassiana da Silva Viegas (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)) ; Sandra Helena Isse Polaro (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)) ; Polaro; Geyse Aline Rodrigues Dias (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA))
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 524 - A INSERÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM NO CAMPO DE PRÁTICA DESDE A SEGUNDA SÉRIE DO CURSO: UMA EXPERIÊNCIA ACADÊMICA POR INTERMÉDIO DE PROJETO DE EXTENSÃO EM HOSPITAL DO NOROESTE DO PARANÁ
Eliane Aparecida Sanches Tonolli (Universidade Estadual de Maringá) ; Jorseli Angela Henrique Coimbra (Universidade Estadual de Maringá) ; Maria Emilia Grassi Busto Miguel (Universidade Estadual de Maringá) ; Gabriela Slaviero da Silva (Universidade Estadual de Maringá) ; Jessica de Oliveira Cavalaro (Universidade Estadual de Maringá)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 623 - A TEORIA DE MADELEINE LEININGER COMO REFERENCIAL NO CUIDADO AO RECÉM-NASCIDO COM ICTERÍCIA
Luciane Favero Basegio (Universidade Positivo) ; Gabriella Karoline Bonato Rausis (Universidade Positivo) ; Patrícia Félix Bertoli (Universidade Positivo) ; Kátia Renata Antunes Kochla (Universidade Positivo e Prefeitura Municipal de Araucária) ; Wanderlei Woss (Universidade Positivo e Prefeitura Municipal de Araucária)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 390 - ABORDAGEM DO TEMA ABORTAMENTO NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM
Mariana Santana Schroeter (Enfermeira, mestranda do PPGENF UERJ.) ; Adriana Lenho de Figueiredo Pereira (Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Atualmente é professora adjunta do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora do Curso de Especialização em Enfermag)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 388 - AÇÕES EDUCATIVAS DE SAÚDE DA MULHER NA ESF: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO TUTORIAL DO PET SAÚDE.
Valeria de Carvalho Araújo Siqueira (Universidade Federal de Mato Grosso) ; Bruce Daniel de Queiroz (Universidade Federal de Mato Grosso) ; Livia Alves da Silva (Secretaria Municipal de Saúde) ; Ludmilla Campos Fernandes Silva (Universidade Federal de Mato Grosso) ; Rafaella Villa Moraes (Universidade Federal de Mato Grosso)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 592 - ARTETERAPIA COMO DISPOSITIVO TERAPÊUTICO: EXPERIÊNCIAS COM CRIANÇAS QUE CONVIVEM COM CÂNCER
Janaina Farias Rebouças (Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte) ; Cícera Janielly de Matos Cassiano Pinheiro (Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte) ; Djailson Ricardo Malheiros (Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte) ; Antonia Rosevania de Moura Santos (Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte) ; Miriam Garcia Leoni (Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 364 - ASSISTÊNCIA AO PARTO E NASCIMENTO: COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DESEMPENHADAS POR ENFERMEIRAS(OS) OBSTÉTRICAS(OS)
Kleyde Ventura de Souza (Escola de Enfermagem/ Universidade Federal de Minas Gerais) ; Alessandra Panicali de Oliveira Souza (Escola de Enfermagem/ Universidade Federal de Minas Gerais) ; Jéssica Bethônico da Fonseca (Escola de Enfermagem/ Universidade Federal de Minas Gerais) ; Débora Cecilia Chaves de Oliveira (Escola de Enfermagem/ Universidade Federal de Minas Gerais) ; Carla Lima Ribeiro (Escola de Enfermagem/ Universidade Federal de Minas Gerais)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processos de avaliação na formação de qualidade em Enfermagem
[Resumo]  



 587 - ASSISTIR TELEVISÃO E MEXER NO CELULAR ENQUANTO SE ALIMENTA. PODE?
Amanda Ribeiro Mendonça (Universidade Federal Fluminense) ; Camila Mendoza Candido Fraga Nunes (Universidade Federal Fluminense) ; Aline Furtado (Faculdade Arthur Sá Earp Neto) ; Rai Rocha Moreira (Universidade Federal Fluminense)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 595 - ATIVIDADES EXTENSIONISTAS COM JOVENS ESCOLARES ACERCA DAS DST/HIV/AIDS
Lorrayne Félix de Lima (Universidade de Pernambuco) ; Sara Larissa de Melo Araújo (Universidade de Pernambuco) ; Aline Beatriz dos Santos Silva (Universidade de Pernambuco) ; Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas (Universidade de Pernambuco) ; Fátima Maria da Silva Abrão (Universidade de Pernambuco)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 075 - ATUALIZAÇÃO EM NEFROLOGIA: INTERAÇÃO ACADEMIA E SERVIÇO
Jéssica Dantas de Sá Tinôco (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Juliane Rangel Dantas (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Marcelly Santos Cossi (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Millena Freire Delgado (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 186 - CONHECIMENTO SOBRE AS PRECAUÇÕES-PADRÃO POR ENFERMEIROS DE INSTITUIÇÕES DE SAÚDE DO INTERIOR DE SÃO PAULO, BRASIL
Marília Duarte Valim (1. Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde. Professora Adjunto I da Universidade Federal de Mato Grosso. Faculdade de Enfermagem (FAEN/UFMT).) ; Valéria de Carvalho Araújo Siqueira (2. Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde. Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Faculdade de Enfermagem (FAEN/UFMT).)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processos de avaliação na formação de qualidade em Enfermagem
[Resumo]  



 326 - CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: O PET SAÚDE/GRADUASUS/ENFERMAGEM/UNIRIO ENTRA NA RODA
Vanessa de Almeida Ferreira Corrêa (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) ; Mary Ann Menezes Freire (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) ; Simone Mendes Carvalho (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) ; Paula Travassos (Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 393 - CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA ESTIMULAÇÃO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS NA CRIANÇA: CONSIDERAÇÕES PARA O ENSINO DA ENFERMAGEM
Jeanine Porto Brondani (Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT) ; Cármen Marilei Gomes (Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT) ; Edemilson Pichek dos Santos (Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 222 - CONTRATOS ORGANIZATIVOS DE AÇÃO PÚBLICA ENSINO-SAÚDE (COAPES): AVANÇOS NA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO
Lielma Carla Chagas da Silva (Universidade Federal do Ceará) ; Karina Oliveira de Mesquita (Universidade Federal do Ceará) ; Diógenes Farias Gomes (Universidade Federal do Ceará) ; Roberta Vasconcelos Muniz Lira (Universidade Federal do Ceará) ; Maria Socorro de Araújo Dias (Universidade Federal do Ceará)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 386 - CONTRIBUIÇÕES DO PET-SAÚDE NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA PERPESCTIVA DOS ACADÊMICOS PARTICIPANTES
Valeria de Carvalho Araújo Siqueira (Universidade Federal de Mato Grosso) ; Bruce Daniel de Queiroz (Universidade Federal de Mato Grosso) ; Jenniffer Francielli de Sousa Alves (Universidade Federal de Mato Grosso) ; Ludmilla Campos Fernandes Silva (Universidade Federal de Mato Grosso) ; Rafaella Villa Moraes (Universidade Federal de Mato Grosso)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 132 - EDUCAÇÃO E SAÚDE NA ESCOLA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA
Solange de Fátima Reis Conterno (Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste) ; Rosa Maria Rodrigues (Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste) ; Ivy Regina Medeiros Fernandes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste) ; Nathalia Vasconcelos Fracasso (Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste) ; Stephanie Pianaro de Castro (Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 357 - EDUCAÇÃO EM SAÚDE E ADOLESCENTES: A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Edilene Aparecida Araujo da Silveira (Universidade Federal de São João del Rei) ; Jonathas E. O. Ribeiro (Universidade Federal de São João del Rei) ; Luiz A. de Oliveira (Universidade Federal de São João del Rei) ; Nagyla A. Silva (Universidade Federal de São João del Rei) ; Eduardo H. O. Lima (Universidade Federal de São João del Rei)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 514 - ENFERMAGEM E NEUROEDUCAÇÃO: CAPACITAÇÃO DE PROFESSOES EM EDUCAÇÃO E SAÚDE
Edemilson Pichek dos Santos (Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT) ; Daniele dos Santos Guidotti Pereira (Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT) ; Fernanda Grasiele da Silva (Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT) ; Natália Magnus Baronio (Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT) ; Cármen Marilei Gomes (Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 515 - ENFERMAGEM E NEUROEDUCAÇÃO: CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO E SAÚDE
Edemilson Pichek dos Santos (Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT) ; Daniele dos Santos Guidotti Pereira (Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT) ; Fernanda Grasiele da Silva (Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT) ; Natália Magnus Baronio (Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT) ; Cármen Marilei Gomes (Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 555 - ENSINO E SERVIÇO EM ENFERMAGEM: REFLEXÕES SOBRE A CARACTERIZAÇÃO DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS
Paloma Luana de Azevedo Ramos da Silva (Universidade Estadual de Maringá - UEM) ; Drielly Lima Valle Folha Salvador (Universidade Estadual de Maringá - UEM)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 489 - ENTRELAÇAMENTO DE SABERES EM ENFERMAGEM: DA SALA DE AULA AO MUNDO DO TRABALHO
Gímerson Erick Ferreira (Faculdades Integradas de Taquara - Faccat) ; Maisson da Silva Berg (Faculdades Integradas de Taquara - Faccat) ; Claudia Capellari (Faculdades Integradas de Taquara - Faccat)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 558 - ESPERANDO E APRENDENDO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Camila Mendoza Candido Fraga Nunes (Faculdade Arthur Sá Earp Neto) ; Kamila Mendes Malheiros (Faculdade Arthur Sá Earp Neto) ; Raí Moreira Rocha (Universidade Federal Fluminense) ; Aline Furtado (Faculdade Arthur Sá Earp Neto) ; Norhan Sumar (Faculdade Arthur Sá Earp Neto)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 033 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO SOB A ÓPTICA DOS ENFERMEIROS SUPERVISORES
Divanice Contim (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Maila Fidalgo Faria (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Delvane José de Souza (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Ricardo Jader Cardoso (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 536 - ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS COMO INCENTIVO (FACILITADOR) AO USO ADEQUADO DOS MÉTODOS DE PRECAUÇÃO DE CONTATO.
Sandra Conceicao Ribeiro Chicharo Chicharo (UFF / HFCF) ; Geilsa Soraia Cavalcanti Valente (UFF) ; Caroline da Silva França (UFF / ANHANGUERA) ; Eliane da Conceição Gomes (UFF)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 401 - EXPERIÊNCIA DE ALUNAS DA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM ESTAGIANDO EM UMA REVISTA CIENTÍFICA
Flaviane Andreele Jacinto da Silva (Universidade Federal do Paraná) ; Aline de Paula (Universidade Federal do Paraná) ; Camila Lorenzetti (Universidade Federal do Paraná) ; Gabriela Augustin Coelho (Universidade Federal do Paraná) ; Luciana Puchalski Kalinke (Universidade Federal do Paraná)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 127 - EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PERMANENTE
Rosa Maria Rodrigues (Enfermeira. Doutora em Educação. Professora Associada no Curso de Graduação em Enfermagem e no Mestrado de Biociências e Saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste/Cascavel/PR.) ; Solange de Fátima Reis Conterno (Pedagoga. Doutora em Educação. Professora Adjunta no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste/Cascavel/PR.) ; Gilson Fernandes da Silva (Enfermeiro. Núcleo de Educação Permanente da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Cascavel/PR. Aluno do Mestrado de Biociências e Saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste/Cascavel/PR.) ; Elaine Maria Dainez (Enfermeira. Diretora do Departamento de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel/PR.) ; Marta Ferreira de Souza (Enfermeira. Diretora do Departamento de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel/PR.)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 452 - EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA COM ENFOQUE NA CONSULTA DE ENFERMAGEM À SAÚDE DA MULHER NO CICLO GRÁVIDICO PUERPERAL: CRIAÇÃO DE UM ESPAÇO DE CUIDADO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
Luiza Mara Correia (Faculdade de Enfermagem da UERJ) ; Ricardo José Oliveira Mouta (Faculdade de Enfermagem da UERJ) ; Lucia Helena Garcia Penna (Faculdade de Enfermagem da UERJ) ; Joana Iabrudi Carinhanha (Faculdade de Enfermagem da UERJ) ; Vanessa Bellatriz (Faculdade de Enfermagem da UERJ)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 022 - EXPERIÊNCIA PRÁTICA ENSINO- SERVIÇO- COMUNIDADE COM O PET REDES URGÊNCIA/EMERGÊNCIA NA UFBA
Alyne Henri Motta Coifman (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) ; Larissa Chaves Pedreira Silva (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 411 - FAZENDO ARTE: CINEMA E MÚSICA COMO FERRAMENTAS PARA O DEBATE SOBRE QUALIDADE DE VIDA E DIREITOS DO IDOSO
Norhan Sumar Silva (Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FASE)) ; Camila Mendoza Fraga Nunes (Faculdade Arthur Sá Earp Neto / SMS Petrópolis) ; Lívia Teixeira (Faculdade Arthur Sá Earp Neto / SMS Petrópolis) ; Aline Furtado (Faculdade Arthur Sá Earp Neto) ; Ana Beatriz Artigues (Faculdade Arthur Sá Earp Neto)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 399 - FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO E BARREIRAS PARA PRATICAR A PROMOÇÃO DA SAÚDE: O OLHAR DOS ESTUDANTES
Kênia Lara Silva (UFMG) ; Fernanda Lopes de Araújo (UFMG) ; Roseni Rosângela de Sena (UFMG) ; Adriana Marcela Monroy Garzon (UFMG) ; Leonardo Pereira Fernandes (UFMG)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 545 - FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO SOB A ÓTICA DOS GESTORES DO SERVIÇO DE ENFERMAGEM DA REDE PUBLICA
Gilsirene Scantelbury de Almeida (Universidade Federal do Amazonas- Escola de Enfermagem de Manaus) ; Talyta Gluck Tello (Escola de Enfermagem de Manaus)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processos de avaliação na formação de qualidade em Enfermagem
[Resumo]  



 280 - IMPLEMENTAÇÃO DE ESCALA PARA AVALIAÇÃO DA DOR EM UNIDADE NEONATAL
Vivianne Libanio Lima (universidade federal fluminense) ; Isabela Martins de Morais (universidade federal fluminense) ; Maria Estela Diniz Machado (universidade federal fluminense) ; Martha Trujed (universidade federal fluminense) ; Thayane Cristine Ribeiro de Sousa Bomfim (universidade federal fluminense)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processos de avaliação na formação de qualidade em Enfermagem
[Resumo]  



 031 - INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO E A PESQUISA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
Daniela Maysa de Souza (ETSUS Blumenau) ; Kellin Danielski (ETSUS Blumenau) ; Jaqueline Mocelin (ETSUS Blumenau)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 573 - INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO NA CONSTRUÇÃO DE PROTOCOLOS DE PREVEÇÃO E TRATAMENTO DE LESÕES CUTÂNEAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Lucas Henrique de Rosso (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) ; Maria Angélica Padilha (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS) ; Fernanda Sant´ana Tristão (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS) ; Fernanda Borges de Souza (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS) ; Natália de Lourdes Diniz Menezes (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 380 - INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO COMO ESTRATÉGIA PARA REDUÇÃO DO RISCO DE QUEDAS NO SETOR DE NEUROLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Olvani Martins da Silva (Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC) ; Bruna Rubini (Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC) ; Giovana Henrich Heinen (Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC) ; Taciane Ieverli Ziliotto (Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC) ; Juliano Meneghetti de Aguiar (Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 039 - INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA ATIVIDADE DE EXTENSÃO: ELO ENTRE O TRABALHO E A UNIVERSIDADE
Juliana Costa Ribeiro (Universidade Federal da Bahia) ; Elaine Kelly Nery Carneiro (Universidade Federal da Bahia) ; Gilberto Tadeu Reis da Silva (Universidade Federal da Bahia)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 207 - INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA ATIVIDADE DE EXTENSÃO: ELO ENTRE O TRABALHO E A UNIVERSIDADE
Juliana Costa Ribeiro (Universidade Federal da Bahia) ; Elaine Kelly Nery Carneiro (Universidade Federal da Bahia) ; Gilberto Tadeu Reis da Silva (Universidade Federal da Bahia)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 260 - INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
Lidia Dalgallo Zarpellon (Universidade Estadual de Ponta Grossa) ; Eldeni Lorena Eichelbaum (Universidade Estadual de Ponta Grossa) ; Ana Paula Veber (Universidade Estadual de Ponta Grossa) ; Maria José Silva (Secretaria Municipal de Saúde de Ponta Grossa) ; Pollyanna Kássia de Oliveira Borges (Secretaria Municipal de Saúde de Ponta Grossa)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 501 - INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NA PERSPECTIVA DO GRADUANDO EM ENFERMAGEM
Orlene Veloso Dias (Universidade Estadual de Montes Claros) ; Cássio de Almeida Lima (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri) ; Maria Aparecida Vieira (Universidade Estadual de Montes Claros) ; Jucimere Fagundes Durães Rocha (Faculdade de Saúde Ibituruna) ; Maisa Tavares de Souza Leite (Faculdade de Saúde Ibituruna)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 325 - INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NO CURRÍCULO DE ENFERMAGEM: UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETOS DE SEGURANÇA DO PACIENTE
Denise Krieger (UNIPLAC) ; Jaqueline Aparecida Erig Omizzolo (UNIPLAC) ; Tania Mara da Silva Bellato (UNIPLAC)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 129 - INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NO INTERNATO DE ENFERMAGEM: A ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM
Maristela Ines Osawa Vasconcelos (Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA) ; Ana Suelen Pedroza Cavalcante (Universidade Federal do Ceará/Escola de Formação em Saúde da Familia Visconde de Sabóia) ; Izabelle Mont´alverne Napoleão Albuquerque (Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA) ; Cibelly Aliny Siqueira Lima Freitas (Universidade Estadual Vale do Acaraú -UVA) ; Maria Socorro de Araújo Dias (Universidade Estadual Vale do Acaraú -UVA)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 087 - INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: UM ESPAÇO DE PARCERIA PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM
Péliclis Nunes (Universidade Federal do Paraná) ; Aida Maris Peres (Universidade Federal do Paraná) ; Jorge Vinicius Cestari Felix (Universidade Federal do Paraná) ; Sandra Mara Aless (Universidade Federal do Paraná) ; Verônica Azevedo Mazza (Universidade Federal do Paraná)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 518 - INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO: RELATO DE EXPERIÊNCIA ENTRE A FACEAR E A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ARAUCÁRIA
Samantha Reikdal Oliniski (Faculdade Educacional Araucária) ; Alexandro André Radin (Secretaria Municipal de Saúde de Araucária) ; Izabela Andrea da Silva (Faculdade Educacional Araucária) ; Marli Aparecida Rocha de Souza (Faculdade Educacional Araucária) ; Francislene de Fátima Cordeito Petz (Faculdade Educacional Araucária)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 259 - INTEGRAÇÃO ENSINO/ SERVIÇO: ANÁLISE DO PERFIL DE COMPETÊNCIAS DOS ENFERMEIROS NO TRABALHO
Aline Corrêa de Araujo (Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini- SPDM) ; Maria Teresa Gomes Franco (Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini- SPDM) ; Deyvid Fernando Mattei Silva (Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini- SPDM) ; Nágila Fernanda dos Reis (Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini- SPDM)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 479 - LABORATÓRIO DE SIMULAÇÃO NO ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM: AÇÃO PROMOTORA DA APROXIMAÇÃO ENSINO - SERVIÇO.
Lucilane Maria Sales da Silva (Universidade Estadual do Ceará) ; Dafne Paiva Rodrigues (Universidade Estadual do Ceará) ; Francisca Gomes Montesuma (Universidade Estadual do Ceará) ; Maria Elisabete Costa da Cruz (Universidade estadual do Ceará) ; Raimundo Augusto Martins Torres (Universidade estadual do Ceará)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 422 - MUDANÇAS CURRICULARES E INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO - COMUNIDADE
Pollyana Bortholazzi Gouvea (UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI) ; Eleide Margareth Pereira Fharat (UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI) ; Ionice Maria Amaral (UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI) ; Heloísa Beatriz Machado (UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI) ; Jonilda Hugen Souza Vieira (UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 185 - O DESAFIO DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE COMO TEMA TRANSVERSAL NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
Bruna Fernanda Barbosa Queiroz (Universidade Estadual de Londrina) ; Elias Pedro da Silva Junior (Universidade Estadual de Londrina - UEL) ; Mara Lucia Garanhani (Universidade Estadual de Londrina - UEL) ; Marli Terezinha Oliveira Vannuchi (Universidade Estadual de Londrina - UEL) ; Elisabete Fatima Polo Almeida Nunes (Universidade Estadual de Londrina - UEL)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 223 - O ENSINO E O SERVIÇO COMO OPORTUNIDADE DA APRESNDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Izabel Cristina Ribeiro da Silva Saccomann (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) ; Raquel Aparecida de Oliveira (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) ; Ruth Bernarda Riveros Jeneral (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 391 - O ENSINO EM SERVIÇO DA PRECEPTORIA DA RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA NOS CENÁRIOS DA PRÁTICA HOSPITALAR
Mariana Santana Schroeter (Enfermeira, mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Gabrielle Parrilha Vieira Lima (Enfermeira Obstétrica. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Adriana Lenho de Figueiredo Pereira (Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Atualmente é professora adjunta do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora do Curso de Especialização em Enfermag)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 612 - O PROJETO DE EXTENSÃO E SUA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE ENFERMAGEM E TRANSCENDÊNCIA ENTRE TEORIA E PRÁTICA EM UM AMBULATÓRIO DE HEPATOLOGIA
Ezequias Paes Lopes (FACULDADE PAN-AMAZÔNICA- FAPAN) ; Ingrid Magali de Souza Pimentel (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ) ; Natália Cunha Fernandes (FACULDADE PAN-AMAZÔNICA- FAPAN) ; Maura Simone Lima Almeida (FACULDADE PAN-AMAZÔNICA- FAPAN) ; Ângela Maria dos Santos Figueiredo (FACULDADE PAN-AMAZÔNICA- FAPAN)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 517 - O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REFLEXÃO TEÓRICA SOBRE A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO
Samantha Reikdal Oliniski (Faculdade Educacional Araucária) ; Ingrid Schwyzer (Faculdade Educacional Araucária) ; Maria Matilde Zraik Baracat (Faculdade Educacional Araucária) ; Patricia Schiniski Sviech (Faculdade Educacional Araucária)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 549 - O VER-SUS OESTE CATARINENSE COMO ESTRATÉGIA PARA PRÁXIS TRANSDISCIPLINAR: ENTRE A MILITÂNCIA POLÍTICA E A REORIENTAÇÃO DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS
Cláudio Claudino da Silva Filho (Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó-SC; Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Educação em Enfermagem e Saúde (EDEN/UFSC)) ; Marta Lenise do Prado (Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Educação em Enfermagem e Saúde (EDEN/UFSC))
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 310 - OS DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE NA FORMAÇÃO PARA O PROCESSO DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO HOSPITALAR
Edlamar Kátia Adamy (Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC) ; Carla Argenta (Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC) ; Julia Valéria de Oliveira Vargas Bitencourt (Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS) ; Karen Cristina Kades Andrigue (Universidade Comunitária da região de Chapecó -UNOCHAPECÓ) ; Tatiana Gaffuri da Silva (Universidade Comunitária da região de Chapecó -UNOCHAPECÓ)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 444 - OS SENTIDOS DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA VISÃO DE SEUS PROTAGONISTAS
Margarete Maria de Lima (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Daiana Kloh (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Aline Bussolo Correa (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Kenya Schmidt Reibnitz (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 166 - PERMANECER SUS: PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
Wilton Nascimento Figueredo (Universidade Federal da Bahia) ; Renata Meira Véras (Universidade Federal da Bahia)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 076 - PESQUISA-AÇÃO DO APRENDER E CUIDAR NA REDE CEGONHA: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO
Dayse Maria de Vasconcelos Rodrigues (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Ana Lúcia Abrahão (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Leticia Cataldi de Alcantara (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 542 - PET-SAÚDE E DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO: FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
José Luiz Tatagiba Lamas (UNICAMP) ; Alice Sarantópoulos (UNICAMP) ; Jéssica de Aquino Pereira (UNICAMP) ; Eliete Maria Silva (UNICAMP)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 268 - PETGRADUASUS E SEU IMPACTO NO ENSINO: ESTIMULANDO A CULTURA DA INVESTIGAÇÃO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE.
Adriana Cristina Franco (Faculdades Pequeno Príncipe) ; Ivete Palmira Sanson Zagonel (Faculdades Pequeno Príncipe) ; Karin Rosa Persegona Ogradowski (Faculdades Pequeno Príncipe) ; Beatriz Cristina Santiago Costa Born (Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba) ; Michelle Alves Kodama Pozzatti (Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 013 - PLANO DE AÇÃO EM ENFERMAGEM: GRUPOS COM ADOLESCENTES
Elisabeta Albertina Nietsche (Universidade Federal de Santa Maria) ; Larice Gonçalves Terra (Universidade Federal de Santa Maria) ; Carlos Patrick Machado Palmeira (Universidade Federal de Santa Maria) ; José Victor Eiróz dos Santos (Universidade Federal de Santa Maria) ; Cléton Salbego (Universidade Federal de Santa Maria)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processos de avaliação na formação de qualidade em Enfermagem
[Resumo]  



 014 - PLANO DE AÇÃO NA CLÍNICA TOCOGINECOLÓGICA: DIÁLOGO COM ADOLESCENTES
Elisabeta Albertina Nietsche (Universidade Federal de Santa Maria) ; Larice Gonçalves Terra (Universidade Federal de Santa Maria) ; Carlos Patrick Machado Palmeira (Universidade Federal de Santa Maria) ; José Victor Eiróz dos Santos (Universidade Federal de Santa Maria) ; Cléton Salbego (Universidade Federal de Santa Maria)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processos de avaliação na formação de qualidade em Enfermagem
[Resumo]  



 368 - PRÁTICAS DOS PRECEPTORES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA SAÚDE E SUA INTEGRAÇÃO ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE
Rafaela Braga Pereira Veloso (Universidade Estadual de Feira de Santana) ; Maria Geralda Gomes Aguiar (Universidade Estadual de Feira de Santana)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 099 - PRECEPTORIA NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM ENFERMAGEM ONCOLÓGICA: INTEGRAÇÃO ENSINO APRENDIZAGEM
Ana Angelica de Souza Freitas (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva - Hospital de Câncer I - INCA-HCI) ; Maria José Coelho (Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ -EEAN) ; Marcia Santos (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva - Hospital de Câncer I - INCA-HCI)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 216 - PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CUIDADOS COM O BEBÊ: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO
Pollyanna de Siqueira Queiros (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MATO GROSSO (UNEMAT)) ; Daniela do Carmo Oliveira (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MATO GROSSO (UNEMAT)) ; Ana Carolona Macri Gaspar (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MATO GROSSO (UNEMAT)) ; Denize Jussara Rupolo Dall´agnol (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MATO GROSSO (UNEMAT))
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 384 - PROJETO PINTE O SETE NO HOSPITAL PEDIÁTRICO: UMA EXPERIÊNCIA COM OS PROCESSOS DE ENSINO EM ENFERMAGEM E O LÚDICO
Silvana Roddrigues da Silva (Universidade Federal do Amapá) ; Gardênia Menezes de Araújo (Universidade Federal do Amapá) ; Josimara Gonçalves Coutinho (Universidade Federal do Amapá) ; Dirley Cardoso Moreira (Universidade Federal do Amapá) ; Jose Luiz Picanço da Silva (Universidade Federal do Amapá)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 043 - PROTOCOLO DE TROMBÓLISE: DESAFIOS À IMPLANTAÇÃO
Ana Paula Gaspari (Enfermeira, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil. E-mail: anagasper@hotmail.com) ; Josemar Batista (Enfermeiro, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil. E-mail: josemar.batista@hotmail.com) ; Francine Taporosky Alpendre (Enfermeira, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil. E-mail: franalpendre@gmail.com) ; Elaine Drehmer de Almeida Cruz (Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora da Graduação e Programas de Pós-graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil. E-mail: elainedrehmercruz@gmail.com)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 295 - REFLEXÕES DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM SOBRE O CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO ACERCA DO PLANEJAMENTO FAMILIAR
Marlene Ramos Euzebio (UNIGRANRIO) ; Jessica Simões de Leu (UNIGRANRIO) ; Patrícia Miranda Sá (UNIGRANRIO) ; Themine Gerardin Poirot Land Danielle Costa de Souza (UNIGRANRIO) ; Danielle Costa de Souza (UNIGRANRIO)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 508 - RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS ASSISTENCIAIS COMO ESTRATÉGIA DE INTEGRAÇÃO ENTRE O ENSINO E PRÁTICA
Vanessa Bertoglio Comassetto Antunes de Oliveira (CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL - UNIBRASIL) ; Louise Aracema Scussiato (CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL - UNIBRASIL) ; Angelita Visentin (CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL - UNIBRASIL)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 622 - REORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO NA REGIÃO SUL DO BRASIL: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA PRÓ-SAÚDE
Margarete Maria de Lima (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Daiana Kloh (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Aline Bussolo Correa (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Kenya Schmidt Reibnitz (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 358 - RESIDÊNCIA EM SAÚDE: O CASO DOS EGRESSOS DE UMA ESCOLA DE ENFERMAGEM
Ligia de Oliveira Viana (Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Susan Oliveira (Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Verônica Caé da Silva (Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Ann Mary M.f.rosas (Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Adriana da Silva Santiago (Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 467 - RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE: INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO.
Aline Furtado da Rosa (Faculdade Arthur Sá Earp Neto) ; Ann Mary Machado Tinoco Feitosa Rosas (Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ) ; Anna Beatriz Artigues de Araújo Vieira (Faculdade Arthur Sá Earp Neto) ; Larissa Luzia Valença (Faculdade Arthur Sá Earp Neto) ; Renata Jabour Saraiva (Faculdade Arthur Sá Earp Neto)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 199 - SAMUZINHO NA SALA DE AULA: BRINCANDO E EDUCANDO PARA A MELHOR UTILIZAÇÃO DO SERVIÇO
Keren Aliny de Souza (Graduanda de Enfermagem da Faculdade Pitágoras de Londrina) ; Cleiton José Santana (Enfermeiro do SAMU Regional Londrina. Docente da Faculdade Pitágoras de Londrina. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em enfermagem da UEM) ; Lucas Gabriel Capelari (Graduando de Enfermagem da Faculdade Pitágoras de Londrina) ; Kamila Costa Gonçalves (Graduanda de Enfermagem da Faculdade Pitágoras de Londrina) ; Renata Morais Alves (Graduanda de Enfermagem da Faculdade Pitágoras de Londrina)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 192 - SAMUZINHO NAS ESCOLAS: CONSTRUÇÃO COLETIVA DE ATIVIDADES LÚDICAS SOBRE O SAMU
Cinthia Caroline Emerich (Graduanda de Enfermagem da Faculdade Pitágoras de Londrina.) ; Amanda Kawana Saragon (Graduanda de Enfermagem da Faculdade Pitágoras de Londrina.) ; Cleiton Jose Santana (Enfermeiro do SAMU Regional Londrina. Docente da Faculdade Pitágoras de Londrina. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UEM.) ; Kamila Costa Gonçalves (Graduanda de Enfermagem da Faculdade Pitágoras de Londrina.) ; Renata Morais Alves (Graduanda de Enfermagem da Faculdade Pitágoras de Londrina.)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 161 - SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS PELOS TUTORES SOBRE A RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE
Divanice Contim (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Suzel Regina Ribeiro Chavaglia (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Eliana Maria Scarelli Amaral (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Rosali Isabel Barduchi Ohl (Universidade Federal de São Paulo)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 330 - UNIDADE DE PRÁTICA PROFISSIONAL: REORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES EDUCACIONAIS VISANDO A COMPETÊNCIA DIALÓGICA
Cássia Regina Fernandes Biffe Peres (Faculdade de Medicina de Marília) ; Sílvia Franco da Rocha Tonhom (Faculdade de Medicina de Marília) ; Elisabete Takeda (Faculdade de Medicina de Marília) ; Mara Quaglio Chirelli (Faculdade de Medicina de Marília) ; Shirlene Pavelqueires (Faculdade de Medicina de Marília)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 194 - VACINAÇÃO DE FEIRANTES DAS FEIRAS LIVRES DE FEIRA DE SANTANA - BA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Hayana Leal Barbosa (Faculdade de Tecnologia e Ciências) ; Carmen Lieta Ressurrreição dos Santos (Universidade Estadual de Feira de Santana) ; Elmirene Santos da Silva (Faculdade de Tecnologia e Ciências) ; Rafanielly de Oliveira Alves (Faculdade de Tecnologia e Ciências)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 374 - VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER: CONTRIBUIÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO RIO DE JANEIRO
Rodrigo Antônio Moreira Tenório (Universidade Federal Fluminense) ; Alice Akemi Yamasaki (Universidade Federal Fluminense) ; Rafaela Alves Barbosa (Universidade Federal Fluminense) ; Rayanne Leal Dias da Silva (Universidade Federal Fluminense) ; Stephanie Maciel de Gois Costa Homem (Universidade Federal Fluminense)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 453 - VIVENCIA NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO (PET - SAÚDE) VIGILÂNCIA EM SAÚDE, EM SÃO LUÍS/MA.
Rosilda Silva Dais (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO) ; Andréa Cristina Oliveira Silva (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO) ; Adna Gesarone Carvalho Ferreira (Secretaria Municipal de Saúde de São Luís) ; Francelena de Sousa Silva (Secretaria Municipal de Saúde de São Luís) ; Lena Maria Barros Fonseca (Secretaria Municipal de Saúde de São Luís)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 277 - VIVENCIANDO UM GRUPO COM GESTANTES
Danielle Costa de Souza (UNIGRANRIO/ EEAN-UFRJ) ; Jéssica Raimundo Souto (UNIGRANRIO) ; Priscilla Bellucio de Morais (UNIGRANRIO) ; Raiane Alves Vieira (UNIGRANRIO) ; Maria da Soledade Simeão dos Santos (UNIGRANRIO)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 042 - VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: IMPORTÂNCIA PARA FORMAÇÃO ACADÊMICA
Catiele Raquel Schmidt (Acadêmica do curso de Enfermagem Unijuí. Bolsista PIBIC/CNPQ do projeto Clima de Segurança do Paciente, Vinculado ao Grupo de Pesquisa Atenção à Saúde - GPAS.) ; Carine Feldhaus (Acadêmica do curso de Enfermagem Unijuí. Bolsista PIBIC/CNPQ do projeto Clima de Segurança do Paciente, Vinculado ao Grupo de Pesquisa Atenção à Saúde - GPAS.) ; Thays Cristina Berwig Rutke (Acadêmica do curso de Enfermagem Unijuí. Bolsista PIBIC/CNPQ do projeto Clima de Segurança do Paciente, Vinculado ao Grupo de Pesquisa Atenção à Saúde - GPAS.) ; Paola Aline Nunes Peno (Acadêmica do curso de Enfermagem Unijuí. Bolsista PIBIC/CNPQ do projeto Demandas de Cuidado de Pacientes Oncológicos em Tratamento: Proposta de Intervenção Pela Convergência da Pesquisa e Prática Educativa. Vinculado ao Grupo de Pesquisa Atenção á Saúde -) ; Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz (Acadêmica do curso de Enfermagem Unijuí. Bolsista PIBIC/CNPQ do projeto Demandas de Cuidado de Pacientes Oncológicos em Tratamento: Proposta de Intervenção Pela Convergência da Pesquisa e Prática Educativa. Vinculado ao Grupo de Pesquisa Atenção á Saúde -)
   
Área: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  








Senaden - Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem
© Todos os direitos reservados a ABEn
Adaltech