Roda de Conversa
268 | PETGRADUASUS E SEU IMPACTO NO ENSINO: ESTIMULANDO A CULTURA DA INVESTIGAÇÃO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE. | Autores: Adriana Cristina Franco (Faculdades Pequeno Príncipe) ; Ivete Palmira Sanson Zagonel (Faculdades Pequeno Príncipe) ; Karin Rosa Persegona Ogradowski (Faculdades Pequeno Príncipe) ; Beatriz Cristina Santiago Costa Born (Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba) ; Michelle Alves Kodama Pozzatti (Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba) |
Resumo: Atendendo às proposições do edital do PET/GraduaSUS, a Faculdades Pequeno Príncipe foi selecionada com os cursos de Enfermagem e Medicina, em parceira com a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba/Paraná, para desenvolver o programa de Ensino pelo Trabalho (PET/GraduaSUS) vinculado ao Ministério da Saúde. Este, contempla projetos que se proponham a desenvolver mudanças curriculares alinhadas as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para todos os Cursos de Graduação na área da saúde, além de qualificação dos processos de integração ensino-serviço-comunidade de forma articulada entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e as instituições de ensino. Das ações em desenvolvimento, a partir de maio de 2016, considerando as DCN do Curso de Enfermagem1, objeto deste trabalho, e as propostas do projeto2, destaca-se a competência comunicação. Atendendo a esta diretriz o projeto se propõe a aperfeiçoar a capacidade comunicativa dos estudantes com a comunidade e a compreensão da complexidade do contexto social e o processo saúde-doença, por meio da investigação participativa3. Na prática, os estudantes orientados pelos preceptores e tutores estarão discutindo e refletindo sobre a mudança das DCN do Curso de Enfermagem e as mudanças curriculares na formação, de modo a integrar distintos núcleos de saberes e a interdisciplinaridade ao promover a criação de espaços de construção coletiva de saberes e fazeres entre IES e serviços de saúde. Os estudantes estão orientados a organizar, promover e efetivar dinâmicas sobre a comunicação verbal e não verbal nos espaços da saúde coletiva utilizando de metodologias ativas. Espera-se com esta experiência, aperfeiçoar o aprendizado do trabalho em equipe multiprofissional e a conquista progressiva da autonomia dos tutores, preceptores e estudantes frente a investigação participativa na saúde pública projetando-se para uma reflexão da prática numa perspectiva de mudança curricular que projete a Enfermagem, para atender às demandas do SUS para efetiva integração ensino-serviço-comunidade. Descritores: Cuidados de enfermagem, currículo, integração EIXO 1 - Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem REFERÊNCIAS: 1. Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Enfermagem. Resolução n. 3 de 7 de novembro de 2001 - CNE. Brasília, DF, 2001. 2. Faculdades Pequeno Príncipe. Projeto PET-SAÚDE/GraduaSUS-2016/2017. Edital n.13, de 28 de setembro de 2015. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba/Pr. 3. Dias S, Gama A. Investigação participativa baseada na comunidade em saúde pública: potencialidades e desafios. Rev Panam Salud Publica. 2014;(35)(2):150-4 |