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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 521

Roda de Conversa


521

A EDUCAÇÃO EM SAUDE NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM : A VIVÊNCIA DE TROCAR,ENSINAR E APRENDER, ATRAVÉS DAS RODAS DE CONVERSA

Autores:
Lais da Gama Dias Silva (Centro Universitario de Barra Mansa) ; Ana Cristina de Souza Braga (Centro Universitario de Barra Mansa) ; Andre Luiz Baptista Reis (Secretaria Municipal de Saude de Volta Redonda)

Resumo:
A EDUCAÇÃO EM SAUDE NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM : A VIVÊNCIA DE TROCAR,ENSINAR E APRENDER, ATRAVÉS DAS RODAS DE CONVERSA Lais da Gama Dias Silva* Ana Cristina de Souza Braga** Andre Luiz Baptista Reis*** Este trabalho é o resultado de iniciativa na área de integração ensino-serviço, envolvendo graduandos de enfermagem,docentes e profissionais das Unidades de Saúde de município do Médio Paraíba, RJ; objetivando ampliar atividade de educação em saúde às comunidades ,considerando as realidades locais e o potencial educador dos graduandos, como atores responsáveis pela ação, norteados pela premissa que o movimento de educação popular em saúde valoriza a prática educativa, numa perspectiva horizontal da relação profissional-usuário, incentivando as trocas interpessoais, as iniciativas da população usuária e, pelo diálogo, busca compreender o saber popular1.Após diagnostico educativo e planejamento conjunto, os graduandos desenvolveram as rodas de conversa com temáticas em seis comunidades do município, com usuários de cada território, adultos m grupos de 15-20 pessoas, durante os meses de março a junho de 2016, com envolvimento de 130 pessoas entre alunos e comunidade. As rodas ocorreram em locais predefinidos na comunidade, por cerca de 1 hora , e em total de duas rodas por comunidade. A experiência do aluno em ser protagonista do processo de execução, interagindo com a comunidade em seu meio, em prol da melhoria da qualidade de vida , a partir da reflexão conjunta sobre o modo de vida dos sujeitos oportunizou o aprendizado singular de troca e aprender a fazer e apender a ser a todos os envolvidos. Os resultados para as comunidades envolvidas foram mensurados nos serviços, com maior captação e adesão as propostas terapêuticas. Nas comunidades atendidas, a procura e retorno ao serviço aumentou em 30 % , sendo já solicitados pelos enfermeiros responsáveis pelos serviços ,a continuação do Projeto de parceria no segundo semestre de 2016. A contribuição para a Enfermagem é inequívoca , no que refere-se ao papel na educação, na relação de cuidado promotor em saúde, possibilitando reflexão e valorizando o saber popular. Palavras chave: Enfermagem. Educação em Saude. Aprendizagem Referências: Oliveira LC, Ávila MMM, Gomes AMA, Sampaio MHLM. Participação popular nas ações de educação em saúde: desafios para os profissionais da atenção primária, Interface (Botucatu)2014; 18 Supl 2:1389-1400. Eixo 1 - Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram *Enfermeira, Professora em Enfermagem do Centro Universitario de Barra Mansa, Mestre em Enfermagem, Coordenadora d Curso de Graduação em Enfermagem, email: enfermagem@ubm.br ( relatora) **Enfermeira, Professora em Enfermagem do Centro Universitario de Barra Mansa, Especialista em Enfermagem, *** Enfermeiro, Gerente da UBSF Mariana Torres ,Especialista,SMSVR, Volta Redonda.