Roda de Conversa
223 | O ENSINO E O SERVIÇO COMO OPORTUNIDADE DA APRESNDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Izabel Cristina Ribeiro da Silva Saccomann (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) ; Raquel Aparecida de Oliveira (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) ; Ruth Bernarda Riveros Jeneral (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) |
Resumo: Introdução: A integração entre ensino-serviço-comunidade sempre foi um desafio no ensino de enfermagem e nesta direção, o Curso de Enfermagem da PUC/SP adota metodologias ativas desde 2007. No 2° ano é norteado pelo Problem Based Learning (PBL), que destaca o uso de um contexto da prática para o aprendizado, desenvolvido no eixo: Assistência de Enfermagem ao Ser Humano na Atenção Básica. Durante a epidemia da Dengue, o cenário de prática apresentava-se com mudanças no processo de trabalho e na sistematização do Programa de Atendimento à Saúde do Adulto. O desafio imposto era de adequar as atividades de ensino-aprendizagem previstas para o Módulo Adulto e articular com as demandas das atividades práticas do ensino e do serviço. Objetivos: Relatar a experiência com PBL nas atividades do Módulo Adulto durante a epidemia da dengue, no primeiro semestre de 2015. Método: Relato de experiência das tutoras. Na sessão de tutoria foi elaborado um problema baseado na situação real dos casos de dengue e como atividade de integração o tema foi abordado pela Enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do município. Resultados: Os resultados demonstraram as competências aprendidas quanto ao conhecimento: fisiopatologia, sinais e sintomas e formas de transmissão (inter-humana e vertical), classificação de risco, diagnóstico, tratamento, complicações e medidas de prevenção; as habilidades: medidas da pressão arterial (em pé e sentado), prova do laço e sua interpretação, impressos de controle e notificação, administração de medicamentos, registros, identificação dos sinais de complicação, educação em saúde, e as atitudes: trabalho interdisciplinar e intersetorial, trabalho em equipe, solidariedade e cidadania, criatividade, flexibilidade. Conclusões: Esta experiência mostrou que dentro do método PBL é possível a flexibilização do planejamento e sua adequação baseada na necessidade de saúde da população daquele momento e permitindo a integração entre ensino e serviço. Ainda, foi possível a integração de conteúdos desta situação-problema não explorada anteriormente, bem como, a articulação das competências. Referências Albuquerque VS, Gomes AP, Rezende CHA et. al. Integração Ensino-serviço no Contexto dos Processos de Mudança na Formação Superior dos Profissionais da Saúde. Rev Bras Ed Médica 356 32 (3) : 356-362; 2008 Pizzinato A, Gustavo AS, Santos BRL, et al. A Integração Ensino-Serviço como Estratégia na Formação Profissional para o SUS. Rev Bras Ed Médica. 170 36 (1, Supl. 2) : 170-177; 2012. Palavras chave: educação em enfermagem, aprendizagem baseada em problemas, prática profissional |