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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 346

Roda de Conversa


346

A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM E AO PROGRAMA DE SAÚDE DA PESSOA IDOSA.

Autores:
Ingrid Raiane Renê Cordeiro (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)) ; Tiago de Nazaré das Chagas E Chagas (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)) ; Nara Thassiana da Silva Viegas (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)) ; Sandra Helena Isse Polaro (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)) ; Polaro; Geyse Aline Rodrigues Dias (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA))

Resumo:
A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM E AO PROGRAMA DE SAÚDE DA PESSOA IDOSA. Ingrid Raiane Renê Cordeiro;1 Tiago de Nazaré das Chagas e Chagas2; Nara Thassiana da Silva viegas;3 Sandra Helena Isse Polaro;4 Geyse Aline Rodrigues Dias5. INTRODUÇÃO: O processo de envelhecimento é um dos mais marcantes acontecimentos nos mais variados tipos de agrupamentos sociais, e vem se intensificando nos países em desenvolvimento como o Brasil. As mudanças no perfil populacional refletem grandes preocupações não só em decorrência dos agravos de doenças crônicas, mas da interação da saúde física e mental, da independência financeira, capacidade funcional e suporte social¹. É preciso ressaltar que saúde não é apenas uma questão de assistência médica e de acesso a medicamentos. A promoção de "estilos de vida saudáveis" é encarada pelo sistema de saúde como uma ação estratégica¹. Perante esta nova conjuntura, fazem-se necessárias ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde, partindo de ações integradas entre os níveis de atenção a saúde, em uma perspectiva interdisciplinar e multiprofissional. Nessa perspectiva o Projeto de Extensão Vivendo e Aprendendo a Envelhecer com Qualidade, vinculado a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do município de Belém do Pará, vem desenvolvendo desde 2013 ações de educação em saúde com foco na melhoria da qualidade de vida dos idosos matriculados na Unidade Municipal de Saúde (UMS) do bairro do Guamá, bairro periferico de Belém, e que sofre com diversos problemas sociais fatores estes que certamente interferem na saúde e qualidade de vida de seus habitantes, dentre eles a população idosa. OBJETIVOS: Objetivou-se relatar as experiências vivenciados pela equipe do projeto de extensão universitária em enfermagem "Vivendo e Aprendendo a Envelhecer co Qualidade" no desenvolvimento de estratégias educativas, buscando a melhoria da qualidade de vida de idosos atendidos pela UMS - Guamá. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: Este trabalho trata-se de um relato de experiência extensionista, de cunho descritivo, e visa relatar as experiências vivenciadas pela equipe do projeto de extensão "Vivendo e aprendendo a envelhecer com qualidade" no desenvolvimento de ações de educação em saúde direcionadas a um grupo de idosos. As ações de educação em saúde, foram desenvolvidas junto a um grupo de convivência de idosos atuante na Unidade Municipal de Saúde (UMS), do bairro do Guamá, bairro este, que possui uma população de 94.610 ², e surgiu a partir de um processo histórico de higienização de metrópoles, o que culminou em um local marcado por problemas estruturais e sociais, sendo também considerados um dos bairros mais violentos da capital paraense. A UMS do Guamá, é a unidade de saúde do bairro com o maior número de matrículas, contando com cerca de 25.300 usuários matriculados, é também campo de ensino do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pará (UFPA). A UMS atende a várias especialidades médicas, oferece aos usuários os programas de diagnóstico e tratamento de tuberculose e hanseníase, programa de saúde mental; pré-natal e saúde da criança, controle do tabagismo, e ainda o Programa Hiperdia, para o atendimento dos usuários portadores de hipertensão arterial e diabetes mellitus além do PROGRAMA DE SAÚDE DA PESSOA IDOSA. RESULTADOS: A equipe do programa de extensão é composta por discentes que em conjunto com a equipe de profissionais da UMS, e os próprios idosos decidem a temática a ser trabalhada, levando em consideração as limitações físicas e a realidade o qual estão inseridos. Tratando-se do terceiro ano do programa, os idosos já se encontram acostumados às ações desenvolvidas, e já esperam ansiosos pelos encontros, de tal forma, que já não se percebe tanta dificuldade na participação dos mesmos nas atividades propostas, pois se sentem confortáveis para expor suas dúvidas e contribuir nas discussões tanto com o mediador, como com os próprios colegas. Como o projeto sempre visou a abordagem de temas centrados na prevenção de patologias próprias da idade (diabetes, hipertensão, alimentação saudável dentre outras), desta vez resolveu-se além de manter tais temática, optou-se por introduzir assuntos mais íntimos como "a relação entre fé e saúde", "a sexualidade na velhice", e a" violência contra o idoso", além de temas que pudessem ser abordados de forma ainda mais ativa como "alongamento corporal e postura", e o "ato de dançar como atividade física", assim os idosos mostraram-se mais interessados e participativos. Desta forma, os relatos dos idosos revelaram a alegria em poder aprender e contribuir na construção coletiva do conhecimento, pois o diálogo possibilita repensar a sua realidade e assim agir para que possa transformar o seu cotidiano e seus hábitos, o de seus familiares, companheiros, e da própria comunidade onde estão inseridos, pois se tornam multiplicadores do saber, e assim se emancipam dentro de sua sociedade estabelecendo uma visão mais crítica de mundo. CONCLUSÃO: Seguindo a diretriz da OMS sobre o Envelhecimento Ativo, os grupos de idoso seguem a premissa da educação em saúde, focando na prevenção de patologia e agravos, porém tomando uma abordagem onde permite-se neste grupo além dos espaços voltados para a saúde do corpo, objetiva-se também promover a convivência destes idosos com seus semelhantes de modo a estimular a interação social e a promoção de um espaço de lazer e descontração. Assim, as ações desenvolvidas junto a estes grupos de idosos corroboram para a efetivação dos objetivos do programa de saúde do idoso, prestando uma assistência baseada no conceito ampliado de saúde, desenvolvendo trabalho de prevenção não somente de doenças biológicas, mas também provendo um espaço de discussão de angústias que possam afetar também a saúde mental. IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: O processo de trabalho da enfermagem geriátrica na atenção primária deve estar direcionado para as especificidades da pessoa idosa, estabelecendo relações e criando vínculos com o idoso, a família e a comunidade, guardando sempre uma conduta ética4. Do ponto de vista acadêmico, este proporciona uma experiência sem precedentes para o graduando em enfermagem, pois permite vislumbrar um cuidado centrado na prevenção e promoção da saúde, podendo acompanhar de perto os resultados que as ações educativas surtem na vida do usuário e na comunidade. Descritores: Idoso; Enfermagem; Atenção Primária à saúde. Referencias 1 BRASIL -MINISTÉRIO DA SAÚDE. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Brasília-DF.Departamento de Atenção Básica, 2007. 2 IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, 2012. População residente por situação de domicílio e grupo de idade. http://ibge/home/estatítica/população/condiçãodevida/indicadoresminimos/sinte Edeindic adoressociais2012. Acesso em 14.08.2015. 3 SILVA, F.S. ; PINTO,M.J.M.; GUEDES,M.L.A.L; PARREIRA,C.M.S.F. Análise das Políticas Públicas de Saúde Voltadas para a Pessoa Idosa com Deficiência no Brasil e no Distrito Federal.2007. 133 f.Monografia (Especialização em Políticas Públicas e Gestão Estratégica em Saúde.Brasília ,2007. 4 POLARO, S.H.I; GONÇALVES, L.H.T; ALVAREZ, A.M.. Construindo o fazer gerontológico pelas enfermeiras das Unidades de Estratégia Saúde da Família.in: Rev Esc Enferm USP 2013; 47(1):160-7. 1Academica de Enfermagem da Universidade Federal do Pará. endereço eletrônico: ingrid_rene@live.com 2 Acadêmico de Enfermagem da Universidade Federal do Pará. 3 Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal do Pará. 4 Enfermeira, Professora doutora da Universidade Federal do Pará. 5 Enfermeira, Professora Mestre da Universidade Federal do Pará.