Comunicação coordenada
422 | MUDANÇAS CURRICULARES E INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO - COMUNIDADE | Autores: Pollyana Bortholazzi Gouvea (UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI) ; Eleide Margareth Pereira Fharat (UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI) ; Ionice Maria Amaral (UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI) ; Heloísa Beatriz Machado (UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI) ; Jonilda Hugen Souza Vieira (UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI) |
Resumo: Introdução: Desde a aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais, os cursos que compõem o Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Vale do Itajaí, fomentam ações para efetivar a formação acadêmica e profissional com competências, habilidades e conteúdos contemporâneos, capazes de atuarem, com qualidade e resolutividade no Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre as ações realizadas em todos os cursos, podemos citar construção de novas matrizes curriculares, reformulação dos planos de ensino buscando contemplar o equilíbrio entre serviço, o conhecimento técnico-científico e a determinação social do processo saúde doença; a incorporação de metodologias de ensino capazes de superar o modelo tradicional conteúdista e fragmentado, para uma aprendizagem mais ativa, de abordagem transdisciplinar e baseada na resolução de problemas adequados a realidade social e epidemiológica. Nesta perspectiva, os currículos vêm sendo construídos e reconstruídos cotidianamente a fim de promover mudanças que priorizem o pensamento crítico, reflexivo e criativo, objetivando qualificar recursos humanos nas profissões da área da saúde pautados no entendimento que a saúde depende de um processo de trabalho coletivo do qual resulta, como produto, o cuidado integral. Objetivo: Descrever as mudanças curriculares que, alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), qualificam os processos de integração ensino-serviço-comunidade de forma articulada com o Sistema Único de Saúde e as instituições de ensino. Metodologia: Descrever a implementação de disciplinas com conteúdos integradores sobre o campo da saúde coletiva do 1º ao 4º período dos cursos de graduação na área da saúde. Resultado: A partir da aprovação do projeto PET-SAUDE/GraduaSUS 2016/2017 foram desenvolvidos e implementados conteúdos integradores em disciplinas já existentes nos cursos do CCS. Estas disciplinas ocorreram nos períodos iniciais, com grau de complexidade crescente, utilizando metodologias ativas e inovadoras, além de inserção nas Redes de Atenção em Saúde. A imagem-objetivo foi a mudança nos projetos pedagógicos dos cursos, considerando as DCNs, fomentando a reflexão sobre a importância da construção coletiva desse processo. A gênese desta mudança nos planos de ensino consistiu na discussão sobre o processo saúde-doença sob a ótica da determinação social. No primeiro semestre, pretendeu-se que o aluno conhecesse as concepções de Saúde e Sociedade; Sistema Único de Saúde; Redes de Atenção a Saúde; Gestão em saúde no âmbito do SUS; Fundamentos do conhecimento científico; conceito ampliado de saúde, compreendendo-a como resultado de múltiplas determinações e mantenedora de uma relação direta com o social, o que influencia o processo de adoecer e morrer das pessoas nas comunidades. Com vistas a atender as demandas referidas, foram realizados dois momentos interdisciplinares e multiprofissionais de imersão nas Unidades Básicas do município de Itajaí- SC. O intuito inicial foi aproximar Ensino/Serviço, buscando conhecer a estrutura física e organizacional, processo de trabalho das equipes, programas desenvolvidos, recursos humanos, fluxo, as ferramentas de gestão (E-SUS), perfil epidemiológico da população adscrita e relação da determinação social no processo saúde-doença. O segundo momento foi para aproximação com a população organizada (associação de moradores, reuniões comunitárias, clube de futebol, grêmio estudantil, clube de mães, grupos de oração, escoteiros, entre outras possibilidades), com o intuito de conhecer a forma de organização da sociedade, a dinâmica das relações, a importância do vínculo nas relações sociais, comunidade/serviço. Para segundo semestre, pretende-se que o aluno conheça as Políticas Públicas de Saúde no Brasil; Reforma Sanitária e SUS; História da Saúde Pública no Brasil; Introdução a Educação em Saúde; Ampliação do objeto de trabalho (pessoa/grupo). Para tanto, os alunos terão um dia de imersão teórica preparatória para a vivência nas Redes de Atenção à Saúde. Durante este momento, os alunos serão distribuídos em cinco municípios da Região de Saúde, sendo recepcionados pelos alunos da residência multiprofissional. O intuito é que seja possibilitado a participação no movimento VER-SUS, articulando diferentes programas de reorientação profissional. Considerações Finais: Promover a articulação entre ensino-serviço de forma integrada em todos os cursos da saúde é objeto de desejo para aprimoramento e desenvolvimento de competências pessoais/profissionais, haja vista o desenvolvimento dos núcleos multiprofissionais que vem sendo construídos pelo Sistema Único de Saúde, como por exemplo, o NASF. Porém, é imprescindível que se rompa o paradigma da fragmentação das profissões desde a graduação para que, desta forma, seja possibilitado ao acadêmico a real visão do ser humano como um todo e que a integração entre as profissões que dele cuidam se faz necessária para atender as necessidades deste sujeito. Logo, com o desenvolvimento destas ações, é permitido ao acadêmico experimentar a integração entre as profissões, possibilitando a compreensão da importância de cada uma delas dentro do contexto do cuidado. Contribuições para a enfermagem: A enfermagem enquanto profissão integradora em todos os níveis de atenção à saúde se torna instrumento imprescindível para o desenvolvimento de estratégias que garantam o cuidado ao ser humano. Desta forma, é evidente que a articulação promovida pelas disciplinas integradoras, fortalecerão, ainda mais, a importância desta profissão para o desenvolvimento das ações em saúde para os indivíduos e comunidades, a partir da sua realidade. Descritores: Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Ensino. Eixo 1 - Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem - Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram REFERÊNCIAS 1. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 198/GM - MS, de 13 de fevereiro de 2004. Institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providências. Brasília. Ministério da Saúde, 2004. 2. CECIM, R.B & FEUERWERKER, L.C.M. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis - Revista de Saúde Coletiva, 14 (1): 41-66, 2004. 3. SILVA. G. A.;GONZE, G.G. A integralidade na formação dos profissionais de saúde: tecendo valores. Revista de Saúde Coletiva: v.21, n.1,:p.129-46, 2011. 1. Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. E-mail: pollyana.gouvea@univali.br. 2. Enfermeira, Mestre em Avaliação e Inovação Tecnológica (UFSC), Docente do Curso de Graduação em Enfermagem, Diretora de Assuntos Profissionais da ABEn Seção SC (gestão 2013-2016), Coordenadora do PRÓ/PET-Saúde UNIVALI. E-mail: lelefarhat@gmail.com. 3. Enfermeiro. Mestre em Saúde e Gestão do Trabalho (UNIVALI). Docente do curso de graduação em enfermagem (UNIVALI). E-mail: ionice.m@hotmail.com. 4. Enfermeiro. Mestre em Enfermagem (UFSC). Coordenadora curso de graduação em Enfermagem UNIVALI. E-mail:heloisa@univali.br. 5. Enfermeira. Especialista em Saúde da Família (UFSC). Coordenadora da Estratégia Saúde da Família de Itajaí/SC. Coordenadora do PET-SAUDE/GraduaSUS. E-mail. Psf.sms.@itajai.sc.gov.br |