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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 358

Comunicação coordenada


358

RESIDÊNCIA EM SAÚDE: O CASO DOS EGRESSOS DE UMA ESCOLA DE ENFERMAGEM

Autores:
Ligia de Oliveira Viana (Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Susan Oliveira (Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Verônica Caé da Silva (Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Ann Mary M.f.rosas (Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Adriana da Silva Santiago (Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo:
As diretrizes e princípios do SUS possibilitam reflexão sobre o processo de formação dos profissionais de saúde, visando à integração ensino serviço. Estudo com base nas diretrizes curriculares de Enfermagem e nos Pilares da Educação, que configura a forma como o saber deve ser construído, apresenta o tema: egressos de uma Instituição de Ensino. Objetivos: descrever o perfil dos egressos de uma Escola de Enfermagem do Programa de Residência em Saúde e analisar a motivação destes na pós-graduação Lato Sensu. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, do tipo descritivo. Realizado em Instituição de Ensino Superior da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sujeitos nove egressos, inscritos no Programa de Residência em Saúde. Foram atendidos os aspectos éticos, Resolução 466/2012. Coleta de dados: entrevistas abertas, com perguntas direcionadoras. Resultados: os egressos moram na cidade do Rio de Janeiro, se graduaram em quatro anos, com exceção de um, que iniciou licenciatura, atuantes em projetos durante a graduação. Fatores motivadores: insegurança após a formação na graduação, busca por experiência, aperfeiçoamento da habilidade prática, problematização para aplicar no mestrado, maior contato com área de atuação. O estudo permitiu verificar a influência que a Instituição de Ensino teve sobre os egressos e possibilitou reflexão sobre o seu método de ensino. E aponta: qualidade do corpo docente, validade em se repensar a estruturação dos estágios, e o mérito em cumprir com o tripé da universidade, sobretudo pesquisa e extensão, visto pelos egressos como excelente. Referência: KEISER, DE, SERBIM, AK. Diretrizes curriculares nacionais: percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem. Rev. Gaúcha Enferm. 2009; 30(4):633-¬40. Descritores: Educação. Enfermagem. Capacitação em Serviço.