Roda de Conversa
343 | A CONSTRUÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES DO CURSO DE ENFERMAGEM A PARTIR DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO | Autores: Luciane Romanio (Universidade Federal do Paraná) ; Aida Maris Peres (Universidade Federal do Paraná) ; Jorge Vinicius Cestari Felix (Universidade Federal do Paraná) ; Sandra Mara Alessi (Universidade Federal do Paraná) ; Verônica A. Mazza (Universidade Federal do Paraná) |
Resumo: De acordo com as Diretrizes Curriculares para os cursos da área da saúde, que apontam para uma formação pautada nos princípios do SUS, os projetos de integração ensino-serviço-comunidade apresentam-se como uma oportunidade de construção compartilhada, que permite aos alunos e profissionais ampliarem sua visão das necessidade de saúde da população, exercitando o atendimento integral ao cidadão com o planejamento em saúde considerando a rede de atenção, seus equipamentos e as estratégias de integração, com vistas à continuidade do cuidado. O Sistema Único de Saúde - SUS é, portanto, compreendido como espaço para a organização de novas práticas e serviços Para tanto, o PET-SAÚDE/GRADUASUS do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná apresenta-se como oportunidade de construção compartilhada, articulando o ensino, serviço e comunidade, para permitir aos alunos e profissionais ampliação de sua visão da atenção à saúde e organização dos serviços do SUS, por meio da reorientação da formação profissional, O objetivo do projeto consiste em desenvolver mudanças curriculares alinhadas às discussões das Diretrizes Curriculares em âmbito nacional, para a formação do profissional enfermeiro/a para o SUS. A metodologia utilizada foi a programação de reuniões para discussões das diretrizes curriculares com os participantes do projeto (profissionais do serviço, alunos e professores envolvidos). Os resultados dos debates qualificaram os processos de integração entre o ensino-serviço, ampliando o conhecimento dos envolvidos sobre as necessidades de saúde da população, organização dos serviços do Sistema de Saúde Local e as diretrizes curriculares para formação dos profissionais enfermeiros/as. |