Imprimir Resumo


Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 479

Roda de Conversa


479

LABORATÓRIO DE SIMULAÇÃO NO ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM: AÇÃO PROMOTORA DA APROXIMAÇÃO ENSINO - SERVIÇO.

Autores:
Lucilane Maria Sales da Silva (Universidade Estadual do Ceará) ; Dafne Paiva Rodrigues (Universidade Estadual do Ceará) ; Francisca Gomes Montesuma (Universidade Estadual do Ceará) ; Maria Elisabete Costa da Cruz (Universidade estadual do Ceará) ; Raimundo Augusto Martins Torres (Universidade estadual do Ceará)

Resumo:
Introdução: Na formação do profissional de saúde algumas críticas são feitas quanto ao distanciamento entre o ensino e o ambiente da prática. Neste contexto, a integração ensino-serviço deve abranger um trabalho coletivo, pactuado e integrado entre docentes e discentes dos cursos da área da saúde juntamente com os trabalhadores e gestores que objetiva a qualificação da atenção à saúde.1 Cabe destacar a contribuição da formação para o desempenho da prática profissional, no desenvolvimento de competências que envolvem o cuidado direto e indireto. De modo geral, as disciplinas curriculares abordam os conceitos básicos e apontam diretrizes para esta formação. Contudo, é papel do professor de disciplinas como no caso da Administração aplicada à enfermagem, discutir com o aluno a relação da teoria com a realidade da prática gerencial e se possível pensar estratégias que possam fazer esta aproximação, ainda no contexto do processo de formação. Isso é possível pelo desenvolvimento de atividades teórico-práticas como a que descrevemos neste relato. Objetivo: Relatar a experiência de uma ação formativa que promoveu a aproximação ensino serviço, realizada em um curso de graduação em enfermagem. Metodologia: Trata de relato da experiência do processo ensino-aprendizagem que conseguiu promover a aproximação ensino serviço por meio do que se denominou de Laboratório de Simulação. Esta é desenvolvida na disciplina Administração do Processo de Trabalho em Enfermagem, ofertada no sexto semestre do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará. O processo envolveu a participação de docente, discentes e enfermeiras assistenciais. Relata-se a ação ocorrida no mês de maio de 2016. Relato da experiência: O Laboratório de Simulação consta de relato e encenação de casos que envolvem a área da administração, ocorrem no contexto da prática da Enfermagem e da saúde e merecem discussão coletiva. A atividade é realizada em grupo de no máximo seis alunos. A ação é programada e consta no planejamento da disciplina em torno de cinco Laboratórios de Simulação, estes devem ocorrer durante todo o semestre letivo. A escolha dos temas de cada laboratório é discutido com os discentes no início da disciplina e a atividade recebe pontuação para ser somado com a nota final da disciplina. Para o desenvolvimento dos laboratórios são escolhidos cinco temas daqueles que constam no programa. Posteriormente, para cada tema é agregado um texto de base para leitura e aprofundamento da temática. A ação propriamente dita acontece no ambiente da sala de aula, o grupo de alunos previamente de posse do tema escolhido para aquele dia e após leitura do texto, preparam uma situação fictícia ou real, a qual tenham vivenciado em campo de prática e/ou tenham ouvido de um profissional da área. Previamente, o docente da disciplina convida três enfermeiras do serviço, em geral são profissionais que já mantém certa aproximação com o curso de enfermagem ou participam do grupo de pesquisa da docente e que apresentam vasta experiência na área da assistência e da administração em enfermagem. O papel dos profissionais é de colaborar na discussão da temática aproximando as situações apresentadas ao contexto da prática, além de avaliar o desempenho dos alunos. Ao final das apresentações cada grupo de alunos foi orientado a concluir com uma síntese criativa, que reforce as principais questões abordadas. Relata-se a experiência que ocorreu no mês de maio de 2016. O tema, inicialmente proposto foi Teorias Administrativas e o contexto da prática administrativa em Enfermagem. Na disciplina estavam matriculados 22 alunos que foram distribuídos em quatro grupos, dois com cinco membros e dois com seis membros cada. No dia de realização do laboratório os discentes foram orientados a estarem vestidos de jalecos branco e o ambiente da sala de aula foi preparado conforme a necessidade de cada situação apresentada. Foram encenadas quatro casos do contexto prático que nos revelou a forte presença das teorias administrativas, principalmente, as clássicas, como as concepções Tayloristas e Fayolistas. Os quatros grupos conseguiram trazer questões importantes tais como a divisão do trabalho, a pouca valorização do trabalho manual, a ação de supervisão vinculada a controle das atividades e das pessoas, entre outros. Nesta atividade os enfermeiros assistenciais puderam discutir com os discentes e confirmar muitas questões apresentadas. Foi gerada reflexão e análise crítica importante para se agregar a formação dos discentes. O processo de avaliação da atividade foi realizado a partir da participação de discentes e enfermeiras, que relataram a grande contribuição desta atividade para reflexão e estudo do tema em pauta. De acordo com relatos os alunos propiciaram as enfermeiras refletirem sobre sua prática e estas por sua vez propiciaram aos discentes aproximação das discussões ao contexto da prática da enfermagem. Conclusão: Conclui-se que esta é uma atividade que se mostrou de muita importância, principalmente por trazer o discente a discutir juntamente com os profissionais do serviço, questões da assistência de enfermagem mais próximas das que ocorrem no ambiente das instituições de saúde. A participação dos enfermeiros assistenciais tornou o processo ensino-aprendizagem dinâmico e rico de discussões reais que favoreceram o processo formativo dos discentes. Ao final foi feito avaliação da atividade a partir dos envolvidos, com relatos de que a mesma foi criativa, superou o ensino verticalizado e fez discentes, docente e enfermeiros assistenciais discutirem as situações cada um com o olhar e experiências que contribuiu para enriquecer o processo- ensino-aprendizagem. Contribuições/Implicações para a Enfermagem: Esta foi uma atividade importante que propiciou, aos profisionais do serviço, um diálogo com o âmbito da formação em enfermagem, e uma maior aproximação de docentes e discentes aos profissionais do serviço em uma colaboração mútua. Além disso, foi uma metodologia ativa, intregativa dos cenários da formação e da prática e implicou os enfermeiros da assistência com o processo formativo. As dificuldades de trazer o enfermeiro assistencial para o espaço da sala de aula podem ser superadas, quando se valoriza o papel destes e se cria condições, tais como as contribuições da pós-graduação, a abertura dos grupos de pesquisas para que os profissionais possam se integrar as pesquisas, entre outras. Descritores: Enfermagem, Administração, ensino-serviço, processo ensino-aprendizagem. Referências: Gonçalves CNS, Corrêa AB, Simon G et al. Integração ensino-serviço na voz de profissionais de saúde. Rev enferm UFPE on line., Recife, 8(6):1678-86, jun., 2014 1684. Andrade SR de, BAE, Mattia D de, Boehs CGE, Daussy MFS. Cooperation and the relationship between education and healthcare institutions: the nursing pró-saúde project. Texto contexto - enferm. [Internet]. 2014 Mar [cited 2016 July 15] ; 23( 1 ): 160-166. Chaves LDP, Camelo SHH, Laus AM. Mobilizando competências para o gerenciamento do cuidado de enfermagem. Rev Eletr Enferm [ serial on the Internet ]. 2011 [ cited 2011 Dec 14 ]13 (4):594. Eixo 1 - Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem 6. Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram 1. Enfermeira. Dra. em Enfermagem, profa. Associada do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará. Email: lucilanemaria@yahoo.com.br 2. Enfermeira.Dra. em Saúde Coletiva profa. Adjunto do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará. 3. Enfermeiro.Dr. em Enfermagem, prof. Adjunto do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará.