Roda de Conversa
87 | INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: UM ESPAÇO DE PARCERIA PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM | Autores: Péliclis Nunes (Universidade Federal do Paraná) ; Aida Maris Peres (Universidade Federal do Paraná) ; Jorge Vinicius Cestari Felix (Universidade Federal do Paraná) ; Sandra Mara Aless (Universidade Federal do Paraná) ; Verônica Azevedo Mazza (Universidade Federal do Paraná) |
Resumo: O PET-SAÚDE/GRADUASUS do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná tem como pressupostos a promoção da integração ensino-serviço-comunidade e a educação pelo trabalho, por meio da reorientação da formação profissional, assegurando uma abordagem integral do processo saúde-doença, promovendo transformações nos processos de geração de conhecimento, de ensino-aprendizagem, de prestação de serviços de saúde, do fomento de grupos de estudos e tutorial no âmbito dos programas e ações do Sistema Único de Saúde - SUS. .O objetivo consiste em construir um projeto para proporcionar ao aluno do curso de enfermagem a vivência do processo de trabalho, de acordo com as necessidades do SUS, tendo como perspectiva a qualificação das ações e serviços de saúde oferecidos à população. Nesse contexto, o projeto da Enfermagem se desenvolve em quatro equipamentos da Secretaria Municipal de Saúde, com a duração de 24 meses e a participação de 6 enfermeiras da atenção básica de saúde, na qualidade de preceptores, 2 alunos como monitores e 4 professores como tutores das diferentes áreas de conhecimento do Curso de Graduação. O projeto foi elaborado e aprovado pelo Ministério da Saúde, com a participação dos envolvidos e a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba - SMS/CTBA. Os resultados das discussões do projeto consolidou a parceria do serviço com o curso de enfermagem para a formação dos profissionais voltado para o SUS. |