Roda de Conversa
161 | SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS PELOS TUTORES SOBRE A RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE | Autores: Divanice Contim (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Suzel Regina Ribeiro Chavaglia (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Eliana Maria Scarelli Amaral (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Rosali Isabel Barduchi Ohl (Universidade Federal de São Paulo) |
Resumo: Introdução: A Residência Multiprofissional em Saúde é uma estratégia de reorientação e reorganização dos serviços que visa a formação de profissionais através da educação em campo. Conta com a contribuição multiprofissional de tutores e preceptores, que são especialistas, mestres e doutores em suas áreas de atuação nas atividades de assistência, ensino e pesquisa. Objetivo: Compreender o significado dado pelos tutores de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde sobre seu papel neste programa. Método: Estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa, realizado com tutores de um programa de residência multiprofissional de uma universidade federal de um município de Minas Gerais. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas, gravadas e, posteriormente, transcritas na íntegra. Para análise dos dados utilizou-se os pressupostos da Análise de Conteúdo. Resultados: Participaram 14 tutores, sendo identificadas quatro categorias: Residência multiprofissional como integração do ensino e o serviço de saúde, Inserção do residente no contexto do serviço de saúde, Dificuldades no processo de tutoria, Benefícios da atuação como tutor. Os tutores atribuem essa modalidade de ensino como oportunidade de aprendizado por meio do compartilhamento de saberes com profissionais das diferentes áreas da saúde. Reconhecem neste modelo de ensino o fortalecimento de ações que aproximam da integralidade da assistência através da articulação entre os serviços existentes na atenção básica, de média e alta complexidade, nos diversos ambientes da prática. Indicam ainda a necessidade de melhoria de capacitação didático-pedagógica dessa modalidade, permitindo ampliar seu olhar e práticas por meio dessa vivência enquanto atuação profissional. Conclusão: A residência multiprofissional é vista como uma experiência importante para o aprendiz atuar de forma integral e interdisciplinar nas ações de saúde. Identifica-se, porém, a necessidade de capacitação prévia diante das dificuldades relatadas no desempenho da tutoria, indicando a necessidade de formação específica para atuar como educadores nessa modalidade de ensino em serviço. Descritores: Internato Não Médico; Equipe de Assistência ao Paciente; Preceptoria |