Comunicação coordenada
368 | PRÁTICAS DOS PRECEPTORES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA SAÚDE E SUA INTEGRAÇÃO ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE | Autores: Rafaela Braga Pereira Veloso (Universidade Estadual de Feira de Santana) ; Maria Geralda Gomes Aguiar (Universidade Estadual de Feira de Santana) |
Resumo: Introdução: A configuração do cuidado se dá através de práticas de atenção à saúde a partir dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a integralidade, a universidade e a equidade. A formação dos profissionais de saúde é inerente ao processo de consolidação da atenção à saúde no país. Diante disso, são criadas várias estratégias e políticas com vistas a adequar a formação e qualificação dos trabalhadores de saúde às necessidades de saúde da população e ao desenvolvimento do SUS. Nesse sentido, com o propósito de associar as concepções do processo de formação e as configurações das políticas públicas de saúde no país, surgem as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação de nível superior, se tornando um marco na formação acadêmica do século XX¹. Ainda com o intuito de integrar as dimensões do cuidado com as diretrizes dos cursos de graduação, o governo federal inicia suas ações através do Programa de Reorientação da Formação Profissional em 2005, de modo a priorizar a atenção básica em saúde e a articulação entre ensino, serviço e comunidade, após isto se inicia o Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-SAÚDE), em 2008, visando o fomento de grupos de aprendizagem tutorial em áreas estratégicas do SUS. As mudanças na formação em saúde favorecem a reorganização e articulação de ensino à prática, sendo por sua vez necessário o diálogo entre ensino e serviço. Essa interação ocorre através do papel do preceptor que exerce sua ação de supervisão, apoio e mediação do processo de ensino e aprendizagem, do tutor e estudantes da área de saúde inseridos no PET- SAÚDE. Desse modo, torna-se relevante fomentar discussões acerca do cuidar, ensinar e gerir práticas em saúde o que perpassa pela qualificação do preceptor. Objetivo: Analisar as práticas desenvolvidas pelos preceptores do PET-SAÚDE e as formas de integração ensino-serviço e comunidade na ESF em Feira de Santana, Bahia. Metodologia: Estudo com abordagem qualitativa, do tipo exploratório. Os participantes do estudo são profissionais da equipe saúde da família vinculados às unidades de saúde da zona urbana e rural, que atuaram como preceptores do PET - Saúde da Família UEFS de 2009 a 2014. Foram considerados os seguintes critérios de inclusão: preceptores que atuaram nas unidades de saúde da família vinculadas ao PET-SAÚDE, com atuação por mínimo de dois anos. Os critérios de exclusão foram: preceptores que tenham sido desligados do programa por qualquer motivo no período e aqueles que se encontravam de licença ou de férias por razões diversas. A coleta de dados ocorreu mediante realização de entrevista semiestruturada por possibilitar espaço para novas interrogativas, dando liberdade ao entrevistado para discorrer sobre o tema. O método de análise fez-se por uma aproximação da Hermenêutica-Dialética. A Hermenêutica-Dialética se apresenta como um "caminho do pensamento", como uma via de encontro entre as ciências sociais e a filosofia². Nesse sentido, tem a capacidade de promover uma reflexão fundamental sem se destoar da práxis visando à compreensão da comunicação. Ao final da coleta levando em consideração a saturação dos dados, houve um total de 16 entrevistados, sendo pertencentes a nove unidades de saúde da família de Feira de Santana, Bahia. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Estadual de Feira de Santana e aprovado. Foram atendidas as diretrizes da Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e elaborado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) de forma a respeitar os aspectos referentes à pesquisa com seres humanos. Resultados: Evidenciou-se a aproximação dos profissionais de saúde das unidades de saúde da família do município com a universidade. Dessa forma houve uma ampliação do acesso dos profissionais à informação e conhecimento científico na relação com os estudantes e tutores. A integração ensino, serviço e comunidade ocorre como trabalho coletivo, pactuado e integrado de estudantes e professores das instituições de ensino superior (IES) com os trabalhadores do serviço de saúde, incluindo-se os gestores e a comunidade, objetivando qualificar a atenção à saúde individual e coletiva e à qualidade da formação profissional³. Reconhece-se a importância da articulação das instituições de ensino, serviços de saúde e comunidade para fortalecimento do processo de formação dos trabalhadores de saúde, evidenciando-se a oferta de capacitações sobre diversos temas para os preceptores na universidade e reuniões quinzenais para discussão das práticas nas unidades de saúde. Nas falas dos entrevistados a preceptoria é referida como momentos de oferta de apoio e supervisão das atividades, avaliação e realização de ações junto a comunidade. Considera-se ainda que a inserção de estudantes na USF amplia o leque de ações ofertadas no serviço e colabora na produção de conhecimentos científicos, principalmente, porque os preceptores referem que ficam muito distantes do ambiente acadêmico após a conclusão do curso de graduação. E ainda, que a prática no PET, fez com que voltassem a estudar e com motivação para se atualizar além do despertar o desejo de ingresso em programas de pós-graduação stricto sensu. Alguns preceptores também afirmam que a partir da preceptoria identificaram a necessidade de ingressar também no ensino superior e médio em saúde. As ações promovidas pelo programa, destacam-se das atividades consideradas mais tradicionais como salas de espera e palestras, pois incluem atividades lúdicas, de lazer e culturais como ida a parques, teatros e museus, sessão de filmes, criação de hortas comunitárias. Conclusão: Os entrevistados ressaltam a universidade como uma instituição de apoio ao serviço, no que tange a recursos materiais, a oferta de educação permanente, o apoio fornecido pela tutoria e a promoção de atividades comunitárias. No entanto, apesar do foco do programa ser pautado nas atividades educativas, muitos preceptores ainda enfatizam a inserção dos estudantes nas consultas e atendimentos individuais, desvalorizando as ações coletivas e extra-muros. Contribuições/implicações para a Enfermagem: Evidenciou-se que, os preceptores eram em grande parte enfermeiras, o que demonstra a inserção da enfermagem nos programas de formação em saúde. Diante disso, faz-se necessário uma política de educação permanente para os trabalhadores e ampliação das estratégias de formação para os preceptores. É importante destacar o papel dessas estratégias na adequação dos perfis profissionais para as necessidades de saúde da população e consequente fortalecimento do SUS. Ratifica-se a importância da integração ensino, serviço e comunidade na estratégia de saúde da família e o fomento da interdisciplinaridade no processo de formação tendo em vista a competência dialógica da enfermeira com os demais integrantes da equipe de saúde e comunidade. Descritores: mentores, conhecimentos, atitudes e práticas em saúde, integração comunitária Referências ¹ Bagnato M. H. S; Rodrigues R. M. Diretrizes Curriculares da Graduação de Enfermagem: pensando contextos, mudanças e perspectivas. Rev. Bras. Enferm, Brasília, DF, v.60, nº.5, set./out. 2007. Disponível em . Acesso em: 13 jul. 2016. ² Minayo M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: Hucitec/Abrasco, 2010. ³ Albuquerque, V S et al. A integração ensino-serviço no contexto dos processos de mudança na formação superior dos profissionais da saúde. Rev. bras. educ. med., vol.32, n.3, pp.356-362, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-55022008000300010&script=sci_abstract&tlng=pt .Acesso em: 27 jun. 2016. |