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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 587

Roda de Conversa


587

ASSISTIR TELEVISÃO E MEXER NO CELULAR ENQUANTO SE ALIMENTA. PODE?

Autores:
Amanda Ribeiro Mendonça (Universidade Federal Fluminense) ; Camila Mendoza Candido Fraga Nunes (Universidade Federal Fluminense) ; Aline Furtado (Faculdade Arthur Sá Earp Neto) ; Rai Rocha Moreira (Universidade Federal Fluminense)

Resumo:
Introdução: No cenário da Estratégia Saúde Família (ESF), uma ferramenta que viabiliza levar informações e sanar duvidas é a sala de espera, contribuindo para o processo de aprendizagem possibilitando ao usuário chegar às consultas com esclarecimento sobre o processo de saúde-doença. O consumo alimentar saudável é um dos determinantes do estado nutricional e relaciona-se à saúde em todas as fases do curso da vida1. Além disso, pesquisas demonstram que a distração durante a alimentação influencia no processo de ingestão dos alimentos, desenvolvendo maior propensão de menores intervalos durante as refeições e gerando assim um aumento de peso2,3. Nesse contexto, uma ESF situada na Região Serrana-RJ que é cenário para prática do estágio supervisionado em Rede de Atenção Primária para o Curso de Graduação em Enfermagem, discentes e docentes realizam durante a sala de espera com o tema sobre alimentação, o preenchimento de um formulário do Sistema E-SUS da Atenção Básica, denominado Marcadores de Consumo Alimentar. A Organização Mundial da Saúde (OMS) OMS dispõe de um documento sobre indicadores para avaliação das práticas de alimentação de lactentes e crianças4. O bloco do questionário para maiores de 2 anos, adolescentes, adultos, idosos e gestantes foi elaborado com o objetivo de identificar padrões de alimentação e comportamento saudáveis ou não saudáveis1.Assim, traçou-se o seguinte objetivo para esse estudo: conhecer o hábito de se alimentar assistindo televisão e manusear o celular e/ou computador da população atendida em uma Estratégia de Saúde da Família na Região Serrana-RJ. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e exploratório no cenário do estudo em tela. O instrumento da coleta de dados foi o questionário do E-SUS- Atenção Básica: Marcador de Consumo Alimentar, em que utilizou-se apenas uma pergunta desse questionário: "Você tem costume de realizar as refeições assistindo TV, mexendo no computador e /ou celular?". Os dados foram tabulados no Programa Excel versão 2010 e correlacionados com a literatura sobre o tema. Resultados: Os resultados mostram que na faixa etária de dois a dez anos, n= 24 67% afirmam se alimentar assistindo televisão e /ou mexendo no celular e 33% não possuem esse hábito. Na faixa etária de 11 a 19 anos, n= 36 94% assistem televisão e/ou mexem no celular enquanto se alimentam, e 6% afirmam não possuir esse hábito. Para os adultos n= 239 65% assistem televisão e mexem no celular/computador enquanto se alimentam, os homens são os que mais possuem esse hábito, e as mulheres correspondem a 63%. Na terceira idade, pessoas com 60 anos ou mais, n=151 53% não possuem esse hábito e 47% possuem. Conclusão: Pode-se observar que comer assistindo televisão e mexer no celular e/ou computador é um hábito predominante desse grupo social. Desta forma, faz-se necessário um olhar atentivo para promoção da saúde sobre esse aspecto, que se apresenta como uma demanda de cuidado. O Trabalho evidencia também as características geracionais existentes na população estudada. Assim propõe a visão da educação em saúde voltada a cada geração, ou seja, apesar de que a população idosa apresentou um índice relativamente alto com relação à prática alimentar, e que também devem ser realizadas orientações quanto a essa prática com essa população, os índices da faixa etária de 11 a 19 anos se fazem mais alarmantes, supondo-se então que cada grupo geracional demanda um olhar em saúde diferenciado entre si. Outro fator importante é a ênfase necessária às diversas modificações sociais e a necessidade de adaptação a essas modificações; Sendo aqui exposta como exemplo a tecnologia, e sabendo que a mesma vem crescendo,tornam-se assim fundamentais as ações de promoção de saúde pertinentes ao assunto. Conclui-se também, que assim como os dados são coletados durante a sala de espera, a mesma pode ser utilizada como ferramenta para propagar esses resultados e conscientizar a população. É fato que os hábitos aqui estudados se justificam pelo crescimento tecnológico que vivenciamos. Porém é de suma importância que a população tenha a conscientização de quais são as consequências e adversidades decorrentes desses hábitos. Contribuições/implicações para a enfermagem: Esse estudo apresenta contribuição para traçar estratégias de educação e saúde para comunidade, pois conhecer o padrão de consumo alimentar, tanto individual quanto coletivo, é essencial para orientar as ações de atenção integral à saúde e, principalmente, para promover a melhoria do perfil alimentar e nutricional da população. Implica na constante atualização e adaptabilidade que o profissional deve possuir, estando aberto à quebra dos paradigmas de educação em saúde, focando-se não apenas a nutrição adequada, como também, aos fatores que podem influenciar na mesma. Assim acrescenta ao profissional uma visão mais ampla sobre a educação em saúde, devendo esta abordar assuntos não apenas pertinentes a patologias, como também, a hábitos e costumes influentes no processo de saúde-doença da população. Referencias: 1- Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Orientações para avaliação de marcadores de consumo alimentar na atenção básica. - Brasília: Ministério da Saúde, 2015; 2- Cooper REO, Hardman CA, Nicoll CE, Rogers PJ, Brunstrom JM. Playing a computer game during lunch affects fullness, memory for lunch, and later snack intake. Am J Clin Nutr. [periódicos da Internet]. 2011 Feb; [acesso em 09 jul 2016]; 93(2): 308-313. Disponível em: http://ajcn.nutrition.org/content/93/2/308.full.pdf+html; 3- Robinson E, Aveyard P, Daley A, Jolly K, Lewis A, Lycett D, et al. Eating attentively: a systematic review and meta-analysis of the effect of food intake memory and awareness on eating. Am J Clin Nutr, [periódicos da Internet]. 2013 Apr; [acesso em 07 jul 2016]; 97(4): 728-742. Disponível em: http://ajcn.nutrition. org/content/97/4/ 728.full.pdf+html; 4- WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Indicators for assessinginfant and youngchildfeedingpractices. Geneva: WHO, 2010. Descritores: comportamento alimentar; educação em saúde; estratégia de saúde da família. Eixo 1 - Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem Área Temática: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram