Comunicação coordenada
325 | INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NO CURRÍCULO DE ENFERMAGEM: UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETOS DE SEGURANÇA DO PACIENTE | Autores: Denise Krieger (UNIPLAC) ; Jaqueline Aparecida Erig Omizzolo (UNIPLAC) ; Tania Mara da Silva Bellato (UNIPLAC) |
Resumo: INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NO CURRÍCULO DE ENFERMAGEM: UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETOS DE SEGURANÇA DO PACIENTE Denise Krieger ; Jaqueline Aparecida Erig Omizzolo ; Tania Mara da Silva Bellato As experiências acadêmicas de integração ensino-serviço na formação do enfermeiro vêm fortalecendo o compromisso com a transformação social por meio da problematização da realidade e do exercício do diálogo entre instituições de saúde e de ensino, ou seja, entre os sujeitos envolvidos, estudantes, professores e trabalhadores. Nesta perspectiva, as disciplinas de Projetos de Cuidado Integral em Enfermagem (PCIEn) do curso de graduação em Enfermagem da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC, que se desenvolvem no sétimo e oitavo semestres, utilizam-se destes referenciais na articulação curricular. Tais disciplinas compreendem a elaboração de projetos de cuidado integral em enfermagem, no sétimo semestre, e, a implementação destes no oitavo semestre, além de planejamento, intervenção e avaliação em saúde nos diversos contextos profissionais e atividades práticas supervisionadas. Têm como objetivos desenvolver competências para o planejamento, intervenção e avaliação em saúde, de forma crítica e reflexiva a partir da elaboração e implementação de projetos que aproximem o aluno ao mundo do trabalho, com vistas à produção científica do curso, fundamentada na leitura crítica da realidade em saúde. Este trabalho tem como objetivo, relatar a experiência acerca da implementação de um projeto de extensão com foco na Segurança do Paciente, desenvolvido a partir da proposta de integração ensino-serviço das disciplinas de Projetos de Cuidado Integral em Enfermagem, em uma unidade hospitalar pública conveniada à Universidade. Em relação à segurança do paciente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) define-a como sendo, a redução do risco de danos desnecessários associados à assistência em saúde até um mínimo aceitável. A política nacional de segurança do paciente, implementada no ano de 2013, propõe, entre outros, a promoção e o apoio de iniciativas voltadas às ações de segurança, por meio dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP), nos estabelecimentos de saúde. Ainda, ressalta o fomento à inclusão do tema no ensino técnico, de graduação e na pós graduação na área da saúde; além do incremento à pesquisa. O documento de referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde, com base no guia da OMS para organização do currículo multiprofissional, define seis domínios para as competências de segurança, sendo: contribuir para uma cultura de segurança do paciente; trabalhar em equipe para a segurança do paciente; comunicar eficazmente para a segurança do paciente; gerenciar os riscos de segurança; otimizar fatores humanos e o meio ambiente; reconhecer, responder e divulgar eventos adversos. Com base na proposta de integração ensino serviço, o curso de enfermagem, por meio das disciplinas de Projetos de Cuidado Integral em Enfermagem, desenvolve um projeto de extensão, de longa duração, junto ao Núcleo de Segurança do Paciente de uma unidade hospitalar pública, desde o ano de 2013.A proposta surgiu das necessidades oriundas da realidade institucional, que na época buscava adequação às normas vigentes de segurança do paciente, tendo recém instalado o seu Núcleo de Segurança do Paciente. Desde então, a cada semestre, são definidos conjuntamente entre universidade e serviço, as ações a serem desenvolvidas pelos acadêmicos do curso de enfermagem, que são configuradas em projetos de intervenção ou de pesquisa, devidamente qualificados nas disciplinas de Projetos de Cuidado Integral em Enfermagem. Professores e alunos participam ativamente das reuniões do Núcleo de Segurança do Paciente, validando tais projetos, desde a sua aprovação até a implementação e a avaliação dos resultados finais, podendo ser em bancas de trabalho de curso, eventos científicos e seminários promovidos pelo hospital, entre outros. Ao longo de três anos foram desenvolvidos 5 projetos de intervenção finalizados e 2 em andamento e, 4 projetos de pesquisa finalizados e 2 em andamento. Destes, participaram 2 professores e 24 estudantes e a enfermeira coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente. Foram envolvidos nas intervenções e nas pesquisas, diferentes profissionais, sendo a grande maioria das equipes de enfermagem, dos setores de clínica médica e cirúrgica, unidade de terapia intensiva adulto e neonatal, alojamento conjunto e farmácia. Os temas abordados e estudados contemplaram higienização de mãos; administração segura de medicamentos e cultura de segurança do paciente; prevenção de úlcera por pressão; notificação de incidentes, eventos adversos e queixas técnicas; riscos e prevenção de quedas; anotações e registros de enfermagem. Os resultados desses projetos na instituição incluem a difusão do que é e qual a função do Núcleo de Segurança do Paciente, o incremento dos índices de notificação e a investigação de eventos adversos em vários setores do hospital, a implementação de protocolos de segurança e a sensibilização para criação de uma cultura de segurança. Tais resultados vêm ao encontro da premissa de que quando a integração ensino-serviço ocorre de forma efetiva e colaborativa, são criadas novas formas de intervir no processo de trabalho nas instituições, favorecendo tanto a busca de soluções para os eventos da prática, bem com a formação de profissionais capazes de mobilizar suas competências em favor da transformação da realidade, nesse caso, contribuindo na efetivação de ações para a assistência segura. A partir desta experiência, conclui-se que a organização curricular por meio das disciplinas de Projetos de Cuidado Integral em Enfermagem, tem contribuído sobremaneira para diminuir a dicotomia entre o ensino e a produção do cuidado em saúde, e, que o sucesso na obtenção de resultados se deve grande parte, à parceria em torno do projeto de longa duração entre o hospital e o curso de enfermagem. Descritores: Educação em Enfermagem. Segurança do Paciente. Serviços de Saúde. Eixo 1 - Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem. Área temática 6 - Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram 1 Krieger D, Omizzolo JAE. Projetos de Cuidado Integral em Enfermagem: uma possibilidade integradora num currículo disciplinar. In: Anais do 14. Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem; 2014 ago 06-08; Maceió(Al), Brasil. Maceió: Associação Brasileira de Enfermagem; 2014. p.s/p. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Assistência Segura: uma reflexão teórica aplicada à pratica. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2013 [acesso em 10 jun 2016]. Disponível em: http//www20.anvisa.gov.br Ministério da Saúde; Fundação Oswaldo Cruz; Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Documento de referencia para o Programa Nacional de Segurança do Paciente . Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2014 [acesso em 29 jun 2016]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/documento_referencia_programa_nacional_seguranca.pdf Cecílio LC. As necessidades de saúde como conceito estruturante na luta pela integralidade e equidade na atenção em saúde. In: Pinheiro R, Mattos RA, organizadores. Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde. 4.a ed. Rio de Janeiro: IMS-UERJ/CEPESC/ABRASCO; 2006. p. 113-26. |