Roda de Conversa
39 | INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA ATIVIDADE DE EXTENSÃO: ELO ENTRE O TRABALHO E A UNIVERSIDADE | Autores: Juliana Costa Ribeiro (Universidade Federal da Bahia) ; Elaine Kelly Nery Carneiro (Universidade Federal da Bahia) ; Gilberto Tadeu Reis da Silva (Universidade Federal da Bahia) |
Resumo: Introdução: A integração ensino-serviço configura-se como um trabalho coletivo pactuado, articulado e integrado entre escola e trabalho. Nesta perspectiva, iniciativas e ações podem ser planejadas e executadas, a fim de promover a qualidade da atenção à saúde, excelência da formação profissional e desenvolvimento/satisfação dos trabalhadores dos serviços. Objetivo: Relatar a vivência, enquanto facilitadora, em uma atividade de extensão como estratégia de integração ensino-serviço. Descrição metodológica: Relato de experiência vivenciado durante a atividade de extensão 'Ciclo de Atualização em Interpretação de exames", ocorrida em duas edições, com duração de dois dias cada, em janeiro e outubro/2015, como atividade antecedente ao ingresso dos acadêmicos em campo de estágio. O ciclo foi promovido pelas docentes do Componente Curricular Estágio Supervisionado I do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em parceria com a Coordenação de Integração Ensino-Serviço da Secretaria de Saúde de Santo Antônio de Jesus/BA. A atividade contou com facilitadores vinculados à UFRB e ao serviço de saúde e objetivou atualizar conhecimentos, integrar escola e trabalho e aproximar os estagiários da realidade do serviço. As discussões enfocaram a interpretação de exames inerentes aos Programas da Atenção Básica. Resultados: A experiência no Ciclo provocou e potencializou a aproximação entre ensino e serviço, fortalecimento de ações conjuntas, troca de conhecimentos entre estudantes, professores e profissionais do serviço, estímulo à inovação e favoreceu a integração teórico-prática, consolidando à formação de profissionais de saúde/enfermagem em consonância com os princípios/diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Conclusões: A atividade de extensão proporcionou a coparticipação de discentes, docentes e trabalhadores dos serviços no processo de ensino-aprendizagem, bem como fortaleceu o compartilhamento de saberes e estreitou o caminho entre a academia e o serviço. Contribuições/implicações para implicações a Enfermagem: Estimular atividades de extensão que aproximem trabalho e escola oportuniza uma formação em enfermagem mais engajada com o SUS, à medida que utiliza sua realidade como referência problematizadora. Referências: Pizzinato A, Gustavo AS, Santos BRL et al. A Integração Ensino-Serviço como Estratégia na Formação Profissional para o SUS. Revista Brasileira de Educação Médica. 2012; 36(1,Supl.2):170-177. Disponível em: . Acessado em: 27 de maio de 2016. |