Roda de Conversa
259 | INTEGRAÇÃO ENSINO/ SERVIÇO: ANÁLISE DO PERFIL DE COMPETÊNCIAS DOS ENFERMEIROS NO TRABALHO | Autores: Aline Corrêa de Araujo (Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini- SPDM) ; Maria Teresa Gomes Franco (Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini- SPDM) ; Deyvid Fernando Mattei Silva (Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini- SPDM) ; Nágila Fernanda dos Reis (Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini- SPDM) |
Resumo: Introdução: Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem1 as instituições de ensino se dispõem capacitar os enfermeiros de competências gerais como: atenção à saúde, tomada de decisão, comunicação, administração, gerenciamento e educação permanente. Alguns serviços de saúde utilizam a gestão por competência para conhecer e desenvolver seus profissionais2, o que também possibilita avaliar se as instituições de ensino vêm atingindo suas expectativas no mercado de trabalho. Objetivos: Identificar nas avaliações dos enfermeiros, quais foram as competências que mais necessitaram ser trabalhadas no período de experiência, revelando dessa forma, quais são os maiores desafios para formação destes profissionais nas instituições de ensino. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, realizado em um hospital público de alta complexidade do estado de São Paulo, que utilizou a ferramenta de gestão de competências como roteiro para avaliação e desenvolvimento de seus profissionais no período de experiência. Utilizaram-se os dados da avaliação de 90 dias de experiência dos enfermeiros no ano de 2014. Resultados: Foram analisados 21 resultados de avaliações, identificou-se que as competências que mais precisaram ser desenvolvidas nestes profissionais foram: visão sistêmica, habilidade negocial, tomada de decisão, e planejamento. Conclusão: A identificação das fragilidades ligadas a competências gerenciais e administrativas norteou o trabalho de desenvolvimento destes profissionais da educação continuada da instituição. Contribuição para enfermagem: Logo, também corrobora para o fortalecimento da comunicação entre as áreas envolvidas, convidando a repensar melhores formas de desenvolvê-las. Referências: 1. Ministério da Educação (BR):Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educaçaõ Superior.Resolução CNE/CES n.3/2001.Dispões sobre Diretrizes Curriculares para os cursos de Graduação em Enfermagem.Diário Oficial da União, Brasilia, 9 de novembro de 2001.Seção 1:37. 2. Furukawa, PO; Cunha, ICKO.Da gestão por competências às competências gerenciais do enfermeiro.Rev.bras.enferm.vol63, nº 6.Brasilia.Nov/Dec: 2010. Descritores: Educação em Enfermagem; Desenvolvimento de Pessoal; Competência Profissional. |