Comunicação coordenada
330 | UNIDADE DE PRÁTICA PROFISSIONAL: REORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES EDUCACIONAIS VISANDO A COMPETÊNCIA DIALÓGICA | Autores: Cássia Regina Fernandes Biffe Peres (Faculdade de Medicina de Marília) ; Sílvia Franco da Rocha Tonhom (Faculdade de Medicina de Marília) ; Elisabete Takeda (Faculdade de Medicina de Marília) ; Mara Quaglio Chirelli (Faculdade de Medicina de Marília) ; Shirlene Pavelqueires (Faculdade de Medicina de Marília) |
Resumo: Introdução: A Faculdade de Medicina de Marília (Famema) tem reformulado os currículos dos Cursos de Enfermagem e Medicina desde a década de 90 buscando transformações no processo de formação, visando um profissional com competência para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS). Houve marcos importante nesse processo de mudanças. Um deles, a reestruturação em 2003, que agregando as mudanças anteriores, com a utilização de metodologias ativas em ambos os Cursos e a formação de um profissional generalista, com visão crítica, reflexiva e humanista, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), e avança para a adoção de um currículo integrado e orientado por competência na matriz dialógica1-2. Em 2016, a partir da proposta da rede municipal de atenção à saúde com a necessidade de divisão dos cenários em distritos junto às Instituições de Ensino Superior (IES), que oferecem cursos na área da saúde, definiram-se dez Unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) da região sul e leste do município ficar sob a responsabilidade da Famema. Dessa forma, ficaram inseridas nestas Unidades de Saúde da Família (USF) a Unidade de Prática Profissional (UPP) das primeiras e segundas séries de ambos os cursos e da quarta série de Enfermagem, além da Residência Multiprofissional em Saúde. Assim, considerando esse processo de redefinição da responsabilização das Unidades de Produção do Cuidado na Atenção Básica e a articulação entre as IES; o histórico de integração ensino - serviço proposto pela Famema há mais de duas décadas; a intencionalidade de ocasionar impacto na atenção à saúde do território onde a Famema está inserida; foi constituído um grupo para reorganização da UPP da primeira série de Enfermagem e Medicina, com representantes da coordenação e docente da UPP, Núcleo de Avaliação, Programa de Desenvolvimento Docente e Laboratório de Prática Profissional. Objetivo: Reestruturar as atividades da UPP da primeira série considerando as áreas de competência do cuidado individual, coletivo; administração e gestão do cuidado em saúde e introdução à iniciação científica. Método: As atividades foram organizadas iniciando-se pelo desenvolvimento da área de competência "integralidade do cuidado a partir das necessidades coletivas de saúde". Posteriormente, a área de competência "integralidade do cuidado a partir das necessidades individuais em todas as fases do ciclo de vida", cujo foco se dá no acompanhamento de algumas famílias com o objetivo de realizar anamnese, exame físico geral, definir necessidades de saúde e elaborar um plano de cuidados para essas famílias. A área de competência da "gestão e a organização do cuidado em saúde" e "introdução a iniciação científica" permeia toda a unidade educacional durante o ano letivo. Com vistas à aproximação dos estudantes com o SUS, na área de competência do cuidado coletivo, foi organizada como estratégia a visita às ESF para aproximação com as equipes, com o território e com algumas pessoas que utilizam os diversos serviços de saúde e, a partir desse contexto, os estudantes fizeram o movimento do ciclo pedagógico, sendo realizado a partir dos momentos de síntese provisória (com a problematização das vivências por meio de narrativas reflexivas, identificação dos problemas e suas explicações e identificação de necessidades de aprendizagem); busca qualificada por meio de fundamentação teórica; e nova síntese com compartilhamento e discussão dos conteúdos das sínteses individuais no grupo. Além disso, realizaram a finalização deste movimento com a apresentação de seus produtos em plenária com todos os estudantes com encerramento de um professor especialista na área. Para compreender a situação de saúde das USF em que estão inseridos, utilizou-se a ferramenta da Estimativa Rápida Participativa, a qual foi realizado conjuntamente com os profissionais da equipe das USF, sendo possível identificar os problemas de saúde de cada território. A situação de saúde das dez USF foi apresentada em um evento que contou com envolvimento de todas as séries inseridas nas USF e gestores da Secretaria Municipal de Saúde de Marília (SMSM). Com a intenção de conhecer a rede de atenção, os estudantes visitaram 20 serviços de saúde do município e depois construíram o entendimento da rede de atenção, com apresentação em plenária, com estratégias criativas como dramatização, produção de vídeos e exposição dialogada. A área de competência do cuidado individual está sendo desenvolvida com o acompanhamento de famílias do território, por duplas de estudantes constituídas pelos dois cursos. Esse acompanhamento ocorre por visitas domiciliares às famílias, na qual são realizadas a história clínica, verificação de sinais vitais, avaliação do estado mental e exame físico geral das pessoas. Com isso estimula-se a identificação das necessidades de saúde e elaboração do plano de cuidados, respeitando-se o grau de autonomia e domínio do estudante de primeira série. Além do cenário real, a série conta com um cenário protegido, o Laboratório de Prática Profissional, no qual são simulados casos que subsidiam as discussões para a construção dos desempenhos. Resultados: Com a reorganização da UPP, observa-se avanço no desenvolvimento do cuidado coletivo que é um desafio tanto para a academia como para o serviço. As estratégias possibilitaram a inserção do estudante no SUS, conhecendo a organização dos serviços em rede, culminando na aproximação da Política de Saúde no micro e macro espaço de gestão. Foi possível realizar diagnóstico coletivo de saúde das dez USF em que há inserção da Famema, contribuindo para o planejamento em saúde dessas USF. As estratégias desenvolvidas foram motivadoras para o processo de ensino-aprendizagem do estudante. Os docentes tiveram grande envolvimento durante todo processo. Conclusões: A estreita relação da academia com os profissionais das equipes e gestores da SMSM proporcionada com a reorganização da UPP fortaleceu a parceria ensino-serviço. Ressalta-se a efetividade do desenvolvimento dos desempenhos da área do cuidado coletivo de maneira significativa. Implicações para a Enfermagem: Possibilidade de integração com o curso de medicina. Inserção no mundo do trabalho desde o início do curso. Vivência junto à comunidade e o trabalho nas equipes de saúde. Construção junto ao serviço do cuidado coletivo e do planejamento a partir do território como estratégia de intervenção. Construção de novas estratégias de pactuação na parceria ensino-serviço. 1. Faculdade de Medicina de Marília. Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem. Marília. 2008. 2. Faculdade de Medicina de Marília. Projeto Pedagógico do Curso de Medicina. Marília. 2014. Descritores: Educação em Enfermagem; Currículo; Saúde da Família |