Comunicação coordenada
555 | ENSINO E SERVIÇO EM ENFERMAGEM: REFLEXÕES SOBRE A CARACTERIZAÇÃO DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS | Autores: Paloma Luana de Azevedo Ramos da Silva (Universidade Estadual de Maringá - UEM) ; Drielly Lima Valle Folha Salvador (Universidade Estadual de Maringá - UEM) |
Resumo: No âmbito da enfermagem, o profissional enfermeiro é aquele que escolhe ingressar em uma trajetória de dedicação e cuidado baseados em fundamentação teórica e prática assistencial. Apesar de muitos acadêmicos de enfermagem mostrarem-se positivos em relação à sua carreira, muitos sentem-se despreparados para a prática e revelam sentimentos como insegurança e inabilidade para atuarem nos serviços de saúde, sobretudo os egressos da graduação. Ressalta-se então a importância da integração ensino-serviço no processo de formação dos enfermeiros e o desenvolvimento de pesquisas nesta área, buscando aperfeiçoamento na formação dos universitários e estimando sentimentos de coragem e autonomia nos profissionais. Assim sendo, esse estudo teve como objetivo refletir sobre a caracterização dos artigos publicados em periódicos online da área da Enfermagem, em relação ao contexto ensino-serviço na educação de enfermeiros. Trata-se de uma revisão de artigos indexados na base de dados SciELO, que contém em seus títulos as expressões "ensino-serviço" e "enfermeiros", entre os anos 2007 e 2015, totalizando 8 artigos selecionados. Do total de artigos analisados, somente um não realizou a pesquisa sobre o tema com docentes de enfermagem e um foi de caráter quantitativo, os demais qualitativos. Do total de autores, somente uma se intitulou Enfermeira, 15 estavam vinculados a um curso de Enfermagem, um ao curso de Administração e os demais, de Medicina. As pesquisas revelaram percepções positivas dos docentes, enfermeiros e acadêmicos sobre a importância da integração do ensino com a prática e que essa postura estimula os estudantes a buscarem mais conhecimento e os torna mais preparados, entretanto, estruturas inadequadas, incompatibilidade de horários entre alunos e professores e falta de diálogo entre profissionais foram alguns dos obstáculos citados pelos participantes das pesquisas. A escassez de publicações sobre o tema exalta a necessidade de aprofundamento teórico acerca do ensino e prática em serviços de enfermagem. Palavras-chave: Educação em Enfermagem, Prática Profissional, Enfermeiras e Enfermeiros. REFERÊNCIAS Andrade Selma Regina de, Boehs Astrid Eggert, Boehs Carlos Gabriel Eggert. Percepções de enfermeiros docentes e assistenciais sobre a parceria ensino-serviço em unidades básicas de saúde. Interface (Botucatu). 2015 set;19(54):537-547. Bampi Luciana Neves da Silva, Baraldi Solange, Guilhem Dirce, Pompeu Rafaella Bizzo, Campos Ana Carolina de Oliveira. Percepção sobre qualidade de vida de estudantes de graduação em enfermagem. Rev. Gaúcha Enferm. 2013 jun;34(2):125-132. Sales, Patrícia Regina de Souza, Marin, Maria José Sanches, Filho, Carlos Rodrigues da Silva. Integração academia-serviço na formação de enfermeiros em um hospital de ensino. Trab. educ. saúde Rio de Janeiro. 2015 set-dez;13(3)501-8. Saupe Rosita, Nietche Elisabeta Albertina, Cestari Maria Elisabeth, Giorgi Maria Denise Mesadri, Krahl Mônica. Qualidade de vida dos acadêmicos de enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2004 ago;12(4):636-642. |