Comunicação coordenada
401 | EXPERIÊNCIA DE ALUNAS DA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM ESTAGIANDO EM UMA REVISTA CIENTÍFICA | Autores: Flaviane Andreele Jacinto da Silva (Universidade Federal do Paraná) ; Aline de Paula (Universidade Federal do Paraná) ; Camila Lorenzetti (Universidade Federal do Paraná) ; Gabriela Augustin Coelho (Universidade Federal do Paraná) ; Luciana Puchalski Kalinke (Universidade Federal do Paraná) |
Resumo: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por discentes da graduação do Curso de Enfermagem, na Revista Cogitare Enfermagem que faz parte do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. A Revista, está entre os periódicos nacionais da área de Enfermagem e inserida em diversas bases de dados, realiza publicação trimensalmente de artigos originais, relatos de experiência, revisão e de comunicação livre. O serviço de revisão técnica dos manuscritos é realizado pelas discentes, assim como a checagem de documentação suplementar. A revisão técnica é de fundamental importância para o aprimoramento do periódico, é nela que ocorre a primeira avaliação do manuscrito, checagem de verificação das normas de publicação estabelecidas pela Revista. Somente após esta etapa estar 100% concluída o manuscrito segue para os pareceristas Ad hocs. As discentes relatam que o estagio no período de 2014 a 2016, engrandeceu na carreira acadêmica, pois além do conhecimento de pesquisas das diversas áreas da Enfermagem, foi o primeiro contato com as normas de Vancouver, diferente da universidade que utiliza as normas da ABNT. Para as discentes, atuar na Revista Cogitare Enfermagem foi essencial, visto que colaborou para a elaboração dos próprios artigos científicos ao decorrer do curso. As mesmas relatam que se sentem mais preparadas para desenvolver projetos de iniciação cientifica, monografias e até para pós-graduação. É visível uma evolução no desenvolvimento de textos, com uma melhora na qualidade do conteúdo produzido, assim como outros trabalhos acadêmicos. |