Roda de Conversa
612 | O PROJETO DE EXTENSÃO E SUA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE ENFERMAGEM E TRANSCENDÊNCIA ENTRE TEORIA E PRÁTICA EM UM AMBULATÓRIO DE HEPATOLOGIA | Autores: Ezequias Paes Lopes (FACULDADE PAN-AMAZÔNICA- FAPAN) ; Ingrid Magali de Souza Pimentel (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ) ; Natália Cunha Fernandes (FACULDADE PAN-AMAZÔNICA- FAPAN) ; Maura Simone Lima Almeida (FACULDADE PAN-AMAZÔNICA- FAPAN) ; Ângela Maria dos Santos Figueiredo (FACULDADE PAN-AMAZÔNICA- FAPAN) |
Resumo: INTRODUÇÃO: A cultura onde a formação em enfermagem busca valorizar a inclusão de práticas de extensão que abordem o sujeito e a vivência da teoria e prática em sua dimensão, envolvendo questões subjetivas e sociais, na tentativa de ampliar a perspectiva do processo de aprendizagem, com prática clínica e técnica do cuidar em saúde². OBJETIVOS: Relatar importância de projetos de extensão. DESCRIÇÃO METODOLOGICA: Trata-se de um estudo descritivo tipo relato de experiência. RESULTADOS: Compreendendo que a enfermagem com base na comunidade é uma filosofia de cuidado a pessoas e famílias em que o cuidado é prestado à medida que os pacientes e suas famílias são atendidos por diferentes prestadores de serviços de saúde dentro e fora dos hospitais. Essa prática de enfermagem se concentra na promoção e manutenção da saúde dos indivíduos e familiares, na prevenção e minimização da progressão da doença e na melhoria da qualidade de vida². CONCLUSÃO: A descentralização do cuidado, onde a atuação da equipe multidisciplinar, atuante neste serviço constituída de profissionais, residentes e discentes de Enfermagem, Nutrição, Terapia ocupacional e Medicina, proporcionam aos pacientes e seu cuidador uma melhor compreensão sobre o processo saúde-doença. CONTRIBUIÇÕES/ IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM: Como profissionais da área de enfermagem uma das atribuições em destaque é a prevenção e promoção da saúde através de prática educativa em saúde. DESCRITORES: ENFERMAGEM. ATENDIMENTO MULTIDISCIPLINAR. HEPATOLOGIA |