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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 326

Comunicação coordenada


326

CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: O PET SAÚDE/GRADUASUS/ENFERMAGEM/UNIRIO ENTRA NA RODA

Autores:
Vanessa de Almeida Ferreira Corrêa (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) ; Mary Ann Menezes Freire (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) ; Simone Mendes Carvalho (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) ; Paula Travassos (Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro)

Resumo:
Introdução: A necessidade de transformação das práticas em saúde a partir da reorganização dos modelos de atenção e a garantia da saúde como um direito constitucional apresenta-se como um debate no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde/GraduaSUS/Enfermagem, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), consolidado através da parceria dos Cursos de Graduação em Enfermagem, Medicina e Nutrição da referida Universidade com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ), por intermédio do Ministério da Saúde - Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES). Para que ocorram as transformações desejadas torna-se imprescindível a mudança também nas estratégias utilizadas no processo de formação profissional. Tais estratégias devem apostar na produção do cuidado a partir da reflexão crítica do encontro com os sujeitos - usuários, profissionais de saúde e gestores - no cotidiano da rede de serviços de saúde e, desta forma, favorecer processos de ensino-aprendizagem não tradicionais, redirecionar a formação nos Cursos de Graduação e fomentar suas possíveis transformações. Nesta perspectiva, o modelo tradicional de ensino deve ser substituído por novas tendências pedagógicas com o objetivo de formar profissionais críticos-reflexivos, capazes de transformar a realidade cotidiana, e assim, produzir o cuidado na saúde com a população1. Desenvolver a articulação entre ensino-serviço-gestão requer um complexo arranjo de pessoas, encontros, práticas e desejos para tecer essa costura. Este é o objeto de estudo deste relato de experiência, a partir da construção do PET-Saúde/GraduaSUS/Enfermagem/UNIRIO em parceria com a SMS-RJ. Entende-se que a materialização do PET-Saúde/GraduaSUS possa assumir diferentes construções, a partir dos encontros, desejos, perspectivas teóricas e de planejamento desenvolvidas nos diversos cenários de ensino-aprendizagem. Objetivo: Relatar a experiência de construção compartilhada de cenários de ensino-aprendizagem no Curso de Graduação em Enfermagem a partir do PET-Saúde/GraduaSUS/Enfermagem/UNIRIO/SMS-RJ. Entende-se como cenários de ensino-aprendizagem o momento/local onde o encontro entre bolsistas, comunidade, profissionais de saúde, gestores e preceptores ocorre. Onde a capacidade de troca, escuta, diálogo e aprendizado tornam-se - de fato - materializados, causando interferências que vêm a contribuir para o processo de construção profissional e pessoal, influenciando na produção do cuidado em saúde. Descrição metodológica: Relato de experiência a partir da descrição dos passos desenvolvidos na construção inicial do referido PET. 1º passo: Identificou-se junto à Coordenação da Área Programática 2.1, da SMS-RJ - um dos territórios no qual o Curso de Graduação em Enfermagem desenvolve atividades de ensino-prático - quais as necessidades de saúde da população e de serviço presentes na referida área. Neste momento, discutiu-se a importância do PET-Saúde/GraduaSUS, sua contribuição para pensar não apenas o serviço, mas também, e principalmente, a formação profissional. Assim, constatou-se que a Vigilância em Saúde2 seria o eixo transversal de reflexão e prática para o desenvolvimento de estratégias nos cenários de ensino-aprendizagem. 2º passo: Delimitação do território de desenvolvimento dos cenários de ensino-aprendizagem. Identificou-se as unidades de saúde que já ofertavam campo de ensino-prático no Curso de Graduação em Enfermagem, assim como os profissionais que desejavam participar do PET-Saúde/GraduaSUS. 3º passo: Reconhecimento do território de abrangência das unidades de saúde. Neste momento, oportunizou-se ao graduando identificar as tecnologias de gestão que proporcionam a compreensão das necessidades de saúde em uma perspectiva social e na vigilância em saúde - seja pelos encontros semanais na unidade de saúde, pelas visitas às comunidades ou pelo levantamento de informações presentes nas bases de dados do município. 4º passo: Desenvolveu-se o 1º Curso Introdutório do PET-Saúde/GraduaSUS Enfermagem/UNIRIO/SMS-RJ: "Colocando o PET/GraduaSUS na Roda" com os bolsistas do Curso de Enfermagem do PET, integrantes do Centro Acadêmico do Curso de Graduação em Enfermagem, tutores e preceptores. Este curso possibilitou a reflexão sobre os encontros iniciais vivenciados no referido PET, seu potencial de interferência no currículo de Graduação em Enfermagem e discutiu-se temas introdutórios ao campo da saúde coletiva, tais como: Atenção Básica e Estratégia Saúde da Família; O território para além de suas características físicas; O encontro como ferramenta para produção do cuidado; e A narrativa como ferramenta metodológica em produções científicas. Neste momento, a troca de experiências e os relatos das vivências foram os protagonistas do referido curso, além do embasamento teórico a partir de artigos científicos. Esta estratégia apoiou a reflexão crítica quanto aos modelos de atenção à saúde instituídos em uma perspectiva de compartilhar ideias, experiências e vivências na reconstrução do encontro entre os atores envolvidos e das práticas em saúde. Resultados: Planejamento de práticas de ensino-aprendizagem a partir do cotidiano de atenção à saúde; Possibilidade do graduando experimentar o cotidiano de atenção à saúde não apenas engessado no modelo de atenção à saúde amparado por programas verticais, mas a partir de uma prática crítica-reflexiva no encontro com os profissionais de saúde, gestores e comunidade; Sensibilização dos graduandos quanto à formação universitária; Fortalecimento e qualificação dos cenários de ensino-aprendizagem, os quais apoiam o desenvolvimento do ensino-prático de disciplinas curriculares do Curso de Graduação em Enfermagem; Maior interação entre Universidade e serviço. Conclusão: O desenvolvimento deste relato de experiência contribuiu para a reflexão e experimentação de construções mais dialógicas com o serviço, graduandos e comunidade: pensar em uma proposta pedagógica, a partir do cotidiano de práticas em saúde - desde o planejamento de seu projeto - fortalece o compromisso entre os atores envolvidos e promove encontros capazes de qualificar as práticas em saúde. O PET-Saúde/GraduaSUS Enfermagem/UNIRIO/SMS-RJ em seu período de construção suscitou a possibilidade de pensar pesquisas, o ensino e a extensão universitária, no que tange ao desenvolvimento de espaços de encontros, sejam teóricos ou práticos, na formação de profissionais corresponsáveis pelo cuidado em saúde da população. Espera-se que tal experiência possa incentivar a construção compartilhada de projetos a partir do cotidiano dos serviços de saúde, onde a troca entre os serviços - profissionais de saúde e gestores -, graduandos e comunidade possa produzir encontros disparadores de discussões e transformações das práticas em saúde e da formação universitária. Implicações para a Enfermagem: Considera-se a construção compartilhada do PET-Saúde/GraduaSUS Enfermagem/UNIRIO/SMS-RJ uma possibilidade de experimentar um projeto dialógico. Neste, profissionais de saúde, graduandos, tutores e preceptores podem vivenciar encontros capazes de sensibilizá-los quanto a produção do cuidado em saúde, visto a necessidade de transformação das práticas existentes, além da defesa da saúde como um direito constitucional. Acredita-se que a aproximação dos graduandos com metodologias dialógicas contribui para a formação do enfermeiro que possa no processo de produção de cuidado: planejar, refletir, propor e desenvolver práticas transformadoras do cotidiano no mundo do trabalho em saúde. Referências: 1. Batista KBC, Gonçalves OSJ. Formação dos Profissionais de Saúde para o SUS: significado e cuidado. Saúde Soc. 2011; 4: 884-899. 2. Brasil. Ministério da Saúde. Vigilância em Saúde no SUS: fortalecendo a capacidade de resposta aos velhos e novos desafios. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. Descritores: Vigilância em Saúde Pública; Educação Superior; Atenção Primária à Saúde. Eixo 1: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem. Área temática 6: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram.