Comunicação coordenada
501 | INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NA PERSPECTIVA DO GRADUANDO EM ENFERMAGEM | Autores: Orlene Veloso Dias (Universidade Estadual de Montes Claros) ; Cássio de Almeida Lima (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri) ; Maria Aparecida Vieira (Universidade Estadual de Montes Claros) ; Jucimere Fagundes Durães Rocha (Faculdade de Saúde Ibituruna) ; Maisa Tavares de Souza Leite (Faculdade de Saúde Ibituruna) |
Resumo: Introdução: Os Cursos de Graduação em Enfermagem, em tempos de mudanças, sobretudo em relação ao Sistema Único de Saúde e à reversão do modelo biomédico de atenção à saúde, devem preconizar a inserção precoce dos estudantes nos serviços de saúde, como estratégia integradora do processo ensino-aprendizagem. Objetivo: Compreender o significado da vivência dos graduandos em enfermagem em práticas de integração ensino-serviço na Atenção Primária à Saúde. Descrição metodológica: Pesquisa com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas abertas, com concluintes da Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros. Após, essas entrevistas foram submetidas à análise temática de conteúdo. Resultados: Emergiram categorias, as quais revelaram que a vivência prática na Atenção Primária à Saúde constitui-se em estratégia relevante para a formação dos graduandos. A infraestrutura adequada; o relacionamento interpessoal harmonioso; a atuação do preceptor ao promover a aprendizagem significativa e as experiências relacionadas ao Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde mostraram-se facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem. Todavia, os fatores dificultadores referem-se à gestão dos serviços e à integração teórico-prática. Essa situação evidencia que o Projeto Pedagógico do Curso ainda mantém resquícios de metodologias do ensino não integradoras, embora seja pautado nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem e tenha buscado consonância com os pressupostos do Sistema Único de Saúde. Conclusão: Persistem dificuldades a serem debatidas e superadas, uma vez que o processo de formação requer um sinergismo entre todos os atores envolvidos, que podem se beneficiar mutuamente com as melhorias almejadas. Contribuições/implicações para a Enfermagem: Espera-se que essas reflexões que emergem desta pesquisa possam contribuir para a efetiva integração teórico-prática na Atenção Primária à Saúde, com a imersão do acadêmico na vivência da realidade do Sistema Único de Saúde. Descritores: Atenção Primária à Saúde; Educação em Enfermagem; Estudantes de Enfermagem. Eixo 1: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem Área temática: Integração Ensino Serviço - Quando o Trabalho e a Escola se integram REFERÊNCIAS Montenegro LC, Brito MJM. Aspectos que facilitam ou dificultam a formação de enfermeiro em atendimento primário à saúde. Invest Educ Enferm. 2011;29(2):238-47. Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 2011. Brehmer LCF, Ramos FRS. Teaching-service integration: implications and roles in experiences of Undergraduate Courses in Nursing. Rev Esc Enferm USP. 2014;48(1):119-26. Carácio FCC, Conterno LO, Oliveira MAC, Oliveira ACH, Marin MJS, Braccialli LAD. A experiência de uma instituição pública na formação do profissional de saúde para atuação em Atenção Primária. Ciênc Saúde Colet. 2014;19(7):2133-42. Freitas PH, Colomé JS, Carpes AD, Backes DS, Beck CLC. Repercussions of the program for education through work for health (Pet-health) in the training of students from the health area. Esc Anna Nery. 2013;17(3):496-504. |