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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 33

Comunicação coordenada


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ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO SOB A ÓPTICA DOS ENFERMEIROS SUPERVISORES

Autores:
Divanice Contim (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Maila Fidalgo Faria (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Delvane José de Souza (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Ricardo Jader Cardoso (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)

Resumo:
Introdução: O estágio curricular supervisionado (ECS) é uma disciplina que permite a consolidação da teoria fornecida na graduação por meio de vivências práticas de experiências únicas que serão determinantes para a formação, qualificação e elaboração do perfil do futuro enfermeiro(1). Objetivos: Identificar a opinião dos enfermeiros supervisores do estágio hospitalar acerca dos fatores que dificultam sua atuação durante a supervisão; identificar a importância do estágio supervisionado para os enfermeiros e verificar a percepção dos enfermeiros quanto à sua participação durante a disciplina de estágio curricular supervisionado hospitalar. Método: Estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa, realizado em um hospital de ensino de uma cidade do Triângulo Mineiro. Foram entrevistados enfermeiros que já atuaram como supervisores de estágio por meio de entrevista semiestruturada seguido de Análise de Conteúdo. Resultados: Emergiram das falas sete categorias intituladas como: preparo profissional, importância do estágio, dificuldades e facilidades, despreparo, atribuições, opinião e sugestões e responsabilidade de supervisionar. Conclusão: O estágio supervisionado é fundamental para a formação acadêmica, contribui de forma efetiva com os profissionais que participam da supervisão, proporcionando o estreitamento das relações entre a academia e o serviço de saúde disponibilizado como campo de estágio. Contribuições/implicações para a enfermagem: Visibilidade dos benefícios da presença do estudante no campo de estágio como a renovação de conhecimentos da equipe, por meio da troca de informações. Descritores: Estágios, Pesquisa em Educação de Enfermagem. Referências 1. Rodrigues AMM, Freitas CHA, Guerreiro MGS, Jorge MSB. Preceptorship in the perspective of comprehensive care: conversations with nurses. Rev gaúcha enferm [internet]. 2014[cited 2016 Mar 08]; 35 (2): 106-112.Available in: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v35n2/1983-1447-rgenf-35-02-00106.pdf