Comunicação coordenada
399 | Formação do enfermeiro e barreiras para praticar a promoção da saúde: o olhar dos estudantes | Autores: Kênia Lara Silva (UFMG) ; Fernanda Lopes de Araújo (UFMG) ; Roseni Rosângela de Sena (UFMG) ; Adriana Marcela Monroy Garzon (UFMG) ; Leonardo Pereira Fernandes (UFMG) |
Resumo: Introdução: Estudos sobre competências para a promoção da saúde (PS) na formação profissional são raros no Brasil. Internacionalmente, enfatiza-se a produção do documento CompHP1, que define competências essenciais para os profissionais no campo da PS, as quais devem ser abordadas na educação profissional em saúde de modo teórico/prático para uma melhor absorção e desenvolvimento das mesmas. Objetivos: Identificar as competências para a PS na formação do enfermeiro a partir das experiências vivenciadas pelos estudantes de graduação em enfermagem e as dificuldades que eles percebem para trabalhar a promoção da saúde. Metodologia: pesquisa descritivo-exploratória de abordagem qualitativa. Foram realizados grupos focais (GF) com alunos de cursos de graduação em enfermagem de instituições públicas e privadas do Brasil. O material foi submetido à análise do discurso. Resultados: Os alunos reconhecem diferentes competências desenvolvidas no processo formativo que contribuem para a PS, tais como: relação interpessoal, autonomia, catalisação de mudanças, gerência e organização, parcerias, percepção e trabalho em equipe. Afirmam que as experiências durante a graduação que colaboraram para aquisição dessas competências foram: estágios hospitalares e na atenção básica; visitas em abrigos; projetos de extensão; participação em eventos promovidos pela faculdade e eventos desenvolvidos pelos alunos. Os alunos relataram que o Enfermeiro encontra algumas dificuldades para trabalhar a Promoção da Saúde, das quais se destacam a sobrecarga de trabalho, a falta de recurso financeiro, algumas unidades básicas de saúde pouco estruturadas, realização de tarefas que deveriam ser de outros profissionais, carência de materiais e de profissionais aptos para o trabalho. Conclusões/Contribuições para a Enfermagem: As experiências com o ensino clínico e as atividades extraclasse têm sido apontadas como cenários de desenvolvimento de competências para a Promoção da Saúde. No entanto, nesse mesmo campo são encontradas barreiras para a prática da Promoção da Saúde pelo Enfermeiro. |