Roda de Conversa
42 | VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: IMPORTÂNCIA PARA FORMAÇÃO ACADÊMICA | Autores: Catiele Raquel Schmidt (Acadêmica do curso de Enfermagem Unijuí. Bolsista PIBIC/CNPQ do projeto Clima de Segurança do Paciente, Vinculado ao Grupo de Pesquisa Atenção à Saúde - GPAS.) ; Carine Feldhaus (Acadêmica do curso de Enfermagem Unijuí. Bolsista PIBIC/CNPQ do projeto Clima de Segurança do Paciente, Vinculado ao Grupo de Pesquisa Atenção à Saúde - GPAS.) ; Thays Cristina Berwig Rutke (Acadêmica do curso de Enfermagem Unijuí. Bolsista PIBIC/CNPQ do projeto Clima de Segurança do Paciente, Vinculado ao Grupo de Pesquisa Atenção à Saúde - GPAS.) ; Paola Aline Nunes Peno (Acadêmica do curso de Enfermagem Unijuí. Bolsista PIBIC/CNPQ do projeto Demandas de Cuidado de Pacientes Oncológicos em Tratamento: Proposta de Intervenção Pela Convergência da Pesquisa e Prática Educativa. Vinculado ao Grupo de Pesquisa Atenção á Saúde -) ; Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz (Acadêmica do curso de Enfermagem Unijuí. Bolsista PIBIC/CNPQ do projeto Demandas de Cuidado de Pacientes Oncológicos em Tratamento: Proposta de Intervenção Pela Convergência da Pesquisa e Prática Educativa. Vinculado ao Grupo de Pesquisa Atenção á Saúde -) |
Resumo: Introdução: O envolvimento dos estudantes de graduação em atividades extracurriculares é relevante pois instiga a busca pelo saber. Nessa perspectiva, foi criado, a partir de movimentos sociais as Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VerSUS). Tem por objetivo formar profissionais transformadores da realidade, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de atividades de extensão e construção coletiva, com base na metodologia problematizadora.¹,² Objetivos: Descrever experiências vivenciadas durante a realização do VerSUS por futuros profissionais da área da saúde. Metodologia: Relato de experiência da vivência realizada no período de 16 a 25 de janeiro de 2016, em uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, por acadêmicos da área da saúde de diversas universidades. Resultados: Durante a vivência os participantes foram instigados a observar a realidade do serviço de saúde de maneira crítica-reflexiva, buscar hipóteses de solução para pontos negativos levantados de maneira coletiva. A devolutiva aos serviços visitados e à comunidade proporciona troca de percepções, saberes, (des)contruções, realizadas ao decorrer do VerSUS. Conclusão: a interação com diferentes cursos, serviços da área da saúde e realidades sociais, complementam a formação acadêmica, (re)construindo conceitos e saberes sobre o SUS. Contribuições: A formação extracurricular interdisciplinar que o VerSus propõe, transforma o sujeito em um ser propositivo e resolutivo. Descritores: Comunicação Interdisciplinar; Estágios; Sistema Único de Saúde. Referências: 1. FERLA AA, Ramos AS, LEAL MB, CARVALHO MS, Organizadores. VER-SUS Brasil: cadernos de textos [documento eletrônico]/ Associação Brasileira da Rede Unida. Porto Alegre: Rede Unida, 2013. 106 p. 2. CANÔNICO RP, BRÊTAS ACP. Significado do Programa Vivência e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde para formação profissional na área de saúde. Acta Paul Enferm. 2008;21(2):256-61. |