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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 508

Comunicação coordenada


508

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS ASSISTENCIAIS COMO ESTRATÉGIA DE INTEGRAÇÃO ENTRE O ENSINO E PRÁTICA

Autores:
Vanessa Bertoglio Comassetto Antunes de Oliveira (CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL - UNIBRASIL) ; Louise Aracema Scussiato (CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL - UNIBRASIL) ; Angelita Visentin (CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL - UNIBRASIL)

Resumo:
Introdução: O Estágio Curricular Supervisionado é uma etapa obrigatória para o último ano do curso de enfermagem que compreende, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) a formação do enfermeiro. Este tem como intuito que o discente aplique na prática o conhecimento adquirido na teoria e durante a formação acadêmica percorrida. Uma das estratégias utilizadas para o alcance desta meta é a realização de projetos assistenciais (PA) no decorrer dos semestres. Os PA compreendem a identificação de uma necessidade a ser desenvolvida nas unidades concedentes de estágio, bem como a realização de um projeto para saná-la. Objetivo: descrever os resultados obtidos com o desenvolvimento dos projetos assistenciais como estratégia de integração ensino e prática na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado. Descrição metodológica: trata-se de um relato de experiência docente do acompanhamento, em supervisão indireta, da implementação dos projetos assistenciais como processo de ensino-aprendizagem com alunos do último ano da graduação em enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior de Curitiba, Paraná. Resultados: Os projetos foram desenvolvidos em áreas hospitalares e de saúde pública e envolveram necessidades observadas durante o período de realização dos estágios. As atividades exigiram dos docentes e discentes competências e habilidades como: observação clínica, criatividade, comunicação interpessoal e planejamento estratégico e metodológico no que tange a função de enfermeiro.Observou-se, na prática o foco emergente em ações de educação em saúde. Conclusão: Observa-se que os projetos assistenciais são uma estratégia de interação ensino e prática e permitem ao educando desenvolver competências e habilidades fundamentais para o exercício da profissão. O acompanhamento indireto do discente desde a identificação da situação problema a ser desenvolvida compreende uma etapa crucial para o binômio ensino-aprendizado neste momento de formação acadêmica. O discente sente-se alicerçado pela presença mais experiente do professor e alia a esta o aprendizado de sua formação acadêmica. Implicações para a Enfermagem: A realização de projetos assistenciais permite que temas de educação em saúde sejam trabalhados na integração dicotômica entre docente e discente e entre teoria e prática no desenvolvimento das atividades concernentes ao enfermeiro Descritores: Enfermagem; Ensino; Educação em Enfermagem. Referencia: BRASIL. Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis nos 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de março de 1994, o parágrafo único do art. 82 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6o da Medida Provisória no 2.164-41, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências. Portal da Legislaçãol: Leis Ordinárias. 2016.