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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 277

Comunicação coordenada


277

VIVENCIANDO UM GRUPO COM GESTANTES

Autores:
Danielle Costa de Souza (UNIGRANRIO/ EEAN-UFRJ) ; Jéssica Raimundo Souto (UNIGRANRIO) ; Priscilla Bellucio de Morais (UNIGRANRIO) ; Raiane Alves Vieira (UNIGRANRIO) ; Maria da Soledade Simeão dos Santos (UNIGRANRIO)

Resumo:
Introdução: O Ministério da Saúde tendo em vista à grande demanda de indivíduos a procura de melhoria no atendimento à unidade básica de saúde, pautando nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) propôs em 1994 o Programa de saúde da família hoje denominado Estratégia Saúde da Família (ESF), como forma de reorganização da produção de cuidados da saúde, objetivando a reorientação da prática assistencial em direção a uma assistência focada na família, a partir de seu ambiente físico e social(1). A ESF prioriza as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas, de forma integral e contínua, e essas são desenvolvidas por meio de uma equipe mínima composta pelo médico, enfermeiro, auxiliar ou técnico em enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) (1) entre as diversas atividades executadas pelo enfermeiro a Educação em Saúde desponta como uma das principais estratégias para estímulo da promoção da saúde. A Educação e a Saúde são espaços de produção e aplicação de saberes destinados ao desenvolvimento humano. Há uma interseção entre estes dois campos, tanto em qualquer nível de atenção à saúde quanto na aquisição contínua de conhecimentos pelos profissionais de saúde. Assim, estes profissionais utilizam, mesmo inconscientemente, um ciclo permanente de ensinar e de aprender(3). A Educação em Saúde é um processo educativo de construção de conhecimentos em saúde que visa à apropriação temática pela população, tornando-se um conjunto de práticas do setor que contribui para aumentar a autonomia das pessoas no seu cuidado, a fim de alcançar uma atenção de acordo com suas necessidades(2). Busca fortalecer um modelo de atenção em saúde que valorize as necessidades dos indivíduos, bem como potencializar o exercício do controle social sobre as políticas e os serviços de saúde para que estes respondam às necessidades da população(2). Logo, dentre as ações da ESF, emergem as ações educativas como ferramenta fundamental para estimular tanto o autocuidado como a autoestima de cada indivíduo e, muito mais que isso, de toda a família e comunidade, promovendo reflexões que conduzam a modificações nas atitudes e condutas dos usuários(4). A saúde da mulher é uma das linhas de cuidado implantadas na Atenção Primária à Saúde e uma das de maior contingente de usuárias. A gestação e a maternidade são um momento complexo na vida da mulher e o enfermeiro é parte do plano de assistência pré-natal e puerperal. Objetivo: Relatar as vivências e reflexões de graduandos de enfermagem em um grupo de gestantes. Materiais e Métodos: Pesquisa de natureza qualitativa, com abordagem exploratória, descritiva, com utilização do método da pesquisa-ação. Os participantes da pesquisa foram discentes do curso de graduação de enfermagem da UNIGRANRIO, unidade Barra da Tijuca que cursam o 9º período caracterizado como Estágio Supervisionado Integralizador I (ESI-I), na modalidade Atenção Primária a Saúde, a partir da prática com a realização de atividades educativas em um grupo de gestantes realizado na Estratégia Saúde da Família, no qual é cenário de prática da referida disciplina. O Estágio acontece toda terça-feira de 08:00h as 16:40 h, totalizando uma carga horária total de 336h. Esta pesquisa faz parte dos resultados parciais do projeto de tese intitulado "Educação em Saúde como estratégia pedagógica no processo ensino-aprendizagem do graduando de enfermagem na UNIGRANRIO", protocolado sob o número de CAEE 46888115.1.0000.5238 aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da Escola de Enfermagem Anna Nery, UNIGRANRIO e Município do Rio de Janeiro. Resultados: O grupo foi composto por 18 gestantes com faixa etária de 17 a 35 anos. Também participam do grupo uma professora da Universidade e uma enfermeira da unidade. Chamamos o grupo de gestantes de "Roda de barrigas" com intuito de criar um ambiente agradável e descontraído. O encontro foi realizado no dia 03 de maio, para realização da Educação em Saúde transcorreu-se algumas etapas descritas a seguir: a) Acolhimento das gestantes; boas vindas; apresentação e informações acerca dos objetivos e finalidades do grupo; b) Esclarecimento sobre a dinâmica proposta para o encontro: esclareciam-se as atividades que estariam sendo realizadas informando sempre a importância da exposição das idéias e anseios de cada participante; c) Debate: Por meio de dinâmicas, atividades lúdicas e rodas de conversas sobre: fecundação, alterações fisiológicas no 1°, 2º e 3º trimestre, medidas não farmacológicas no trabalho de parto, neste momento foi transmitido um vídeo sobre "Dor do parto", o vídeo mostra o relato de 12 mulheres que pariram naturalmente. O vídeo incrementou as ações de Educação em Saúde auxiliando na apropriação de informações pertinentes sobre o trabalho de parto, bem como no na interação dos alunos com o grupo de gestantes. No decorrer do encontro, notou-se através dos diálogos aspectos emocionais entre as alunas e as gestantes, bem como confiabilidade, interação e harmonia entre ambas as partes. Ao final do grupo realizamos uma roda de conversas a fim de ter um feeback sobre a atividade educativa realizada. O grupo "Rodas de barrigas" ofereceu a oportunidade de manifestação de dúvidas e dificuldades sobre o período gestacional, prevenindo a ansiedade, o medo e permitindo a troca de experiências. Conclusão: Tivemos a possibilidade de pôr em prática os conhecimentos adquiridos durante o Curso de Graduação. Houve a possibilidade de aprimorar as atividades do cuidar em enfermagem além de oportunizar a interação com as gestantes, que ensinam e enriquecem, com suas experiências de vida, os futuros profissionais da área da saúde. Tem-se que as diversas atividades desenvolvidas propiciaram uma relação de acolhimento entre os acadêmicos de enfermagem e as gestantes para a promoção e proteção da saúde das mesmas. Adquirimos assim conhecimentos sobre a prática grupal e a aproximação da realidade delas. Contribuições /implicações para a Enfermagem. Descritores: gestantes, educação em saúde, estudantes de enfermagem. Referências: 1 Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Glossário temático: gestão do trabalho e da educação na saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2008. (Série A. Normas e Manuais Técnicos). 2 Gilberto Gilberto Fernandes Pereira , Joselany Áfio Caetano , Juliana Faheina Moreira , Márcia Barroso Camilo de Ataíde. Práticas educativas em saúde na formação de acadêmicos de enfermagem. Cogitare Enferm. 2015 Abr/Jun; 20(2):332-7 3 Pereira, Adriana Lenho de Figueiredo. As tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da saúde. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 19(5):1527-1534, set-out, 2003. 4 ROECKER, S; BUDÓ, M.L.D; MARCON, S.S - "Trabalho educativo do enfermeiro na Estratégia Saúde da Família: dificuldades e perspectivas de mudanças"- Disponível em:. Acesso em 20 de abril de 2016.