Roda de Conversa
76 | PESQUISA-AÇÃO DO APRENDER E CUIDAR NA REDE CEGONHA: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO | Autores: Dayse Maria de Vasconcelos Rodrigues (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Ana Lúcia Abrahão (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Leticia Cataldi de Alcantara (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) |
Resumo: Introdução: Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde do Ministério da Saúde (PRO-PET Saúde/Rede Cegonha) objetiva formação, articulando ensino e serviço1. PET-Rede Cegonha preconiza assistência as mulheres e filhos a partir do pré-natal, ofertando-lhe assistência integral, multidisciplinar de qualidade2. Objetivo: Discutir a importância para a formação, participação do acadêmico de enfermagem no PRO-PET Saúde/Rede Cegonha, vinculado a uma Instituição de Ensino Superior Federal em uma Unidade de Saúde no Município do Estado do Rio de Janeiro. Metodologia: Estudo descritivo, qualitativo através da pesquisa- ação apresentada enquanto proposta de construção de conhecimento crítico-reflexivo comprometido com ação política e social transformadora, a partir da produção do cuidar as gestantes assistidas pela Rede Cegonha. Resultados: Participação do acadêmico de enfermagem através do acompanhamento das gestantes de alto risco propiciou entrelaçar o conhecimento teórico/prático assistencial, juntamente com os atores envolvidos de maneira interdisciplinar, em prol da produção de um cuidado de maior qualidade e resolutividade para a saúde da gestante e bebê, respeitando sempre sua realidade, vivência, contexto socioeconômico e cultural. Conclusão: Sendo uma Unidade para gestantes de risco, referenciadas ou demanda espontânea, foi oportunizado acompanhamento durante consultas de pré-natal, com consentimento das mesmas, sob preceptoria da enfermeira da Unidade, onde o desenvolvimento de diversas atividades de produção do cuidado tornou evidente o papel fundamental do enfermeiro, em assegurar as gestantes princípios da humanização, acolhimento, das boas práticas, da segurança no parto e nascimento dos seus bebês. Contribuições/implicações: Consistiu em experiência significativa permitindo aproximação dos possíveis desafios que o futuro enfermeiro poderá encontrar na sua atuação profissional, em prol de uma assistência à saúde cada vez mais integral e alinhada às necessidades específicas tratando-se da assistência à saúde da mulher também e não somente na fase reprodutiva. Descritores: Saúde da mulher; Pré-natal; Formação Acadêmica REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 1-Ministério da Saúde (BR); Ministério da Educação (BR). Portaria Interministerial nº 1.802, de 26 de agosto de 2008. Institui o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde-PET-Saúde. Diário Oficial União. 2- Ministério da Saúde (BR). Portaria nº 1.459, de 24 de jun. de 2011. Institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS - a Rede Cegonha [internet]. Diário Oficial da União 24 jun. 2011. Disponível em: http:// bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/ prt1459_24_06_2011.html. Acesso em: 10 jun 2016 |