Roda de Conversa
31 | INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO E A PESQUISA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO | Autores: Daniela Maysa de Souza (ETSUS Blumenau) ; Kellin Danielski (ETSUS Blumenau) ; Jaqueline Mocelin (ETSUS Blumenau) |
Resumo: Introdução: A Escola Técnica do Sistema Único de Saúde de Blumenau (ETSUS Blumenau) realiza a formação de profissionais de nível médio vinculados ao Sistema Único de Saúde. Em suas formações, segue pressupostos da integração ensino serviço, norteados por seu Projeto Político Pedagógico. A integração ensino serviço compreende o esforço de um trabalho coletivo entre professores e estudantes, visando a qualificação da atenção à saúde e o desenvolvimento profissional1. Um dos cursos ofertados é a Complementação do Técnico em Enfermagem e como possibilidade de integrar o ensino ao serviço, foi incluído na matriz do curso a Pesquisa. A ETSUS Blumenau acredita que a formação no serviço, implica mudança no processo de trabalho, estimulada pelo processo de ensino e de aprendizagem2. Objetivo: Relatar a experiência da implantação da pesquisa no curso de Complementação do Técnico em Enfermagem. Método: Relato de experiência. Resultados: A pesquisa foi desenvolvida concomitante às aulas teóricas e os alunos definiram seus temas de acordo com a realidade observada em seu local de trabalho. Vários temas foram abordados, como diversas patologias, rotinas de enfermagem, além de estratégias de educação e promoção à saúde. Como potencialidades, identificamos a reflexão proporcionada, a autonomia, a busca pelo conhecimento e a contribuição para o serviço. Como limitações, destacamos a dificuldade de compreensão das etapas que envolvem uma pesquisa e a carga horária de 690 horas do curso, fazendo com que a proposta fosse adaptada para uma pesquisa de revisão bibliográfica. Contribuições: Consideramos um avanço a inclusão da pesquisa na matriz curricular, considerada como uma inovação na ETSUS Blumenau, principalmente pela possibilidade de reflexão proporcionada, pela observação das próprias práticas de trabalho, além do fortalecimento teórico e prático, que contribui para fortalecer o processo de trabalho, integrando assim a Escola ao serviço. |