Imprimir Resumo


Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 542

Roda de Conversa


542

PET-SAÚDE E DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO: FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Autores:
José Luiz Tatagiba Lamas (UNICAMP) ; Alice Sarantópoulos (UNICAMP) ; Jéssica de Aquino Pereira (UNICAMP) ; Eliete Maria Silva (UNICAMP)

Resumo:
Introdução: A formação de profissionais deve aportar para concepções de saúde, educação e trabalho que tragam mudanças no setor saúde, na prática profissional e na atenção aos usuários¹. Objetivo: Avaliar, na visão de estudantes de graduação, como a participação no Programa de Educação pelo Trabalho na Saúde (PET-Saúde) contribuiu para sua formação profissional, priorizando a atuação no Sistema Único de Saúde (SUS). Descrição metodológica: Este trabalho foi um estudo de caso qualitativo. Foram realizadas entrevistas com graduandos de enfermagem (cinco), medicina (três) e fonoaudiologia (dois), participantes do PET-Saúde em uma universidade pública no estado de São Paulo. A análise dos dados foi feita por meio do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Identificaram-se três categorias: 1.Trabalho em equipe e interdisciplinaridade; 2.Influências do PET-Saúde na formação profissional no SUS; 3.Integração ensino-serviço-comunidade. Na primeira ficou clara a percepção de que o PET-Saúde foi uma ferramenta eficaz para promover a integração entre estudantes, professores e profissionais da rede básica, fortalecendo o trabalho em equipe. Na segunda emergiu o entendimento de que atividades práticas de formação devem ser realizadas no ambiente do SUS e iniciadas precocemente. Na terceira categoria, os estudantes relataram a importância de conhecer os profissionais e as pessoas que buscaram atendimento nas unidades de saúde envolvidas, o que dá força à integração pretendida. Conclusão: Na visão dos alunos, o PET-Saúde foi uma ferramenta importante na indução de proximidade entre a universidade e o SUS, com potencial para facilitar o entendimento do que é atenção integral e trabalho em equipe. Contribuições / implicações para a Enfermagem: No atual contexto, em que se busca o desenvolvimento e adequação da formação em saúde a uma perspectiva multi e interprofissional, este trabalho aponta caminhos sobre os quais as instituições formadoras da área de saúde, em especial da área de Enfermagem, devem refletir. Palavras-Chave: Formação profissional em saúde; Equipe interdisciplinar de saúde; Integração docente-assistencial. Referências: 1. Silva ALF, Ribeiro MA, Paiva GM, Freitas CASL, Albuquerque IMAN. Saúde e educação pelo trabalho: reflexões acerca do PET-Saúde como proposta de formação para o Sistema Único de Saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação. 2015; 19(1):975-984.