ISSN: 2316-3216

Trabalhos

Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
[Voltar]


 352 - A ATUAÇÃO POLÍTICA DO ENFERMEIRO NA DEFESA A SAÚDE
Elen Cristiane Gandra (Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.) ; Kënia Lara Silva (Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.) ; Roseni Rosangela de Sena (Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 088 - A COMPREENSÃO DO SETOR DE EDUCAÇÃO SOBRE AS VULNERABILIDADES DE ADOLESCENTES EM UM TERRITÓRIO
Péliclis Nunes (Universidade Federal do Paraná) ; Ana Paula Rodrigues dos Santos (Universidade Federal do Paraná) ; Maria Marta Nolasco Chaves (Universidade Federal do Paraná) ; Neusa Pereira dos Santos (Universidade Federal do Paraná) ; Liliana Muller Larocca (Universidade Federal do Paraná)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 077 - A CULTURA DE PAZ E A UTOPIA NO PENSAMENTO DE FREIRE: CONTRIBUIÇÕES PARA A SAÚDE
Marta Lenise do Prado (UFSC) ; Claudio Claudino da Silva Filho (UFSC/UFFS) ; Silvana Silveira Kempfer (UFSC)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 451 - A EXPANSÃO DAS GRADUAÇÕES DE ENFERMAGEM- QUALIDADE E OPÇÃO PELO ENSINO PRIVADO
Therreza Christina Mó Y Mó Loureiro Varella (Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Norma Valéria Dantas de Oliveira Sousa (Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Eloá Carneiro Carvalho (Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Maria Therezinha Nóbrega da Silva (Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: Processos de avaliação na formação de qualidade em Enfermagem
[Resumo]  



 046 - A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO E A HISTORICIDADE DOS TRAÇOS IDENTITÁRIOS NOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS
Alexandro do Vale Silva (Universidade Federal do Ceará - UFC) ; Maria Socorro de Araújo Dias (Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA) ; Lucilane Maria Sales da Silva (Universidade Estadual do Ceará - UECE) ; Maria Adelane Monteiro da Silva (Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 460 - A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO PARA O CONTEXTO DO SUS: A ATENÇÃO BÁSICA EM FOCO NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Michelle Ribeiro Cordeiro de Souza (Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva - FAIT) ; Leni Boghossiam Lanza (Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - PUC - SP) ; Priscila Garpelli Pássaro (Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - PUC - SP) ; Lorena de Godoi Montes (Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - PUC - SP)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 023 - A FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: COMPILAÇÃO DE DADOS DE PROJETOS DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO.
Daniela do Carmo Oliveira (Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente do Curso de Graduação de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) - Campus Tangará da Serra/MT. Coordenadora dos projetos de extensão universitária. E-mail: danielacarmoliveira@gmail.com) ; Pollyanna de Siqueira Queirós (Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente do Curso de Graduação de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) - Campus Tangará da Serra/MT. Membro e colaboradora dos projetos de extensão universitária.) ; Ana Carolina Macri Gaspar (Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente do Curso de Graduação de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) - Campus Tangará da Serra/MT. Membro e colaboradora dos projetos de extensão universitária.) ; Denize Jussara Rupolo Dall´agnol (Enfermeira. Mestre em Imunologia e Parasitologia Básicas e Aplicadas. Docente do Curso de Graduação de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) - Campus Tangará da Serra/MT. Colaboradora dos projetos de extensão universitária.)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 470 - A PRECEPTORIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA E A QUALIFICAÇÃO DO SERVIÇO: DA POLÍTICA PARA PRÁTICA PROFISSIONAL.
Rika Miyahara Kobayashi (1 Enfermeira. Pedagoga. Doutora. Diretora Técnica do Serviço de Educação Continuada, Vice Coord.da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU) do Programa de Residência em Enfermagem Cardiovascular do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologi) ; Manoela Gomes Grossi Laprano (2 Enfermeira do Serv. de Ed. Continuada. Mestre em Ciências pela Escola de Enfermagem da USP. Vice Coord.do PRE_IDPC.) ; Nauyla Miranda da Costa (3.Enfermeira. Residente de Enfermagem do 1º ano do PRE_IDPC.) ; Celia Hiromi Shiotsu (4.Enfermeira Pesquisadora do Serv. de Ed. Continuada. Mestre. Doutoranda em Ciências pela EEUSP. Coord. PRE_IDPC.)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 318 - A PROMOÇÃO DA INTERFACE ENTRE SAÚDE E EDUCAÇÃO: O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO LICENCIADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Marta Angélica Iossi Silva (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP) ; Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP) ; Luciane Sá de Andrade (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP) ; Juliana Pereira da Silva (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 520 - A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO ATENDIMENTO ÀS CRIANÇAS VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL
Lais da Gama Dias Silva (Centro Universitario de Barra Mansa) ; Ana Lucia Naves Alves (Centro Universitario de Barra Mansa) ; Kênya Bárbara Ferreira Landim (Secretaria Municipal de Saude de Barra Mansa)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 387 - ABORDAGEM COGNITIVA E COMPORTAMENTAL À FUMANTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Jaqueline Correia Pontes (Universidade do Estado do Pará) ; Darlene Vaz Gentil (Secretaria Municipal de Saúde de Conceição do Araguaia) ; Priscilla Rodrigues C.carneiro (Universidade do Estado do Pará) ; Pablo Aquilino Barrios Lazo (Secretaria Municipal de Saúde de Conceição do Araguaia)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 038 - APLICAÇÃO DA TEORIA DE ENFERMAGEM TRANSCULTURAL: RESSIGNIFICANDO O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM PARA DOCENTES E DISCENTES NO ENSINO EM PRIMEIROS SOCORROS NA REALIDADE AMAZÔNICA: EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA RIBEIRINHOS.
Roseneide dos Santos Tavares (Universidade Federal do Pará - Faculdade de Enfermagem) ; Jessica Costa Mourão (Universidade Federal do Pará - Faculdade de Enfermagem) ; Mariana Souza de Lima (Universidade Federal do Pará - Faculdade de Enfermagem) ; Geovani Santana de Jesus (Universidade Federal do Pará - Faculdade de Enfermagem) ; Francilene da Luz Belo (Universidade Federal do Pará - Faculdade de Enfermagem)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 045 - ASPECTOS DA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO SOB A DIREÇÃO DOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS
Maria Socorro de Araújo Dias (Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA) ; Alexandro do Vale Silva (Universidade Federal do Ceará - UFC) ; Lucilane Maria Sales da Silva (Universidade Estadual do Ceará - UECE) ; Maria Adelane Monteiro da Silva (Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 251 - ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO SOB OLHAR DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO
Maria Conceição Bernardo de Mello E Souza (Escola de Enfermagem de Ribeirao Preto da Universidade de Sao Paulo) ; Tatiana Maria Coelho Veloso (Escola de Enfermagem de Ribeirao Preto da Universidade de Sao Paulo)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 457 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE PELOS PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA EM ALAGOAS
Célia Alves Rozendo (Universidade Federal de Alagoas) ; Patrícia de Carvalho Nagliate (Universidade Federal de Alagoas) ; Débora de Souza Santos (Universidade Federal de Alagoas) ; Fátima Maria de Melo Brito (Universidade Federal de Alagoas) ; Kesia Jacqueline Ribeiro de Oliveira (Universidade Federal de Alagoas)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: Processos de avaliação na formação de qualidade em Enfermagem
[Resumo]  



 306 - CIDADANIA NA EDUCAÇAO E NA SAÚDE: SER CIDADÃO ÉTICO, MORAL E POLÍTICO
Kellin Danielski (UNIASSELVI, UFSC, ETSUS BLUMENAU) ; Marta Lenise do Prado (UFSC)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 484 - CONCEITO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PERCEPÇÃO DO ENFERMEIRO RECÉM FORMADO EGRESSO DE UM CURRÍCULO INTEGRADO
Paula Graziela Pedrão Soares Perales (Universidade Estadual de Londrina) ; Danieli Juliani Garbuio (Universidade Estadual de Londrina) ; Mara Lúcia Garanhani (Universidade Estadual de Londrina)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 613 - CONTRIBUIÇÃO DA FORMAÇÃO NA UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL PARA INSERÇÃO DOS EGRESSOS DE ENFERMAGEM NO MERCADO DE TRABALHO
Andreia de Carvalho Andrade (UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL) ; Érica Caroline Silva (ESTUDANTE) ; Stephanie Morais Pafume (ESTUDANTE) ; Daniele Fernandes (ESTUDANTE) ; Thamiris Lins (ESTUDANTE)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 580 - CURSO DE ATUALIZAÇÃO SOBRE VACINAÇÃO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIENCIA
Maria Elizabete Rodrigues Viana (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL) ; Janaína Paula Calheiros Pereira Sobral (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL) ; Célia Alves Rozendo (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL) ; Roberto Firpo de Almeida Filho (HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE MACEIÓ) ; Priscila de Oliveira Cabral Melo (HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE MACEIÓ)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 377 - CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA OFERECIDOS A ENFERMEIROS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
Julia Peres Pinto (UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI E CENTRO UNIVERSITARIO SÃO CAMILO) ; Edenir Aparecida Sartorelli Tomazini (Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (NEU-SAMU/SP 192))
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 147 - DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ÉTICO-MORAIS E O SOFRIMENTO MORAL NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM
Heloiza Maria Siqueira Rennó (Universidade Federal de São João del Rei) ; Flávia Regina Souza Ramos (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Maria José Menezes Brito (Universidade Federal de Minas Gerais)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 503 - DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A ÁREA DA ENFERMAGEM: POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES
Maria Aparecida Vieira (Universidade Estadual de Montes Claros) ; Cássio de Almeida Lima (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri) ; Orlene Veloso Dias (Universidade Estadual de Montes Claros) ; Conceição Vieira da Silva Ohara (Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo.) ; Edvane Birelo Lopes de Domenico (Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo.)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 010 - EDUCAÇÃO PERMANENTE EM ENFERMAGEM NEONATAL: PROPOSTA A PARTIR DO CÍRCULO DE CULTURA
Fátima Helena do Espírito Santo (Universidade Federal Fluminense) ; Luiz Henrique Ferreira (Hopsital Univeritário Antônio Pedro/Universidade Federal Fluminense) ; Carla Lube de Pinho Chibante (Universidade Federal Fluminense)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 371 - ELABORAÇÃO E VALIDADÇÃO DE UM MODELO DE INTERVENÇÃO PARA SAÚDE MENTAL DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR DE ENFERMAGEM
Claudia Maria Messias (Universidade Castelo Branco) ; Geilsa Soraia Valente Cavalcanti (Escola Aurora de Anfonso Costa-UFF -RJ) ; Anselmo Anselmo A. dos Santos (Universidade Paulista/UNIP - Santos-São Paulo) ; Elizabeth C F Galvão (Universidade Paulista/UNIP - Santos- São Paulo) ; Suzana Reis E Silva (Universidade Paulista/UNIP - Santos- São Paulo)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 502 - EM DEFESA DA ENFERMAGEM: EXPERIÊNCIAS DO CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM EM AÇÕES DE PESQUISA E ENSINO
Orlene Veloso Dias (Conselho Federal de Enfermagem) ; Manoel Carlos Neri da Silva (Conselho Federal de Enfermagem) ; Dorisdaia Carvalho de Humerez (Conselho Federal de Enfermagem) ; Leocarlos Cartaxo Moreira (Conselho Federal de Enfermagem) ; Joel Rolim Mancia (Conselho Federal de Enfermagem)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 434 - ENSINO DAS PRÁTICAS DO WEBCUIDADO DE ENFERMAGEM NA ESCOLA COM MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA ATRAVÉS DE UMA WEB RÁDIO
Raimundo Augusto Martins Torres (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE) ; Victorugo Guedes Alencar Correia (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI) ; Alan Alencar Freire (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI) ; Marcos Renato de Oliveira (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 217 - EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA EM SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DE ADOLESCENTES
Ana Virginia Rodrigues Veríssimo (Universidade de Pernambuco) ; Thaise Caroline Galdino Souza da Silva (Universidade de Pernambuco) ; Fabíola Mirellys da Silva Ferreira (Universidade de Pernambuco) ; Waldemar Brandão Neto (Universidade de Pernambuco) ; Estela Maria Leite Meirelles Monteiro (Universidade de Pernambuco)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 417 - FATORES QUE INTERFEREM NA PRÁTICA DE EXAME FÍSICO ENTRE ENFERMEIROS DE UNIDADE HOSPITALAR
Leidiene Ferreira Santos (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS) ; Lyrra Moura Santos Carvalho Nery (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS) ; Cintia Flôres Mutti (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS) ; Nayane Sousa Silva Santos (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS) ; Leonora Rezende Pacheco (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 253 - FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS QUE ATENDAM A DEMANDA DO SUS NO EIXO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE:POSSIBILIDADES E LIMITES
Maria Conceição Bernardo de Mello E Souza (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP).) ; Tatiana Maria Coelho Veloso (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP).)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 529 - FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO OBSTETRA E O CENÁRIO ATUAL DE TRABALHO FRENTE AS POLÍTICAS EMERGENTES DE SAÚDE
Elyade Nelly Pires Rocha Camacho (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Elisa da Silva Feitosa (FACULDADE PAN AMAZONICA) ; Fabio Feitosa Camacho (UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA) ; Denize Gomes Pinto (FACULDADE PAN AMAZONICA) ; Kessia Regina Ferreira Batista (FACULDADE PAN AMAZONICA)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 441 - FOTOGRAFIA DOS CURSOS DE ENFERMAGEM DA REGIÃO NORTE DO BRASIL
Nair Chase da Silva (Escola de Enfermagem de Manaus/Universidade Federal do Amazonas - EEM/UFAM.) ; Maria Jacirema Ferreira Gonçalves (Escola de Enfermagem de Manaus /Universidade Federal do Amazonas - EEM/UFAM. Instituto Leonidas & Maria Deane-FIOCRUZ)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 008 - GESTÃO DO CUIDADO COMO REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM
Marília Daniella Machado Araújo Cavalcante (Universidade Federal do Paraná) ; Liliana Müller Larocca (Universidade Federal do Paraná) ; Maria Marta Nolasco Chaves (Universidade Federal do Paraná) ; Melissa dos Reis Pinto Mafra (Universidade Federal do Paraná) ; Daiane Siqueira de Luccas (Universidade Federal do Paraná)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 072 - IDOSOS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE: ENSINAR É PRECISO
Silvio Barros do Nascimento (Universidade Potiguar) ; Monalisa Dias Rodrigues Cortes (Universidade Potiguar) ; Lucélia Fernandes de Almeida (Universidade Estadual do Ceará) ; Amanda Kelly Pereira Soares (Universidade Potiguar) ; Francisca Patricia Barreto de Carvalho (Universidade Potiguar)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: Processos de avaliação na formação de qualidade em Enfermagem
[Resumo]  



 200 - INTEGRAÇÃO EM SAÚDE: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS NO PROCESSO DE TRABALHO EM EQUIPE
Solange Meira de Sousa (Universidade Federal do Paraná) ; Elizabeth Bernardino (Universidade Federal do Paraná) ; Gisele Knop Aued (Universidade Federal do Paraná) ; Fernanda Catafesta Utzumi (Universidade Federal do Paraná) ; Jaqueline Dias do Nascimento (Universidade Federal do Paraná)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 122 - INTERVINDO SOBRE A SAÚDE DO TRABALHADOR DAS ESTRATÉGIAS DE SAÚDE DO FAMÍLIA POR MEIO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE
Zaléia Prado de Brum (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus Santo Ângelo) ; Maynara da Veiga Chagas (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus Santo Ângelo) ; Jane Conceição Perin Lucca (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus Santo Ângelo) ; Rosane Terezinha Fontana (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus Santo Ângelo)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 516 - JOGOS EDUCATIVOS COMO ESTRATÉGIA LÚDICA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM SOBRE CONDIÇÕES CRÔNICAS COM IDOSOS
Sonia Maria Soares (Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais) ; Líliam Barbosa Silva (Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais) ; Patrícia Aparecida Barbosa Silva (Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais) ; Francielle Carolina Santos (Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais) ; Raquel Melgaço Santos (Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 557 - O ACOLHIMENTO EMOCIONAL ÀS GESTANTES QUE CONVIVEM COM DOENÇAS CRÔNICAS E A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
Pâmela Gioza da Silveira (Universidade Federal Fluminense) ; Claudia Mara de Melo Tavares (Universidade Federal Fluminense) ; Fernanda Laxe Marcondes (Universidade Federal Fluminense) ; Paula Isabella Marujo Nunes da Fonseca (Universidade Federal Fluminense)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 570 - O CAMPO DO ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: RETRATO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Luiza Mara Correia (Faculdade de Enfermagem da UERJ) ; Ligia de Oliveira Viana (Escola de Enfermagem Anna nery da UFRJ) ; Ricardo de Matos Russo Rafael (Faculdade de Enfermagem da UERJ)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: Processos de avaliação na formação de qualidade em Enfermagem
[Resumo]  



 214 - O CUIDADO À SAÚDE DA POPULAÇÃO MASCULINA EM TEMPOS DE POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM: O QUE ELES FALAM
Maria Elizabete Rodrigues Viana (Universidade Federal de Alagoas- UFAL) ; Laís de Miranda Crispim (Universidade Federal de Alagoas- UFAL) ; Janaína Paula Calheiros Pereira Sobral (Universidade Federal de Alagoas- UFAL) ; Carla Islowa da Costa Pereira (Universidade Federal de Alagoas- UFAL) ; Roseane Andrade de Souza (Universidade Federal de Alagoas- UFAL)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 104 - O GERENCIAMENTO DE CONFLITOS NA PRÁTICA PROFISSIONAL DE ENFERMEIROS-LÍDERES EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS DE SAÚDE
Maria Caroline Waldrigues (Enfermeira. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Linha de Políticas Educacionais. Pós-graduada em Políticas Educacionais pela UFPR. Pós-graduada em Gestão Pública pela UFPR.) ; Isabeli Belli Lawder (Enfermeira. Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil (UNIBRASIL).) ; Meizi Missora Tiago Takahashi (Enfermeira. Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil (UNIBRASIL). Enfermeira assistencial na Clínica de Imunizações do Paraná.Enfermeira. Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil (UNIBRASIL).) ; Bruna Vanessa Wagner (Enfermeira. Pós-graduada em Gestão Empresarial da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).) ; Mônica Batista Cordeiro (Enfermeira. Pós-graduada em Gestão Empresarial da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 106 - O PROCESSO DE TRABALHO DO ENFERMEIRO E SUAS DIMENSÕES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Maria Caroline Waldrigues (Enfermeira. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Linha de Políticas Educacionais. Pós-graduada em Políticas Educacionais pela UFPR. Pós-graduada em Gestão Pública pela UFPR. Docente do Centro Universitário Autônomo do Brasil (UNI) ; Mônica Batista Cordeiro (Enfermeira. Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil (UNIBRASIL). Enfermeira Supervisora em Clínica de Hemodiálise do Grupo Pró Renal, Curitiba - PR.) ; Bruna Vanessa Wagner (Enfermeira. Pós-graduada em Gestão Empresarial da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).) ; Meizi Missora (Enfermeira. Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil (UNIBRASIL). Enfermeira Assistencial na Clínica de Imunizações do Paraná.) ; Isabeli Belli Lawder (Enfermeira. Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil (UNIBRASIL). Enfermeira Assistencial na Clínica de Imunizações do Paraná.)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 483 - O PROGRAMA PRO-SAÚDE E O ESTIMULO À EDUCAÇÃO PERMANENTE: UMA VISÃO A PARTIR DOS EGRESSOS DE ENFERMAGEM DA REGIÃO SUL DO BRASIL
Aline Bussolo Correa (Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)) ; Kenya Schmidt Reibnitz (Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)) ; Daiana Kloh (Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)) ; Marta Lenise do Prado (Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)) ; Jeferson Rodrigues (Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC))
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 125 - O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA NA VISÃO DE ENFERMEIROS EM MUNICÍPIOS PARANAENSES
Rosa Maria Rodrigues (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Solange de Fátima Reis Conterno (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Gilson Fernandes da Silva (Prefeitura Municipal de Cascavel - Secretaria de Saúde) ; Larissa Fungueto (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Mateus Souza da Luz (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 404 - ORIENTAÇÕES SOBRE HPV A USUÁRIOS ATENDIDOS EM UM HOSPITAL PÚBLICO DO PARÁ.
Eulalia Ierece Camara Moura (Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará.) ; Maria Elizabete de Castro Rassy (Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará.)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: Processos de avaliação na formação de qualidade em Enfermagem
[Resumo]  



 432 - OS PRINCÍPIOS DA TEORIA DA FORMAÇÃO PERMANENTE NA SENSIBILIZAÇÃO DOS ENFERMEIROS PARA O ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Vanessa Bertoglio Comassetto Antunes de Oliveira (Escola de Enfermagem USP) ; Maria de La Ó Ramallo Veríssimo (Escola de Enfermagem USP)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 133 - PENSAMENTO CRÍTICO HOLÍSTICO NO ENSINO DE ENFERMAGEM: UM OLHAR A PARTIR DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
Fernando Riegel (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)) ; Maria da Graça de Oliveira Crossetti (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS))
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 247 - PENSAMENTO CRÍTICO HOLÍSTICO NO ENSINO DE ENFERMAGEM: UM OLHAR A PARTIR DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
Fernando Riegel (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)) ; Maria da Graça de Oliveira Crossetti (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS))
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 254 - PENSAMENTO CRÍTICO HOLÍSTICO NO ENSINO DE ENFERMAGEM: UM OLHAR A PARTIR DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
Fernando Riegel (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)) ; Maria da Graça de Oliveira Crossetti (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS))
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 492 - PERFIL DAS CRIANÇAS ATENDIDAS NO PRONTO ATENDIMENTO DE UM HOSPITAL DE CURITIBA-PR.
Marly B. G. Marton da Silva (Universidade Positivo) ; Felipe Abilio Vasco de Oliveira (Universidade Positivo) ; Hiohan Gabriel Schneider (Universidade Positivo) ; Kátia Renata Antunes Kochla (Universidade Positivo) ; Luciane Favero (Universidade Positivo)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 225 - PERFIL DAS PUBLICAÇÕES SOBRE AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE ENFERMGAEM
Maria Regina Araujo Reicherte Pimentel (Faculdade de Enfermagem UERJ) ; Elizabeth Teixeira (Faculdade de Enfermagem UERJ) ; Mariana Romão Abrantes (Faculdade de Enfermagem UERJ) ; Andressa Silva Pereira Xavier de Mattos (Faculdade de Enfermagem UERJ) ; Letícia Guimarães Fassarela (Faculdade de Enfermagem UERJ)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 078 - POLÍTICAS PÚBLICAS E A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: GARANTIA DE DIREITOS PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA
Mleudy Layenny da Cunha Leite (Mestranda em Política de Saúde e Enfermagem em Promoção da Saúde; Enfermeira formada pela Universidade de Pernambuco, Especialização em Saúde Coletiva e Enfermagem em Suporte Avançado à Vida) ; Inácia Sátiro Xavier de França (Doutora em Enfermagem, Vice-Coordenadora do Mestrado em Enfermagem Universidade de Pernambuco/UPE e UEPB) ; Jeane Maria Ribeiro de Melo (Especialista em Enfermagem em Suporte Avançado à Vida, Enfermeira do Hospital Dom Hélder Câmara)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 145 - POSSIBILIDADES DE MUDANÇAS NAS DCN DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA ABEN-MT
Mona Lisa Rezende Carrijo (Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus Cáceres) ; Rosa Maria Bottosso (Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Cuiabá) ; Elisangela Miranda de Jesus Lisboa (Instituto de Educação Superior de Mato Grosso) ; Ana Maria Nunes da Silva (Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Sinop) ; Joana Darc Chaves Cardoso (Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Sinop)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 435 - PRIORIDADES DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA DA RED IBEROAMERICANA DE INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN EN ENFERMERÍA REGIÃO BRASIL
Vilanice Alves de Araújo Püschel (Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo) ; Larissa Bertacchini de Oliveira (Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo) ; Rizioléia Marina Pinheiro Pina (Universidade Federal do Amazonas) ; Fábio da Costa Carbogim (Universidade Federal de Juiz de Fora)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 620 - PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO DE PRIMEIROS SOCORROS NA REALIDADE AMAZÔNICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Jessica Costa Mourao (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 146 - PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM NO COTIDIANO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Heloiza Maria Siqueira Rennó (Universidade Federal de São João del Rei) ; Flávia Regina Souza Ramos (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Carolina da Silva Caram (Universidade Federal de Minas Gerais) ; Lilian Cristina Rezende (Universidade Federal de Minas Gerais) ; Maria José Menezes Brito (Universidade Federal de Minas Gerais)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 566 - PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A SAÚDE DO RECÉM-NASCIDO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM - MESTRADO / UNIRIO
Inês Maria Meneses dos Santos (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) ; Eliane Cristina Vieira Adegas (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) ; Juliana Iasmin de Souza Fernandes (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) ; Juliana Nascimento (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) ; Renata Fontes do Nascimento (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 486 - PROGRAMA PRÓ-SAÚDE: CONTRIBUIÇÕES PARA EGRESSOS DOS CURSOS DE ENFERMAGEM NA REGIÃO SUL DO BRASIL
Aline Bussolo Correa (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Kenya Schmidt Reibnitz (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Daiana Kloh (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Margarete Maria de Lima (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Silvana Silveira Kempfer (Universidade Federal de Santa Catarina)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 353 - PROJETO COMPETÊNCIA: INÍCIO NO PROCESSO SELETIVO
Renata Tavares Franco Rodrigues (Escola de Enfermagem São Joaquim do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo) ; Talita Pavarini Borges de Souza (Escola de Enfermagem São Joaquim do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo) ; Maria Takahashi Maki (Escola de Enfermagem São Joaquim do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo) ; Julia Helena Garcia (Escola de Enfermagem São Joaquim do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo) ; Carolina Felicio Marques (Escola de Enfermagem São Joaquim do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 105 - PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA LIGA MULTIPROFISSIONAL DO CUIDADO INTENSIVO
Tássia Nery Faustino (Universidade do Estado da Bahia) ; Luciana Limoeiro Ricarte Cavalcante (Universidade do Estado da Bahia) ; Jônatha Munduruca Botelho (Universidade do Estado da Bahia)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 410 - QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E AS POLÍTICAS SOCIAIS
Patrícia Peres de Oliveira (Universidade Federal de São João del-Rei) ; Edilene Aparecida Araújo da Silveira (Universidade Federal de São João del-Rei) ; Andrea Bezerra Rodrigues (Universidade Federal do Ceará)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 413 - QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, POLÍTICAS SOCIAIS E FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
Patrícia Peres de Oliveira (Universidade Federal de São João del-Rei) ; Edilene Aparecida Araújo da Silveira (Universidade Federal de São João del-Rei) ; Andrea Rodrigues Bezerra (Universidade Federal do Ceará)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 610 - REVISÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (DCNENF): CONTRIBUIÇÕES DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM - SEÇÃO ALAGOAS (ABEN-AL)
Lenira Maria Wanderley Santos de Almeida (Universidade Federal de Alagoas - UFAL) ; Danielly Santos dos Anjos Cardoso (Universidade Federal de Alagoas - UFAL e Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Regina Maria dos Santos (Universidade Federal de Alagoas - UFAL)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 267 - RISCO DE QUEDAS EM IDOSOS: O PROCESSO DO ENVELHECIMENTO E ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE REALIZADA PELO ENFERMEIRO
Letycia Sardinha Peixoto Manhães (FACULDADE SÃO FIDÉLIS) ; Janainy Bianchini Malafaia (FACULDADE SÃO FIDÉLIS) ; Kissila Ramos Rangel Diniz Mioti (FACULDADE SÃO FIDÉLIS)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 137 - SIGNIFICADOS DA INTERNACIONALIZAÇÃO PARA COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NO BRASIL
Ana Karolliny Testoni (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Daniele Delacanal Lazzari (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Marta Lenise do Prado (Universidade Federal de Santa Catarina)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 102 - TEORIA DA INTERVENÇÃO PRÁXICA DA ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA E EPIDEMIOLOGIA CRÍTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ENFERMAGEM
Marília Daniella Machado Araújo Cavalcante (Universidade Federal do Paraná) ; Melissa dos Reis Pinto Mafra (Universidade Federal do Paraná) ; Maria Marta Nolasco Chaves (Universidade Federal do Paraná) ; Liliana Müller Larocca (Universidade Federal do Paraná) ; Daiane Siqueira de Luccas (Universidade Federal do Paraná)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 336 - VIVÊNCIAS DE BOLSISTAS EM LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO
Amélia Natália Marques Cerentini (Universidade de Santa Cruz do Sul) ; Mari Ângela Gaedke (Universidade de Santa Cruz do Sul) ; Luana de Fátima Padão Lozado (Universidade de Santa Cruz do Sul) ; Cassiele Daiane dos Santos (Universidade de Santa Cruz do Sul) ; Leonardo Moreira Dias (Universidade de Santa Cruz do Sul)
   
Área: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  








Senaden - Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem
© Todos os direitos reservados a ABEn
Adaltech