Comunicação coordenada
106 | O PROCESSO DE TRABALHO DO ENFERMEIRO E SUAS DIMENSÕES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA | Autores: Maria Caroline Waldrigues (Enfermeira. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Linha de Políticas Educacionais. Pós-graduada em Políticas Educacionais pela UFPR. Pós-graduada em Gestão Pública pela UFPR. Docente do Centro Universitário Autônomo do Brasil (UNI) ; Mônica Batista Cordeiro (Enfermeira. Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil (UNIBRASIL). Enfermeira Supervisora em Clínica de Hemodiálise do Grupo Pró Renal, Curitiba - PR.) ; Bruna Vanessa Wagner (Enfermeira. Pós-graduada em Gestão Empresarial da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).) ; Meizi Missora (Enfermeira. Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil (UNIBRASIL). Enfermeira Assistencial na Clínica de Imunizações do Paraná.) ; Isabeli Belli Lawder (Enfermeira. Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil (UNIBRASIL). Enfermeira Assistencial na Clínica de Imunizações do Paraná.) |
Resumo: Introdução: O trabalho está presente na sociedade desde as primeiras civilizações, a contribuir para o avanço da sociedade e desenvolvimento da espécie humana. Ao buscar o conceito de trabalho na literatura, o filósofo Karl Marx destaca que o processo de trabalho é composto por três elementos: objeto de trabalho, instrumentos de trabalho e atividade adequada a um fim, isto é, o próprio trabalho1. Na área da saúde, especificadamente em Enfermagem, Sanna2 contribui para a compreensão de que o processo de trabalho em Enfermagem é composto por um conjunto de cinco dimensões, a saber: "o processo de trabalho Assistir, o processo de trabalho Administrar, o processo de trabalho Ensinar, o processo de trabalho Pesquisar e o processo de trabalho Participar Politicamente." Para além destas considerações sobre as dimensões do processo de trabalho em Enfermagem, destaca-se que as Diretrizes Curriculares Nacionais de Enfermagem (DCN/ENF), instituída pela Resolução do Conselho Nacional de Educação/Câmera de Educação Superior (CNE/CES) sob o nº 03 de 7/11/2001, que trata sobre organização curricular das Instituições de Educação Superior (IES) do país, a qual descreve o perfil profissional almejado, bem como, as competências e habilidades gerais necessárias para o exercício profissional do enfermeiro 3. Considera-se que além das prerrogativas elencadas para formação deste profissional, deve-se promover a interação dos processos de trabalho cuidar, administrar, educar, pesquisar e participar politicamente por toda a trajetória acadêmica do discente, a fim de constituir um perfil profissional coerente com a realidade de saúde brasileira, com atuação autônoma, responsável, ética e competente, uma vez que pesquisas evidenciaram4,5 que docentes de Enfermagem não compreendem o significado do processo de trabalho do enfermeiro, e não conseguem distinguir e explicar quais são as dimensões do processo de trabalho deste profissional. Objetivo: Identificar as dimensões do processo de trabalho do enfermeiro discutidas na produção teórica nacional. Descrição Metodológica: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura realizada nas bases de dados MEDLINE, LILACS e BDENF, a qual utilizou artigos indexados nos anos de 2004 a 2013. Para a coleta de dados da pesquisa, estabeleceram-se para a seleção de artigos, descritores pertencentes aos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) utilizados como vocabulário de uma linguagem única para indexação de pesquisas BVS. As palavras-chaves utilizadas na busca foram organizadas segundo o modelo booleano, o qual se institui com o operador AND entre as palavras, que permite estabelecer relações especificas de ocorrência das palavras-chave, a saber: Enfermagem AND Prática Profissional AND Trabalho. A segunda busca utilizou-se as palavras-chaves: processo AND trabalho AND assistência. Na terceira busca Foram utilizadas as palavras-chaves: processo AND trabalho AND enfermagem. A fim de lapidar os dados e exprimir as características exatas do conteúdo de cada artigo selecionado, procedeu-se, primeiramente, a leitura flutuante de todo o material selecionado com intuito de conhecer o texto e posteriormente de forma exaustiva, a fim de deixar-se impressionar pelo conteúdo expresso em cada entrevista. Para a organização dos itens pesquisados descritos acima, foi elaborado um instrumento de coleta de dados em forma de planilha construída no software Excel®, que dispôs os descritores utilizados na busca bibliográfica e descreveu os artigos selecionados de acordo com os seguintes itens da planilha: autores, título dos artigos, nome do periódico, qualis da revista, ano de publicação, objetivos, modalidade da pesquisa e resultados finais e processos de trabalho de Enfermagem identificado. Resultados: Os resultados elencaram 29 artigos e contribuíram para análise dos dados sobre o que a comunidade científica aborda acerca das dimensões do processo de trabalho do enfermeiro. Constatou-se em 20 artigos que os autores abordam a existência do processo de trabalho do enfermeiro, porém, não citam as cinco dimensões existentes, o fazem de forma isolada, dando origem a uma primeira categoria (A), intitulada "Processos de trabalho do enfermeiro: ponderação de algumas dimensões". Em contrapartida, obteve-se 9 produções científicas que abordaram todas as dimensões já em sua introdução, o qual resultou em uma segunda categoria (B) denominada "Os Processos de trabalho do enfermeiro: o envolvimento das dimensões na sua totalidade". Conclusão: foi possível inferir que há necessidade de que as instituições de ensino formem enfermeiros críticos, questionadores e reflexivos, pois, desta forma, o profissional enfermeiro poderá atuar no mundo do trabalho em saúde com conhecimento necessário de seu processo de trabalho e poderá exercer sua profissão com autonomia e visibilidade profissional e para tanto é primordial uma ação de estratégia integralizada das instituições de ensino no curso de Enfermagem dentro do Projeto Político Pedagógico (PPP), a fim de proporcionar o pensamento crítico-reflexivo dos profissionais enfermeiros na atuação de sua prática profissional nos serviços de saúde. Implicações para Enfermagem: entende-se que é preciso haver uma coerência entre a trajetória acadêmica, o mundo de trabalho e a atitude dos profissionais ao longo de sua carreira e espera-se que os resultados deste estudo possam subsidiar os enfermeiros para transformar sua prática profissional, o que permitirá que estes consigam compreender seu processo de trabalho da forma crítica e reflexiva com vistas à autonomia e responsabilidade profissional. Sendo assim, este estudo traz um incentivo para que as Entidades Representativas da profissão abram espaço para discussões sobre a temática "Processo de Trabalho do Enfermeiro" e que as mesmas fiscalizem as Instituições Empregadoras para que o Enfermeiro possa exercer seu processo de trabalho da forma correta. Referências: 1.Marx K. O Capital. 14ª ed. Rio de Janeiro (RJ): Bertrand, 1994. 2. Sanna CM.Os Processos de Trabalho em Enfermagem. Rev Bras Enferm, Brasília 2007 mar-abr; 60(2):221-4. 3. Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 3, de 7 de novembro de 2001. Diretrizes curriculares nacionais do Curso de Graduação em enfermagem. Diário Oficial da União, Brasília, 9 nov. 2001. Seção 1, p. 37. 4. Montezelli JH, Peres AM, Bernardino E. Demandas institucionais e demandas do cuidado no gerenciamento de enfermeiros em um pronto socorro. Rev. Bras. Enferm. Brasilia 2011 Abr; 64 (2): 348-354. 5. Azzolin GMC, Peduzzi M. Processo de trabalho gerencial e processo de enfermagem na perspectiva de docentes de enfermagem. Rev Gaúcha Enferm. 2007 dez; 28(4):549-55. .Descritores: Trabalho, Enfermagem, Prática Profissional. Eixo II: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional Área temática: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem. |