Imprimir Resumo


Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 217

Roda de Conversa


217

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA EM SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DE ADOLESCENTES

Autores:
Ana Virginia Rodrigues Veríssimo (Universidade de Pernambuco) ; Thaise Caroline Galdino Souza da Silva (Universidade de Pernambuco) ; Fabíola Mirellys da Silva Ferreira (Universidade de Pernambuco) ; Waldemar Brandão Neto (Universidade de Pernambuco) ; Estela Maria Leite Meirelles Monteiro (Universidade de Pernambuco)

Resumo:
INTRODUÇÃO: A vida sexual dos adolescentes tem iniciado cada vez mais cedo e se associado ao sexo desprotegido¹. Visando mudar esse paradigma, estratégias mais dialogadas e participativas tem se mostrado favoráveis por favorecer construção coletiva de saberes². OBJETIVO: Relatar a experiência de docentes e discentes na promoção da educação em saúde sobre saúde sexual e reprodutiva de adolescentes. DESCRIÇÃO METODOLOGICA: Trata-se de um relato de experiência sobre as ações de um projeto de extensão desenvolvido em uma universidade pública de Pernambuco, com estudantes duas escolas públicas no município do Recife. RESULTADO: Foram utilizadas as rodas de conversa para abordar a saúde sexual, como uso de métodos contraceptivos de barreiras e hormonais, gravidez na adolescência, DTS/AIDS que envolvem as diretrizes das políticas de promoção da saúde dos adolescentes. Os encontros proporcionaram a (des)construção e (re)construção de conhecimentos relacionados ao tema, tanto para os graduandos e quanto para os adolescentes, em virtude da discussão horizontal, problematizada e dialógica²-³, que podem culminar com exercício saudável da sexualidade. CONCLUSÃO: As atividades contribuíram positivamente para a promoção da saúde dos adolescentes e formação discente em virtude da integração e interação entre os participantes. IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM: Houve a interação entre o planejamento, execução e avaliação de ações educativas; além da articulação dos conteúdos relacionados às políticas de saúde do adolescente e diretrizes curriculares. REFERENCIAS 1. Vasconcelos ACM, Oliveira KMC, Rocha NNV, Cavalcante JHV. Protagonismo dos adolescentes na escola: tecendo a rede psicossocial álcool, crack, e outras drogas. Sanare: Rev. Pol. Públicas, Sobral. 2015; 14(2): 117-122. 2. Ferreira AGN, Vieira NFC, Trasferetti JA, Galvão MTG, Gubert FA, Pinheiro PNC. Dialogando com adolescentes de grupos religiosos sobre HIV: desafios para a enfermagem. Texto contexto enferm. 2013; 22( 4 ): 952-960. 3. Taquete SR. Direitos sexuais e reprodutivos na adolescência. Adolesc. Saude. 2013; 10 (Supl. 1): 61-71.