Roda de Conversa
435 | Prioridades de investigação científica da Red Iberoamericana de Investigación en Educación en Enfermería Região Brasil | Autores: Vilanice Alves de Araújo Püschel (Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo) ; Larissa Bertacchini de Oliveira (Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo) ; Rizioléia Marina Pinheiro Pina (Universidade Federal do Amazonas) ; Fábio da Costa Carbogim (Universidade Federal de Juiz de Fora) |
Resumo: Introdução: A Red Iberoamericana de Investigación en Educación en Enfermería (RIIEE), é uma rede de investigação internacional que possui como uma de suas regiões o Brasil (RIIEE Brasil). Objetivo: Identificar as prioridades e temáticas de interesse de investigação da RIIEE Região Brasil. Método: Estudo descritivo, que buscou identificar as temáticas de investigação e nível de prioridade. O instrumento foi enviado por e-mail (google drive), para 77 membros da RIIEE Brasil, com dados referentes à caracterização dos membros, instituição, titulação e temática de interesse. O instrumento possui questões pré-estabelecidas de 0 à 5, onde 0 (zero) representa baixa prioridade e 5(cinco), alta prioridade. Os dados foram analisados por meio de frequências absolutas e relativas. Resultados: Foram obtidas 62 (80,5%) respostas. A região Sul foi a que apresentou maior número de respostas ao instrumento (33,8%), seguida da região Sudeste (28,8%). Dos respondentes, 96,6% são docentes e 72,8% atuam em instituições públicas. Quanto à titulação 40,3% são doutores e 33,9% mestres. A temática, Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN's) em 65,6% das respostas, apresentou alta prioridade de interesse de investigação na RIIEE Região Brasil, seguida pela formação prática docente no ensino de Enfermagem (61,3%) e metodologias de ensino (59,7%). Além das prioridades temáticas de investigação, identificamos as temáticas de interesse pessoal, sendo prioritárias currículo (15,4%) e formação e prática docente (15,4%). Conclusão: A temática das DCN's foi apontada pelos membros da RIIEE Região Brasil como a mais elevada prioridade de interesse de investigação, em consonância com as atuais discussões das DCN nos eventos promovidos pela Associação Brasileira de Enfermagem. A formação e prática docente além de ser uma temática de alta prioridade investigativa, apareceu também como prioridade de interesse pessoal de investigação, demonstrando o interesse dos docentes, que são a maioria dos respondentes, com a sua formação para o ensino de Enfermagem. |