Imprimir Resumo


Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 105

Roda de Conversa


105

PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA LIGA MULTIPROFISSIONAL DO CUIDADO INTENSIVO

Autores:
Tássia Nery Faustino (Universidade do Estado da Bahia) ; Luciana Limoeiro Ricarte Cavalcante (Universidade do Estado da Bahia) ; Jônatha Munduruca Botelho (Universidade do Estado da Bahia)

Resumo:
Introdução: Na Unidade de Terapia Intensiva faz-se necessário um atendimento qualificado e altamente especializado que envolva aspectos dos processos de cuidar relacionados com organização, desenvolvimento e pactuação de ações conjuntas entre profissões de diferentes especificidades1. Iniciativas que incidam na formação das áreas da saúde têm como possibilidade melhorar a compreensão da função, capacidade e responsabilidade de atuação de cada categoria profissional2. Nesse sentido, as Ligas Acadêmicas constituem-se como importantes estratégias no processo de ensino-aprendizagem. Objetivo: Compartilhar as atividades desenvolvidas pela Liga Acadêmica Multiprofissional do Cuidado Intensivo (LAMCI). Método: Relato de experiência das atividades efetuadas pela LAMCI de abril de 2014 até junho de 2016. Resultados: A LAMCI surgiu do desejo de acadêmicos da área de saúde da Universidade do Estado da Bahia, campus Salvador, em promover a articulação multiprofissional entre ensino, pesquisa e extensão voltados para o Cuidado Intensivo. As atividades da Liga são efetuadas em encontros quinzenais através de palestras, seminários e cursos. Dentre as temáticas abordadas nas palestras destacam-se sepse, reanimação cardiopulmonar, humanização e drogas vasoativas. Atualmente, as palestras têm sido formatadas em módulos, sendo o primeiro a ser apresentado "Assistência multiprofissional ao paciente sob ventilação mecânica", composto por 09 sessões. Desenvolveu-se também o seminário "Condutas no atendimento ao paciente com AVC sob a ótica multiprofissional" e o curso "Monitorização multiparamétrica no paciente crítico". Participaram dessas atividades 56 profissionais e 248 discentes. Conclusão: A criação de uma liga acadêmica mostrou-se como importante ferramenta de compartilhamento de conhecimento, possibilitando ampliação do interesse pelo estudo da temática de modo multiprofissional. Contribuições/Implicações: A implantação da LAMCI propiciou protagonismo acadêmico na produção de discussões e integração com profissionais inseridos nos serviços. Referências: ¹Kamada, C . Equipe multiprofissional em unidade de terapia intensiva. Rev. Bras. Enferm 1978; 31: 60-7; 2Peduzzi, M. Equipe multiprofissional de saúde: conceito e tipologia. Rev Saúde Pública 2001;35(1):103-9. DeSC: Ensino. Enfermagem. Graduação. Eixo 1 - Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem. Área Temática 8 - Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem.