Imprimir Resumo


Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 613

Roda de Conversa


613

CONTRIBUIÇÃO DA FORMAÇÃO NA UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL PARA INSERÇÃO DOS EGRESSOS DE ENFERMAGEM NO MERCADO DE TRABALHO

Autores:
Andreia de Carvalho Andrade (UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL) ; Érica Caroline Silva (ESTUDANTE) ; Stephanie Morais Pafume (ESTUDANTE) ; Daniele Fernandes (ESTUDANTE) ; Thamiris Lins (ESTUDANTE)

Resumo:
Estudos(1-2) mostram que o perfil do egresso contratado como profissional enfermeiro mudou significativamente ao longo das últimas décadas. Atualmente, existem vários desafios na formação de enfermeiros no Brasil, tanto para o desenvolvimento científico como a nível prático e teórico, sendo que o mercado atual exige profissionais capazes de exercerem seu papel como agentes inovadores e transformadores da realidade do cenário de saúde(3). O estudo identificou as contribuições do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Cruzeiro do Sul para a inserção de egressos no mercado de trabalho. Tratou-se de uma pesquisa de campo, exploratória, descritiva, de abordagem quanti-qualitativa. Os dados foram coletados com egressos do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Cruzeiro do Sul, posteriormente realizado análise de conteúdo, por meio da análise de Bardin. A análise das questões abertas possibilitou identificar dois perfis de egressos - os que se sentiram preparados e os que apresentaram insegurança profissional. No desenvolvimento das competências básicas exigidas ao enfermeiro na formação, 60% dos egressos responderam ter adquirido todas. A partir da análise dos dados pode-se concluir que existe uma satisfação dos egressos com sua formação, de maneira a contribuir de forma positiva para sua inserção no mercado de trabalho. Descritores: Educação em Enfermagem; Mercado de Trabalho e Educação Superior. Referências: 1. Guedes GC, Arnold KS, Conterno SFR, Rodrigues RM, Camboin FF. Egressos da graduação em Enfermagem: inserção no mundo de trabalho. UNIOESTE-Retlee-V Seminário nacional interdisciplinar em experiências educativas 20 a 22 de maio de 2015; 1197-1209. 2. Higa EFR, Gomes R, Carvalho MHR, Guimarães APC, Taipeiro EF, Hafner MLMB, Carvalho SMR. Percepção do egresso de enfermagem sobre a contribuição do curso para o exercício do cuidado. Enferm, Florianópolis, jan-Mar 2013; 22(1):97105. 3. Manarin AP, Botoleto CB, Ferreira-Sae MCS. Perspectivas do egresso de Enfermagem frente ao mercado de trabalho. Ensaios e Ciência 2009; 8(1):93-105.